Quantos Livros!

As tardes desta quarta e quinta-feira (dias 25 e 26 de outubro) transformaram o Alpha num delicioso parque infantil. Não um parque qualquer, claro! No lugar de balanços e gangorras, livros, pilhas de livros que causaram os primeiros ohs! nos pequeninos logo à chegada.
Acompanhados das professoras Terezinha Cristina Nakama Tsu Siraque e Patrícia dos Santos Vieira Oliveira, mais o prof. Ronaldo Adriano Zavan, os pequenos alunos (entre 5 e 6 anos de idade) da EMEB Ana Henrique Clark Marim, de São Bernardo do Campo, preencheram os espaços físicos da livraria com seus olhares curiosos e seu entusiasta alarido diante das novas possibilidades de viagem. Já estavam sensibilizados para a leitura, em especial, para a poesia. Desde o início do ano que a Profª Terezinha vem lhes mostrando os caminhos para as descobertas através dos livros.
Para recebê-los, o escritor Wagner Calmon, de quem sabiam de cor poemas do seu livro Pipoco Pipocadinhas (Alpharrabio Edições,com desenhos de Constança Lucas), coadjuvados pela professora, escritora e artista plástica argentina Margarita lo Russo (“artista residente” do Alpha durante este mês de outubro), ciceroneados por dtv, fotografos por Luzia Maninha e acarinhados pela fiel escudeira Eliane. Os livros, estrategicamente distribuídos por Margarita, foram avidamente consultados pelos pequeninos, dos quais recolhi frases como estas: Quantos Livros! Parece que estou sonhando! Estou gostando, estou gostando, e eu que não queria vir!

Já familiarizados com o ambiente (muitos deles jamais haviam visitado uma livraria), os livros devidamente “visitados”, folheados e apreciados (a maioria ainda não sabe ler, mas lê com muita competência todo o “entorno”, desde a capa, passando pelos desenhos, formato, etc.), degustaram o lachinho trazido pelos professores e partiram para as atividades programadas pela livraria: ouviram e cantaram com o Wagner (que além de escritor é também compositor, violonista e cantor), depois pintaram com giz de cera em folhas de papel aquilo que viram e ouviram, representando em cores os seus espantos. Finalmente, fizeram fila para obter um autógrafo do autor, em seu exemplar de Pipocos Pipocadinhas, recebido de presente, “troféu” carregado com orgulho. Um deles, pegou sua sacolinha e saiu dizendo (com propriedade absoluta): vou viajar… Outro, após receber o autógrafo de Wagner: você é bom mesmo! Saíram, deixando com a enternecida equipe, um rastro de ternura e esperança. (dtv)

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

One Response to Quantos Livros!

  1. margaritalorusso says:

    Habiendo participado del encuentro, la distancia me permite una lectura racional de aquellos momentos maravillosos donde asistí al descubrimiento del libro, de la palabra escrita que hicieron los niños. Gracias por permitirme renacer!!!
    Margarita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>