Volta ao índice inicial

 

PROGRAMAÇÃO


AGOSTO 2017


5 de agosto
conversa de livraria e lançamento


10 de agosto
lançamento


12 de agosto
conversa de livraria


19 de agosto
lançamento


26 de agosto
sábados perversos



 A G O S T O  2 0 1 7




5 de agosto (sábado) 11h 

 

Livraria Alpharrabio e Dobradura Editorial
convidam para o lançamento do  livro
 Democratizar a participação cultural,  de Julio Mendonça


 

“O livro de Julio Mendonça reflete não apenas o saber do professor, com conceitos claros e definidos a respeito do assunto que aborda, mas de ator cultural comprometido com a mudança da cultura política da sociedade e da gestão. Sem formalismos acadêmicos, mas com rigor de análise de um pesquisador e gestor qualificado, vai tecendo os seus temas.”

(...)

“... retoma o fio da história dos anos 60, seus contextos culturais, a produção simbólica e implicações nos modos de ser, de fazer e de viver da sociedade. Identifica o esvaziamento do espaço público, a despolitização do inicio dos anos 70, propondo à participação beber em outras fontes do território e não apenas no desenho institucional das gestões. Aponta com propriedade a necessidade de a cultura participativa implicar necessariamente em políticas públicas, e não apenas como políticas de difusão cultural.

Por outro lado, qualifica o cenário da participação cultural nos anos mais recentes: a centralidade da cultura no mundo contemporâneo; as novas exigências e impactos do desenvolvimento do mercado e do consumo; as novas tecnologias e o papel da mídia e o mundo da produção da informação; o papel do estado e a participação política; a espetacularização e naturalização da violência, que busca disputar a atenção do público.”

(...)

“As reflexões de Julio Mendonça trazem elementos, não apenas para uma planificação mais compartilhada e transversal e a participação efetiva de uma cidadania ativa; também abrem o leque de suas observações para as poéticas da cultura, presentes em todo o ato criativo, nas cores, sons, sabores da diversidade (...)”

 

Trechos extraídos do texto de apresentação de Hamilton Faria

 

 

JULIO MENDONÇA: É poeta, doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) – São Paulo, especialista em Gestão Pública (UFABC) e coordenador de Centro de Referência Haroldo de Campos - Casa das Rosas. Tem publicado poemas e outros textos em veículos como o Suplemento Literário de Minas Gerais, o almanaque Atlas, o Jornal Dobrabil, a Folha de São Paulo, e as revistas Artéria, A Cigarra, ARTEunesp e Celuzlose. Organizou o livro “Poesia (Im)Popular Brasileira” (Editora Lamparina Luminosa, 2013).

 


Data: 5
 de agosto de 2017 (sábado) - 11 horas

Lançamento do livro Democratizar a participação cultural,  de Julio Mendonça
Dobradura editorial

Horário: 11 horas

Local: Alpharrabio

           Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151

           Santo André – SP – Tel. 4438-4358

 

 



10 de agosto (5ª feira) 18h às 21h 


 

A RG Editores e a Livraria Alpharrabio
convidam para o lançamento do livro

Letra Viva: Guia Prático para Escrever Bem,

de Éssio Pozuto
 

 

 

 

 

Data: 10 de agosto de 2017 (5ª feira) -

Lançamento do livro Letra Viva: Guia Prático para Escrever Bem,
de Éssio Pozuto

Horário: 18h às 21 horas

Local: Alpharrabio

           Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151

           Santo André – SP – Tel. 4438-4358



12 de agosto (sábado) 11h 

 

 

sábado 12 de agosto, às 11h

CARREGUE SEU PATUÁ!

O catálogo da editora Patuá, capitaneada pelo bravo Eduardo Lacerda, tem sido um dos principais pontos de encontro da literatura contemporânea. Com mais de quatro centenas de livros bons e bonitos lançados, em pouco mais de meia década de atividade a Patuá já se colocou como referência incontornável quando o assunto é poesia e prosa brasileiras neste século. Nesse encontro coordenado pelo poeta Tarso de Melo, o Alpharrabio recebe os patuás André Merez, Elisa Andrade Buzzo, Fabiano Fernandes Garcez, Jr. Bellé, Lilian Aquino, Marcia Barbieri, Ricardo Escudeiro e Rosana Chrispim, para conversar e ler poemas de seus livros recentes. A sorte é toda nossa!

 

 

Patuás

 


 

ANDRÉ MEREZ

 

 

 

Autor do livro de poemas Vez do inverso (Patuá, 2017), nasceu na capital paulista em 1973, André Merez iniciou como letrista e contrabaixista das bandas Cathedral e Siso Símio nas décadas de 80 e 90. Cursou Letras e fez pós-graduação em Língua Portuguesa na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na graduação realizou pesquisa sobre o discurso do poder na obra de Plínio Marcos e na pós graduação defendeu tese sobre as relações entre o processo inferencial e as questões de interpretação de texto na verificação de aproveitamento de leitura. Leciona Teoria da Literatura e Gramática há mais de 15 anos e desenvolve pesquisas sobre música, artes plásticas e poesia.

Livro: Vez do inverso
Autor: André Merez
Gênero: Poesia
Número de Páginas: 120
Formato: 14x21

 


 

ELISA ANDRADE BUZZO

 

 

Autora, pela Patuá, dos livros Notas errantes (2017) e Vário som (2012), Elisa Andrade Buzzo nasceu em 1981 na cidade de São Paulo. Passou a infância e a adolescência entre a capital e Vinhedo, no interior do estado. É formada em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com especializações em edição de livros e jornalismo literário. Depois da publicação de seu primeiro livro de poemas, Se lá no sol (7Letras, 2005), participou de antologias no Brasil e no exterior, como Oitavas (Demônio Negro, 2006), Cuatro poetas recientes del Brasil(Black&Vermelho, 2006), Antologia Vacamarela(2007), Caos portátil, poesía contemporánea del Brasil (El Billar de Lucrecia, 2007), Poesia do dia: poetas de hoje para leitores de agora (Ática, 2008),Roteiro da poesia brasileira: anos 2000 (Global Editora, 2009). Seus livros seguintes, Noticias de ninguna parte (Limón Partido, 2009), Canción retráctil (La Cartonera, 2010) e Kanto retráctil (Yiyi Jambo, 2010) apareceram em edições bilíngues. Também foi coeditora da revista de literatura e artes visuais Mininas, dedicada a publicar exclusivamente mulheres. De volta a São Paulo, após residir em Bordeaux, colabora no mercado editorial. Desde 2006 mantém uma coluna dedicada à crônica na revista eletrônica Digestivo Cultural (http://www.digestivocultural.com). O livro Vário som foi finalista do Prêmio Jabuti 2013.

 

Livro: Notas errantes
Autor: Elisa Andrade Buzzo
Gênero: Poesia 
Número de Páginas: 120
Formato: 14x23
 

 


  

FABIANO FERNANDES GARCEZ

 

 

 

Fabiano Fernandes Garcez nasceu em 3 de abril de 1976, na cidade de São Paulo. Formou-se em Letras, é professor de língua portuguesa e autor dos livros Poesia se é que há (2008), Diálogos que ainda restam(2010) e Rastros para um testamento (2012). Participou das antologias São Paulo Quatrocentona (2005), Poemas que latem ao coração (2009) e Melhores da poesia brasileira (2012). Desenvolveu o Ateliê de poesia para a Casa de Cultura Tremembé; ministrou palestra no I Fórum da Juventude: A ideologia do curinga, e na Biblioteca Monteiro Lobato – Guarulhos: A poesia contemporânea em debate. Foi jurado pela cidade de Guarulhos da fase municipal do Mapa Cultural Paulista – Edição 2009/2010 (Poesia). Faz parte do grupo idealizador da Associação Guarulhense de Escritores: LÊ Guarulhos

 

 

Livro: Em meio aos ruídos urbanos

Autor: Fabiano Fernandes Garcez
Gênero: Poesia / Poesia visual
Número de Páginas: 104

Formato: 14x21
 

 


 

BELLÉ JR.

 

 

 

Autor dos livros de poemas Amorte chama semhora ((Patuá, 2017) e Trato de Levante (Patuá, 2015), Bellé Jr. nasceu em Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná. Viveu em Curitiba, graduou-se em Jornalismo na UEPG e há quase seis anos habita São Paulo. Vive de escrever histórias e estórias. Trato de Levante é sua segunda obra poética.

 Livro: Trato de Levante

Autor: Bellé Jr.

Gênero: Poesia
Número de Páginas: 96
Formato: 14x21
 

 


 

LILIAN AQUINO

 

 

 

Autora dos livros de poemas Daqui (Patuá, 2017, Bolsa ProAC de criação literária) e Pequenos afazeres domésticos (Patuá, 2011), Lilian Aquino nasceu em 15 de novembro de 1979 em São Paulo. Mora nessa cidade desde então, mas sempre com um pé em Minas, onde vive seu avô. Sua casa é o lugar que mais gosta no mundo: tem suculentas no parapeito da janela, mosaicos coloridos na parede e um gato. Já publicou poemas nas revistas Inimigo Rumor, Mininas, Metamorfose, Zunái, Celuzlose e no jornal de poesia O Casulo. Fez parte do coletivo de poetas e amigos queridos, a Vacamarela, que publicou sua Antologia em 2007.

Livro: Daqui

Autor: Lilian Aquino
Gênero: Poesia
Número de Páginas: 96
Formato: 13x19
 

 


 

MÁRCIA BARBIERI

 

 

 

Márcia Barbieri é paulista, formada em Letras e mestre em Filosofia. Tem textos publicados em várias antologias e nas principais revistas literárias brasileiras. É uma das idealizadoras do Coletivo Púcaro e do canal Pílulas contemporâneas. Publicou os livros de contos Anéis de Saturno e As mãos mirradas de Deus e os romances Mosaico de rancores (no Brasil pela Ed. Terracota e na Alemanha pela Ed. Clandestino Publikationen) e A Puta. 

 

 

Livro: O enterro do lobo branco
Autor: Márcia Barbieri
Gênero: Romance
Número de Páginas: 200
Formato: 14x21
 

 


 

RICARDO ESCUDEIRO

 

 

Ricardo Escudeiro, autor dos livros de poemas rachar átomos e depois (Patuá, 2016) e tempo espaço re tratos(Patuá, 2014), nasceu em Santo André-SP em mil novecentos e oitenta e quatro. Passou e passa pelo sistema educacional estadual. Passou e passa pela Letras na USP. Leciona e aprende no ensino fundamental II e no ensino médio. Comprou a primeira guitarra por causa do Metallica. Entre outras coisas, gosta de Muay Thai e Spending my time, do Roxette. Em 2013 juntou-se ao Coletivo Tantas Letras, de São Bernardo do Campo, onde publica poemas no Zine

Lapada Poética.

 

Livro: rachar átomos e depois

Autor: Ricardo Escudeiro

Ilustrações: Leonardo Mathias
Gênero: Poesia
Número de Páginas: 96
Formato: 14x21

 


 

ROSANA CHRISPIM

 

 

 

Atualmente vivendo em Valinhos, SP, Rosana Chrispim nasceu em Carandaí, MG, em 1958. 
Formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1984), trabalhou por quase 30 anos como Produtora Gráfica. 
Integrou o Grupo Livrespaço de Poesia, Santo André, SP e, em conjunto com os demais integrantes, publicou Coletânea Livrespaço II, 1984, Literatuando - Coletânea Livrespaço III, 1985, Subvertida Palavra - Coletânea Livrespaço IV, 1988, e Sete Versus Sete (E se resolvermos falar de amor...) - Coletânea Livrespaço V, 1990.
Foi uma das editoras da Revista Livrespaço, 1992-1993, que ganhou o Prêmio APCA como melhor realização cultural de 1993. 
É de 1996 a plaquete Poética da Essência. 
Semelhanças, o primeiro livro solo, foi publicado em 1986 e Entretempo, alpharrabio Edições, o segundo, em 2003. 

Livro: Caderno de intermitências
Autor: Rosana Chrispim
Gênero: Poesia
Número de Páginas: 150
Formato: 13x19
 

Data: 12 de agosto de 2017 (sábado)

Conversa e leitura de poemas com os patuás André Merez, Elisa Andrade Buzzo, Fabiano Fernandes Garcez, Jr. Bellé, Lilian Aquino, Marcia Barbieri, Ricardo Escudeiro e Rosana Chrispim.
Horário: 11 horas

Local: Alpharrabio

           Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151

           Santo André – SP – Tel. 4438-4358



19 de agosto (sábado) 11h 


Conversa de Livraria com
Ruy Rocha, seguida de lançamento do livro
 

CULTOS DE MISTÉRIO
Dionísio e as origens ocultas do cristianismo

 


 

CULTOS DE MISTÉRIO DIONÍSIO E AS ORIGENS OCULTAS DO CRISTIANISMO.
 

O cristianismo possui muitas especificidades, algumas ignoradas pelo grande público, e outras simplesmente postergadas pelo universo eclesiástico. Sem almejar demover nenhuma devoção pessoal, a tarefa aqui proposta é ampliar a história dessa religião fascinante.

Este livro analisa os Antigos Cultos de Mistério, alguns desdobramentos históricos, e suas possíveis influências no cristianismo primitivo. O estudo avalia as ressignificações ocorridas nos entornos mediterrâneos, concentrando-se nos cultos mistéricos mais populares das fronteiras romanas. Partindo disso, e junto da avaliação de uma perícope neotestamentária, serão apresentadas evidências do paganismo na formação do imaginário cristão. O texto explanará a mitologia e os ritos dionisíacos, atentando para as possíveis conexões da cidade de Séforis com Caná da Galiléia, o que aproxima Dionísio ao Jesus do Evangelho Joanino.

As interrogações propiciadas pelo tema farão o leitor (a) refletir sobre as grandes verdades do cristianismo. A verdade torna-se relativa quando vista sob outro ângulo.

 

 

Dados do autor:

 

Ruy Rocha Jr nasceu em 1968, viveu sua infância em Santo André, onde mora atualmente. Os trilhos e trilhas da cidade operária tiveram enorme influência em sua forma de escrever e pensar a vida. Muito precocemente manifestou curiosidade pelo sagrado, tendo inclinação para o estudo das ciências ocultas sob a perspectiva holística.

 

Católico, é licenciado em História e Filosofia, Especialista em Sociologia, Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2005), e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2011). Sua formação privilegiou a pesquisa de temas relacionados com as crenças humanas, que abrangem filosofia, história, simbolismo, misticismo, ritualística e imaginário. Atualmente é professor efetivo na rede pública do Estado de São Paulo (Escola Senador João Galeão Carvalhal), e leciona Filosofia na rede privada (Colégio Arbos). E-mail contato: ruy.rocha.jr@gmail.com
 

Data: 19 de agosto de 2017 (sábado)

Lançamento do livro
Cultos de  Mistério Dionísio e as origens ocultas do cristianismo

Horário: 11 horas

Local: Alpharrabio

           Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151

           Santo André – SP – Tel. 4438-4358




26 de agosto (sábado) 11h 

    ESPECIAL

 

Alpharrabio Edições
convida para o lançamento dos livros

 

cascos e crinas sobre fundo escuro, Conceição Bastos e Relíquias de Anjo, de Deise Assumpção

 

segundo e terceiro número da coleção
“PerVersas – Literatura de autoria feminina”,
seguido de uma conversa com as autoras

 


 

Alpharrabio Edições lança o segundo e terceiro número da coleção “PerVersas – Literatura de autoria feminina”.

 

No próximo dia 26.0817, às 11h00, na sede da Livraria Alpharrabio, em Santo André, decorrerá o lançamento, seguido de uma conversa com as autoras.

  

A ideia da coleção, que tem como proposta reunir textos (poesia, crônica, conto, ensaio) contemporâneos, surgiu das discussões em torno da invisibilidade histórica das mulheres escritoras, decorridas nos encontros “Sábados PerVersos – a poesia em questão”, leituras críticas de poesias, evento mensal da livraria Alpharrabio, criado em novembro de 2014 e que desde então reúne um número expressivo de participantes de forma ininterrupta, sempre no último sábado de cada mês, às 11h00.

 

Trata-se de uma coleção de pequena tiragem, que pretende, além do conteúdo, dar a cada volume características também de objeto gráfico artístico. A coordenação editorial é de Dalila Teles Veras e a concepção gráfica e criação manual é de Luzia Maninha. A tiragem de cada edição é de 92 exemplares, numerados e assinados pelas suas respectivas autoras.

 


 

Sobre as autoras
 

CONCEIÇÃO BASTOS – Publicou Diário de uma mulher em rota de chuva, em 2011, pela Dobradura Editorial; poemas na Antologia Subúrbios da Caneta, do Coletivo Tantas Letras, 2014. Prêmios literários em 2010 e 2013. Participa, em Sto André, dos Sábados PerVersos – a poesia em questão –leitura crítica de poesia, na livraria Alpharrabio; E faz parte do Coletivo Tantas Letras, em São Bernardo do Campo. Em 2015, teve projeto - em poesia – contemplado pelo Proac que resultou no liivro Perto do coração o mar se levanta, Dobradura Editorial, SP, lançado em julho de 2016

 

DEISE ASSUMPÇÃO - nasceu em Pirassununga – SP. Desde 1968 reside em Mauá, no ABC Paulista.

Formada em Letras, com especialização em Literatura Brasileira, tem uma longa atuação no magistério, que vai desde a regência de classe na escola primária da zona rural até o ministrar aulas de Língua Portuguesa e Literatura no ensino fundamental e médio.

Participa de congressos e outros eventos da área, tendo vários trabalhos publicados.

Alguns de seus poemas constam de antologias, revistas e sites literários.

Cofre (Alpharrabio Edições) é sua primeira publicação em livro.

 

Serviço:
 

Lançamento dos livros

cascos e crinas sobre fundo escuro, de Conceição Bastos e
Relíquias de Anjo
, de Deise Assumpção

Coleção PerVersas – Literatura de autoria feminina, vol. II e III

Alpharrabio Edições

Data: 26.08.2017, sábado

Horário: 11h00

Local: Livraria Alpharrabio

R. Dr. Eduardo Monteiro, 151 (altura do nº 1000 da Av. Portugal) - Jardim Bela Vista - Santo André, SP 4438-4358



 

Sábados PerVersos: Encontro mensal voltado à leitura crítica de poesia, com entrada franqueada a todos os interessados em poesia. 

 

A proposta consiste em reunir poetas e apreciadores de poesia, no sentido de discutir, estudar, ler e fruir esse gênero literário. O coordenador(a) elege um ou mais poemas de dois poetas contemporâneos, comenta-os e abre para discussão. A cada mês há revezamento da coordenação.
 

Os encontro ocorrem deste novembro de 2014, todo último sábado do mês.



 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 18h30

sábado, das 9h30 às 12h30

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário