Volta ao índice inicial

 

PROGRAMAÇÃO


FEVEREIRO/MARÇO 2017


fevereiro 2017


preparação da festa dos 25 anos


18 de fevereiro
sábados perversos



MARÇO 2017


4 de março
celebração dos 25 anos

 

14 de março
celebração dia da poesia

 

16 de março
conversa de livraria

 

27 de março
reunião fórum




F E V E R E I R O 2017


18 de fevereiro (sábado) 11h 

 

 

Sábados PerVersos: Encontro mensal voltado à leitura crítica de poesia, com entrada franqueada a todos os interessados em poesia. 

 

A proposta consiste em reunir poetas e apreciadores de poesia, no sentido de discutir, estudar, ler e fruir esse gênero literário. O coordenador(a) elege um ou mais poemas de dois poetas contemporâneos, comenta-os e abre para discussão. A cada mês há revezamento da coordenação.
 

Os encontro ocorrem deste novembro de 2014, todo último sábado do mês.


 

M A R Ç O  2017

 


 

4 de março (sábado) 11h 


Alpharrabio, livraria e espaço cultural,
celebra um quarto de século

 

Neste mês de fevereiro, a Livraria e Centro Cultural Alpharrabio completa 25 anos de intensa vida cultural na cidade de Santo André, SP. 


As atividades, que já ultrapassaram a casa do milhar - metade delas minuciosamente registradas no livro Alpharrabio 12 Anos – uma história em Curso, Dalila Teles Veras e Luzia Maninha, Alpharrabio Edições, 2004 - não se limitaram às apresentações artísticas, mas também à inserção na vida cultural da cidade e da região, através de debates e ações culturais, bem como de cobrança de políticas públicas. 

 


Para marcar o aniversário, está marcada uma festa para o dia 04 de março, um sábado, às 11h. Como o aniversário da casa, desde a inauguração, é comemorado sob o signo das chuvas, típicas da época, que, via de regra, escolhem o final do dia para cair, optamos, de alguns anos para cá, comemorar pela manhã, ainda que tenhamos aprendido a conviver com borrascas outras, que nem sempre caem em forma de chuva. 


A festa, como sempre, será revestida de significados simbólicos, sem contar o significado deste quarto de século, marca pouco comum na história de livrarias e espaços culturais independentes, nota-se outro fato, ou seja, ao longo de todo este tempo, foi-se estabelecendo entre os frequentadores, um sentimento de camaradagem e, sobretudo, de “pertencimento” que faz do Alpha o lugar, a segunda morada dessas pessoas.


Isso não é pouco, isso (re)significa e reforça a importância do “lugar de estar”, do “lugar de partilhar”, do “lugar de criar”, do “lugar de debater”, do “lugar de praticar alteridades”.


Anote em sua agenda e venha celebrar porque motivos não faltam.
 

Entrada franca



14 de março (3ª feira) 19h 

 

Dia Nacional da Poesia

 

O poeta Zhô Bertholini convida os amigos para celebrar o dia Nacional da Poesia. A data é só pretexto para uma noitada de poesia, música e muita conversa. Além da presença de Zhô Bertholini e Jurema Barreto de Souza, editores da revista A Cigarra, foram convidados os músicos Edu Guerra, Meramolim, Rui Ferreira e o poeta Paulo Dantas.  Entrada franca

 



16 de março (5ª feira) 19h 

 

Conversa de Livraria, seguida de lançamento dos livros, Para viver automaticamente, de Danilo Bueno (Editora Córrego – 2016 - 14x21 cm. 54 páginas), Anestesia, de Hélio Neri (Editora Córrego – 2016 - 14 x 21 cm. 82 páginas) e da plaquete Águas Profundas de Tatiana Fernandes (Ave de Rapina - 2016).

 

Autores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Danilo Bueno nasceu em Mauá, São Paulo, em 20 de março de 1979. Publicou a plaquete Fotografias (Alpharrabio Edições, 2001) e crivo (Alpharrabio Edições e Fundo de Cultura do Município de Mauá, 2004 – menção honrosa no Prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira, 2001, da Revista Cult, categoria poesia), Corpo sucessivo (Oficina Raquel, 2008), Dia útil (Lumme Editor, 2011), Uma confissão na boca da noite (Córrego, 2013). Veiculou ensaios e resenhas em revistas e páginas eletrônicas do Brasil e do exterior. Coordenou oficinas de criação poética para o Centro Cultural São Paulo (CCSP), o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, a Prefeitura de Mauá e para o Sesc Bom Retiro.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hélio Neri nasceu em Santo André (SP). Publicou os livros de poemas, Anomalia (2017), Palavra Insubordinada (2011), Alpharrabio Edições. Bandido (2014), Oitava Rima.

 


 

 

Tatiana Fernandes mora em Santo André, é formada em Psicologia pela UMC e pós graduada em Saúde Mental pela FMABC. Participou da exposição “perdidos-achados-escritos” da Livraria e Editora Alpharrabio e Zines (Sarau na Quebrada e Ave de Rapina).

 

 


27 de março (2ª  feira) 19h 

 

 

Reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC

 

 


 

Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, O Fórum é composto por um grupo de pessoas interessadas em criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural na região do Grande ABC, bem como integrar ações regionais. Esse grupo vem se reunindo nas dependências da Livraria Alpharrabio, desde novembro de 2007.

 



Apoio: www.bartiragraf.com.br
Tel.: (11) 4393.2911



 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 18h30

sábado, das 9h30 às 12h30

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário