Volta ao índice inicial

 

PROGRAMAÇÃO


AGOSTO DE 2019


03 de agosto
sábados perversos


08 de agosto
lançamento


10 de agosto
filosofia para criança


17 de agosto
filosofia para criança


23 de agosto
lançamento


 

 AGOSTO




03 de agosto (sábado) 10h30

 

“Sábados PerVersos – a poesia em questão”, o terceiro deste 2019.

 

A coordenação deste sábado estará a cargo de Marcia Plana que propõe a seguinte abordagem:

 

que propõe a seguinte abordagem:

“Este encontro tem por objetivo apresentar uma proposta de leitura entre a arte plástica e a performance poética de Luzia Maninha, na produção dos livros-objeto de autoria feminina da coleção PerVersas de múltiplas autoras.
 

 

"Sábados PerVersos - A Poesia em Questão", projeto de leitura crítica de poesia entra no seu quarto ano. Os encontros mensais ocorrem interumptamente desde novembro de 2014, contando sempre com um grupo interessado e interessante de pessoas que leram, discutiram, promoveram, escreveram e publicaram poesia.  É, sem dúvida, nosso projeto mais exitoso dos últimos anos.

Informamos que a partir de agora, por problemas de acerto de agenda da livraria, os encontros passam a ocorrer no primeiro sábado de cada mês. No resto, o formato e o horário são os mesmo. Um coordenador diferente para cada encontro e entrada franqueada a qualquer interessado, sem nenhum pre-requisito.




08 de agosto (quinta-feira) 18h30 ás 21h

 

Coragem, trabalho e fé: a história da comunidade judaica na região do ABC paulista

 

A chegada dos judeus à região do ABC paulista data dos anos 20 do século XX. A comunidade floresceu e nos anos 1960-1970 cerca de 180 famílias residiam em Santo André; 100 famílias em São Caetano; e duas dezenas em São Bernardo.

 

No início dos anos 2000, um grupo de memorialistas de Santo André, liderados por Anna Gedankien, começou a reunir informações sobre a comunidade e suas organizações. A maioria dos primeiros imigrantes já havia falecido e os papéis que registravam as histórias de instituições como a sinagoga e a escola aparentemente haviam se perdido.

 

As dificuldades em localizar os acervos das instituições não impediu as memorialistas de arregaçar as mangas e sair a campo para pesquisar. As famílias judias de Santo André começaram a ser visitadas em suas residências e foram descobertas informações valiosas.

 

A intenção inicial era organizar apenas um cadastro para guardar os nomes das pessoas que viveram na cidade. Com a realização das cerca de 70 entrevistas ao longo de 10 anos diversos fatos foram resgatados e a ideia de escrever um livro amadureceu.

 

O resultado deste trabalho é "Coragem, trabalho e fé: a história da comunidade judaica na região do ABC paulista". A obra apresenta uma comunidade vibrante que, assim como todas as outras em qualquer lugar do mundo, lutou e luta para superar diversos obstáculos na manutenção de sua cultura, crenças e tradições. São histórias de um grupo perfeitamente integrado à região do ABC, em todos os setores: profissional, econômico, cultural, social, político e educacional; um rico painel que ilustra a presença judaica no Estado de São Paulo e no país e sua contribuição para a formação da nacionalidade brasileira.

 

Texto da orelha, de autoria de Maurício Mindrisz, ex-presidente da Fundação Santo André:

 

Este livro conta a história dos judeus da região do ABC. Eles começaram a chegar na cidade fundada por João Ramalho (um judeu?) a partir da década de 20 do século passado. E por que partiram de sua terra natal? Diferentemente de Abraão, o primeiro patriarca dos judeus que deixou Ur, ao ouvir uma mensagem de Deus "Vai embora da tua terra, do teu torrão natal, e da casa do teu pai para a terra que Eu te mostrarei".  Eles partiram devido a sérias dificuldades econômicas e perseguições políticas. Quer dizer, quase cem anos atrás, eles vieram para cá como refugiados. E hoje por que motivos, quase cem anos depois, sírios, africanos, haitianos e pessoas de várias nacionalidades deixam seus países? Exatamente pelos mesmos motivos.

 

Esses refugiados do início do século passado aqui se estabeleceram, criaram suas famílias, se integraram à sociedade local. Ocuparam espaços importantes na cidade em todas áreas. Construíram escolas, sinagogas, entidades filantrópicas, clubes juvenis, times de futebol que ajudam a contar a história do ABC.

 

"Coragem, trabalho e fé" conta uma história com final feliz. Histórias semelhantes a essa, que falam de refugiados judeus, árabes, europeus, asiáticos, africanos e tantos povos existem às centenas no mundo.  E os refugiados de hoje, que histórias poderão contar?

 

Sobre Anna Gedankien

Idealizadora do projeto e coordenadora do trabalho de pesquisa e redação do livro "Coragem, trabalho e fé: a história da comunidade judaica na região do ABC paulista", Anna Gedankien atua há 60 anos em entidades da comunidade judaica e em iniciativas de interesse público na região do Grande ABC. Fundou o Movimento Pró-Paranapiacaba e o Instituto do Patrimônio Histórico do ABC, do qual é diretora.

 

 

Coragem, trabalho e fé:
a história da comunidade judaica na região do ABC paulista

Autora: Anna Gedankien
Formato: 18x26cm, número de páginas: 168 pgs.

 

Lançamento:

08.08.2019, quinta-feira, das 18h30 às 21h

Livraria Alpharrabio

R. Eduardo Monteiro, 151, Jd. Bela Vista

Santo André/SP – tel. (11) 4438.4358

 



10 e 17 de agosto (sábado) 10h30 ás 12h30

 

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS

Contação de histórias infantis

afro-indígenas

 

 

Livraria Alpharrabio

R. Eduardo Monteiro, 151, Jd. Bela Vista

Santo André/SP – tel. (11) 4438.4358

 



23 de agosto (sexta-feira) 19 às 21h30

 

23 de agosto [sexta] das 19 às 21h30

 

Lançamento

TANTOS PEDROS, de

MARCOS LEMES

 

 

Lançamento:

23.08.2019, sexta, das 19 às 21h30

Livraria Alpharrabio

R. Eduardo Monteiro, 151, Jd. Bela Vista

Santo André/SP – tel. (11) 4438.4358

 




 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 18h30

sábado, das 9h30 às 12h30

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário