Anote aí e compareça

No Alpharrabio

hoje:
15 horas – Cineclube
Sunshine – (Ingl – 1999) – Direção : Istvan Szabo

Sábado
10:30 – Idéias de Encontro
Tema: Relações Brasil-Europa: o re-encantamento
do trabalho e a gestão dos bens comuns

Convidado: Prof. Luiz Roberto Alves

Informações:
www.alpharrabio.com.br/Agosto2007.htm

No Alpharrabio sempre:
Café, livros e muito mais

Livraria18

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

5 Responses to Anote aí e compareça

  1. Isa says:

    Este filme é divinal e não tem a ver com as 3 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme – Drama, Melhor Director e Melhor Banda Sonora.

    São 3 horas da história hungara, ressaltando a decadência do império Austro-Hungaro, a Guerra Mundial, a imposição nazi, os horríveis campos de concentração, a derrota da Alemanha, a implantação da ditadura comunista e a queda desta. Todos estes horrores num só século no mesmo país, reportados num só filme é dose…

    Mas para a dose ficar ainda mais completa nada melhor que juntar um pouco da história judia na Europa Central. István Szabó serve-se de 3 personagens (todas interpretados por Ralph Fiennes), em que o 1º se acobarda à monarquia corrupta, o 2º abdica da sua religião e torna-se cristão e o 3º renegando as origens, chega mesmo a ter atitudes anti-semitas. Resumindo, há uma enorme ruptura com as tradições familiares e religiosas em nome do amor e por fome de poder.

    Só mais uma coisinha…. Quando está a surgir tantos “movimentos” – na Europa e não só – que põem em causa a veracidade do Holocausto e a existência mais que evidente dos campos de concentração, o visionamento destes filmes deveria ser obrigatório até nos bancos de escola.

    Nota final: a casa dos Sonnenschein foi, na verdade, o local onde István Szabó passou a sua infância.

  2. Constança says:

    que foto legal – parabéns

    e é muito bom ver por aqui a programação do Alpha

    abraços
    Constança

  3. Isa says:

    A pensar nos visitantes deste blog que como eu não têm acesso directo ao programa ABCD MAIOR EM REVISTA no canal aberto da Rede TV, seria interessante a criação de uma Categoria onde fosse guardado um histórico do Quadro Janela Cultural.

    Grata pela atenção.

  4. Esse assunto é lá com dona Luzia Maninha, responsável por assuntos cyber e tecnológicos, bem como por todos os outros aleatórios e voluntários (culpa dela, que vai assumindo, assumindo, sem reclamar).
    Por enquanto, posso dizer que é possível, ainda que precariamente – com baixa resolução e telinha muito pequena – ver o programa pela Internet na página http://www.abcdmaior.com.br
    Bom também saber que temos visitantes-leitores tão atentos e colaboradores, inclusive de além-mar.
    dalila

  5. Isa says:

    A questão não é ver o programa em tela pequenina e com baixa resolução porque como a qualidade e o conteúdo das matérias são superiores, isso fica ultrapassado. O problema é que nesse site não há histórico e em alturas não haja possibilidade de ver na respectiva semana, lá se perde o programa. Rever antigos, nem pensar.

    Contudo, se este ponto por si só não for relevante, então que seja pelo registo de mais uma actividade ligada ao Alpha como enriquecimento do próprio site.

    Desculpe Maninha, não é minha intenção dar-lhe mais trabalho, encare isto apenas como sugestão.