Volta ao índice inicial

 

PROGRAMAÇÃO


dezembro 2017


9 de dezembro
sábados PerVersos


9 e 16 de dezembro
oficina de xilogravura


12 de dezembro
lançamento


15 de dezembro
lançamento



 D E Z E M B R O


09 de dezembro (sábado) 11h 

 

Sábados PerVersos: Encontro mensal voltado à leitura crítica de poesia, com entrada franqueada a todos os interessados em poesia. 

A proposta consiste em reunir poetas e apreciadores de poesia, no sentido de discutir, estudar, ler e fruir esse gênero literário. O (a) coordenador (a) elege um ou mais poemas de dois poetas contemporâneos, comenta-os e abre para discussão. A cada mês há revezamento da coordenação.  

 Os encontros ocorrem desde novembro de 2014, todo último sábado do mês.




9 e 16 de dezembro  (sábados) 15h 

 

OFICINA CRIATIVA DE XILOGRAVURA

 

9 e 16 de dezembro de 2017 (sábados) OFICINA CRIATIVA DE XILOGRAVURA

Introdução da técnica xilográfica de impressão e o resgate dos antigos rótulos produzidos em xilogravura, principalmente os rótulos de bebidas. A oficina tem como objetivo reconhecer os rótulos, cartazes, anúncios, entre outros, como primórdios do design gráfico brasileiro, e produzir um rótulo de cerveja ou cachaça como produto final.


 


Datas: 9 e 16 de dezembro de 2017 (sábados)
Horário: 15h às 18h
Local: Livraria Alpharrabio
Investimento: R$ 180

PÚBLICO
Artistas, designers, gravadores, pesquisadores, ilustradores, estudantes de comunicação e interessados em xilogravura

VAGAS LIMITADAS
15 pessoas

PRÉ-REQUISITO
Alguma iniciação em ilustração e artes plásticas, interessados em xilogravura

INSCRIÇÕES
edson.ike@ensaiografico.com.br

 

EDSON IKÊ passou por editoras, estúdios, agências, e hoje está a frente de seu estúdio Ensaio Gráfico. Atualmente, faz ilustrações para livros didáticos (impresso e digitais), jornais, revistas, cartazes, em que a xilogravura é a base estética de suas produções. Também ilustrou os livros “Zumbi assombra quem?”, “No balanço da Maré” e “Sofi a pipa bailarina”. A galeria de arte Smith & Lens (EUA/Mississipi) expôs suas gravuras em 2016. Foi indicado para os prêmios Esso e Abril Jornalismo pela matéria que ilustrou “África e Brasil: unidos pela história e cultura” pela revista Nova Escola pela editora Abril.

 




12 de dezembro  (terça) 18h30 - 21h 

 

Lançamento, Bate-Papo e Contação de Histórias

A Rainha e os Panos Mágicos, livro de
Janaína Leslão e Deborah Delage 

 

 

 

Programação

• 18h30 - Início
• 19h30 - Contação, coletivo Rum Pi Ilê
• 20h00 - Bate-papo 
• 21h00 - Encerramento
• 18h30 às 21h - ilustrações para colorir com as crianças


ERA UMA VEZ uma rainha chamada Sheila que, estando em sua segunda gestação, parte pelos mares com sua primogênita. Um naufrágio muda a rota das férias e as leva para uma misteriosa ilha. Lá, as mulheres têm, quase sempre, partos normais, e são as bruxas, como a mestra Agnes, que cuidam dos nascimentos. Quando mãe e filha voltam para seu reino, Sheila tenta convencer o Grande Mago de que pode ter uma criança sem uma cirurgia. A ideia parece insana tanto para o mago quanto para o marido de Sheila, que, temendo pelas vidas da rainha e de seu bebê, decidem enclausurá-la. As desconfianças assolam o reino e nada parece dar certo. Mas os lendários Panos Mágicos garantirão um final feliz!

A Rainha e os Panos Mágicos
Autoria: Janaína Leslão e Deborah Delage
Ilustrações: Carol Borges
Prefácio: Rita Lisauskas
Gênero: Conto de Fadas
Editora: Metanoia
Ano: 2017 

 

As Autoras

 

foto: divulgação

 

Janaína Leslão

A Escritora de “A Princesa e a Costureira” e “Joana Princesa”, os primeiros contos de fada brasileiros a abordarem direitos sexuais. Psicóloga, aproximou-se das questões de gênero ainda na graduação.Na ong NEPS, tornou-se militante feminista e LGBT. Conselheira no CRPSP de 2010 a 2016, tem especialização em Saúde Mental. Funcionária pública, trabalha com prevenção às violências autoprovocadas e interpessoais.

Maringaense de nascença, porecatuense de criação, errante na vida. Após oito cidades e quatorze casas, criou raiz em pessoas e não, em lugares. Apaixonada por MPB, gosta de música infantil inteligente. Cresceu lendo apostilas de literatura da mãe professora; adolesceu entre Cecília Meireles e Sidney Sheldon; “adulteceu” com Caio Fernando Abreu e Clarice Lispector. Prefere pequenas reuniões a grandes festas.

 

 

foto: divulgação

 

Deborah Delage

Formou-se dentista há muitos séculos, quando ainda era menina e apenas sonhava com contos de fadas. Só tornou-se gente grande quando se deu conta de quanta violência marca a vida das mulheres em todos os âmbitos e, em particular, no campo de seus direitos sexuais e reprodutivos. O nascimento da filha mostrou-lhe um caminho de luta, do qual nunca mais conseguiu se afastar – a busca por assistência humanizada e livre de violência, no campo da saúde da mulher. Mestra e doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP, seu tema de doutorado foi o conflito de interesses que permeia as indicações de cesarianas. Trabalhadora e defensora do Sistema Único de Saúde (SUS), lida com a prevenção de violências autoprovocadas e interpessoais. É doula e vive se emocionando em nascimentos, sempre acompanhada de seu pano azul.

 

foto: divulgação

 

Rum Pi Ilê

Coletivo de educadoras que promovem ações afirmativas nas temáticas afro-brasileiras.

Através de histórias, ritmos, danças, moda e tantas outras vertentes o Rum Pi Ilê leva a crianças e educadores heranças afro-brasileiras para combater preconceitos e repertoriar para a descolonização das práticas educativas.




15 de dezembro (sexta) 18h30

 

Lançamento do livro As Cem Mais

Luiz Patriota

 

 

 

Sua poesia transita por vários temas como amor, injustiça social e esperança num mundo em constante mutação, com destaque para a situação política do país, desde os últimos suspiros da ditadura até escândalos recentes como o mensalão. Desde 2015, sua poesia tem se voltado para a preocupação social e viaja em tópicos como refugiados, intolerância, escola sem partido, atentados e outros.

 

O autor

 

 

Luiz Henrique Gomes Patriota nasceu em Santo André há 52 anos, começou a escrever poesia em 1983, É servidor público municipal deste 1989. Sua poesia nasceu num momento delicado por que passava sua família, tendo sido incentivado por professores e amigos escritores que conheceu durante a Semana Cultural realizada na E. E. Amaral Wagner, que contou com a participação de toda escola.

 

Data: 15 de dezembro de 2017 (sexta-feira)
Horário: 18h30

Lançamento do livro As Cem Mais
Luiz Patriota

Local: Alpharrabio

           Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151

           Santo André – SP – Tel. 4438-4358




 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 18h30

sábado, das 9h30 às 12h30

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário