Massenzi, o artista italiano há 50 anos em São Bernardo

Massenzi1

Semana passada, uma visita ao ateliê do artista Pierino Massenzi resultou em mais um daqueles momentos de riqueza para o espírito. Levei comigo a artista e também galerista Damara Bianconi e o escritor Antonio Possidonio Sampaio. Geograficamente falando, o ateliê vale um registro à parte. O amplo salão, ao lado da residência do artista, dá vistas para a represa Billings e a luz intensa da tarde de outono realçava os verdes e seus contrastes refletidos na calmaria da água (a cidade e seus ruídos, seus problemas e seu caos ficaram ao largo – apenas as telas os registram). Acometido de algumas seqüelas físicas (como as mãos trêmulas e a insegurança ao caminhar) decorrentes de problemas de saúde, Massenzi rememorou os tempos da Vera Cruz, suas glórias e posterior decadência.
Pierino Massenzi nasceu em Roma, em 1925, emigrou para o Brasil em 1947. Vive em São Bernardo do Campo há cerca de 50 anos, para onde se mudou com a construção dos palcos de filmagens dos estúdios da Vera Cruz. Dentre as suas diversas atividades, foi diretor de artes, cenógrafo, decorador, artista plástico, projetista e professor da área de cenografia do Instituto Superior de Cinema da Universidade de São Luiz, em São Paulo, SP e foi premiadíssimo por seus trabalhos cenográficos.
Em 1995 convidamos esse artista para expor seus trabalhos na Parede D´Arte do Alpharrabio e o ABC via, assim, pela primeira vez, as telas de Massenzi, que já havia exposto em seu país de nascimento, a Itália, mas ainda era desconhecido por aqui por essa faceta de pintor, dentre as muitas dos seus inúmeros talentos. A mostra fez tanto sucesso que fez com que ele retornasse a expor logo a seguir com novos trabalhos. Hoje suas telas correm mundo, reproduzidas em revistas e livros de importantes instituições, como UNICEF e OIT. Voltamos, assim, gratificados pelo convívio com o artista e sua arte, de forte crítica social e qualidade indiscutível. (dtv)

Massenzi2

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Memórias. Bookmark the permalink.

4 Responses to Massenzi, o artista italiano há 50 anos em São Bernardo

  1. Podiam colocar algumas imagens do Pierino Massenzi
    Gostaria muito de ver.

    abraços
    Constança

  2. Gostaria de parabenizar o registro “Massenzi”.
    Ele merece muito reconhecimento e homenagens!
    Sou de uma nova geração e sinto muito pelas dificuldades de acesso a informações do conhecimento de grandes mestres que marcaram a história da arte na cinematografia brasileira. Gostaria muito de que encaminhassem a minha mensagem a ele, por quem tenho infinita admiração! Parabens!!!
    Um abraço da Monica.

  3. Maria Rita says:

    Gostaria de saber se o sr. conhece um pintor italiano que e padre e se chama A. A. caputi. tenho umas telas sacras ,pintadas por ele e gostaria de saber algo a respeito dele. Se o sr.souber algo e puder me responder ficarei grata.

  4. maria rita says:

    estou aguardando resposta