Sábado na livraria (segundo tempo)

Enquanto “Os tias…” se (re)acomodavam noutro espaço da livraria, a passagem era aberta para outro povo que chegava para assistir à palestra do Prof. João Carlos de Morais sobre o pensamento de Florestan Fernandes (de quem, vejam só, foi discípulo). Uma nova rodada do ciclo Idéias de Encontro – Pensamento Atual. Este ciclo de debates, que ocorre paralemente a outro ciclo (o de documentários brasileiros Prova dos Nove), também mensal, como já comentamos aqui, vem ocorrendo há dois anos e neste anos (vide programação completa no sítio www.alpharrabio.com.br) já abordou o pensamento de, entre outros, Marx, Sócrates, Freud e Paulo Freire. O debate (que acabou trazendo para o nosso momento pré-eleitoral, o pensamento de Florestan) tornou-se acalorado (afinal, como fazer um exercício futurístico, como queriam alguns da platéia, e imaginar de que forma agiria e o que diria o ilustre sociólogo brasileiro sobre o atual momento político brasileiro?) e avançou tarde afora, até por volta das 19h00.
A propósito, temos uma boa notícia: levados pelas mãos do sempre entusiasta e nosso interlocutor junto à Faculdade Editora Nacional, FAENAC, Prof. Marcos Sidnei Pagotto- Euzebio, coordenador do Departamento de Pesquisa daquela Instituição, mantivemos, na última quarta-feira, uma produtiva reunião com o seu diretor geral, Prof. Dr. Márcio Fontoura que, não só acendeu luz verde para novas parcerias, como anunciou sua concordância ao nosso pedido de parceria na publicação dos cadernos (Alpharrabio-Faenac) com a transcrição das palestras do ciclo. Trata-se, assim, de um esforça em fazer com que todas as reflexões ocorridas nas palestras e nos debates, possam ultrapassar os muros acadêmicos e os do parco limite físico da livraria, para atingir um público mais amplo e (com)partilhar essas idéias.

joao

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

3 Responses to Sábado na livraria (segundo tempo)

  1. Constança says:

    Gostei de ver com foto, legal o evento e torcendo para que essas novas edições corram pelo melhor.
    abraços

  2. possidonio says:

    Enquanto ouvia a palestra do prof. João Carlos de Morais, que entre as vitudes do mestre Florestan Fernandes apontou a simplicidade e a facilidade de acesso à sua rica biblioteca, me recordei de uma entrevista que com ele realizei no começo dos anos 70 para Presença do Livro, quando me senti à vontade em consequencia desas virtudes. Estão de parabéns Alpharrabio, FAENAC e o prof. João Carlos por terem nos propiciado uma bela oportunidade de relembrar os exemplos de um intelectual que nos orgulha.

    Antonio Possidonio Sampáio

  3. Cristina Pereira says:

    Foi um dia muito produtivo para “os tias…”. Isso não chega a ser novidade, pois a boa energia das pessoas da Alpharrabio fazem o suor virar inspiração pura!

    Beijos à todos

    Criz Pereira