Marx e o pós-modernismo

MarceloHungaro 01

O Ciclo Idéias de Encontro – Temas Contemporâneos, deste semestre, promovido pelo Alpha em parceria com a FAENAC desde 2005, foi encerrado neste sábado com a palestra “Marx contra o irracionalismo” proferida pelo profº Edson Marcelo Húngaro, coordenador do Observatório de Políticas Sociais de Esporte e Lazer do Grande ABC no IMES, Instituto Municipal de Estudos Superiores de São Caetano do Sul. Demonstrando familiaridade com a trajetória do pensamento filosófico ocidental da era moderna, sobre a qual discorreu com desenvoltura, situando, para o posterior entendimento do tema proposto, as diferentes correntes filosóficas, desde o Iluminismo e Descartes (fundador da Modernidade) até chegar aos contemporâneos, estudiosos da chamada pós-modernidade, como o norteamericano Frederic Jameson e o português Boaventura de Sousa Santos, dentre outros.
Impossível aqui, em tão breves palavras, resumir uma densa fala de mais de uma hora, mas viu-se ali que, diante da complexidade de nossos pós-modernos tempos de grandes e rápidas transformações globais, não é nada fácil dar respostas à nossa aparente inviabilidade de pensar a realidade como um todo, compreender, enfim, o Século XX (e o XXI entrante), sem passar pelo pensamento de Marx e da importância do sujeito coletivo. Afinal, ouviu-se também que o pós-modernismo possui uma trajetória e uma história (objeto da dissertação de mestrado defendida pelo conferencista). Questões postas e discutidas como: faz sentido pensar numa época pós-moderna? teriam falido as políticas alternativas ao capitalismo? Essa pós-modernidade estaria fazendo uma crítica ao capitalismo tardio, de forma tão sistemática quanto a crítica no plano ideocultural? ficaram ainda a bailar na cabeça daqueles que ali passaram a manhã de sábado. Pois bem, a idéia é publicar em livro com a transcrição desses ricos encontros no Alpharrabio, que poderão dar continuidade ao debate, inclusive, por aqueles que ali não estavam, ampliando a discussão e o saber. Para isso, a parceira FAENAC já deu o sinal verde de ajuda. Aguardem. (dtv)

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>