Conservação de acervos bibliográficos

Olha aí, pessoal, que curso bacana que o Alpha promoverá nos dias 1 e 2 de abril próximo. Quem estiver interessado, faça logo sua inscrição, pois as vagas são limitadas:

A Livraria Alpharrabio abre inscrições para o WORKSHOP SOBRE CONSERVAÇÃO DE ACERVOS BIBLIOGRÁFICOS, a ser ministrado pela professora Celina Gutierrez, nos dias 1 e 2 de abril, das 19 às 21h
INTRODUÇÃO À CONSERVAÇÃO DE ACERVOS BIBLIOGRÁFICOS
Público Alvo: Pessoas em geral que tenham contato com livros, documentos bibliográficos em geral, que se interessem pela sua conservação e a do ambiente de guarda.
Programa:
- O que é Preservação e Conservação;
- Breve histórico do papel;
- Constituição e sensibilidade;
- Nomenclatura física do livro;
- Infestações;
- Importância da higienização dos livros e seus ambientes;
- Produtos de limpeza;
- Livros e saúde;
- Equipamentos.
Carga horária: 4 horas;
Data: 01 e 02 de abril – 19:OO às 21:00 h.
Local: Livraria Alpharrabio – Rua: Doutor Eduardo Monteiro, 151 – Santo André – SP
Investimento: R$ 95,00
Vagas limitadas.
Inscrições até 3 dias de antecedência: Maiores informações pelo telefone 4438-4358 (das 13 às 19h, de segunda a sexta e das 9,30 às 13h aos sábados ou pelo email: alpharrabio@alpharrabio.com.br
A professora Celina possui uma sólida formação da área de conservação, encadernação, restauro e documentos bibliográficos. Pós-graduação e Extensão universitária em “Preservação e Restauro do Patrimônio Bibliográfico”, realizados na Escola Pós-Graduação de Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, (FESP), além de inúmeros e importantes cursos complementares na área.
Vem desenvolvendo importante trabalho na área de higienização e desinfestação de volumes de várias bibliotecas no ABC e em São Paulo, entre elas a do Museu Lasar Segall, do Instituto de Fraturas, Ortopedia e Reabilitação de São Bernardo do Campo, entre outras, além de conservação, encadernação, restauro e cartonagem, para particulares e algumas empresas entre elas: Museu de Zoologia – USP; Dr. Paulo Emílio Vanzolini; Colégio São José de São Bernardo do Campo, além de Álbuns Fotográficos para particulares e pessoas de destaque na área artística.
Atualmente trabalhando na Prefeitura de São Bernardo do Campo como professora de ensino fundamental designada a prestar serviços de conservação, encadernação e restauração de documentos bibliográficos montou na Seção de Memória e Patrimônio Histórico e Cultural o Laboratório de Conservação e Restauro de Documentos Bibliográficos, dando suporte e orientação para desenvolvimento das atividades e ações necessárias pertinentes à área.

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

One Response to Conservação de acervos bibliográficos

  1. Walter says:

    Ola,
    Procuro um profissional para fazer a higienização de minha biblioteca particular (cerca de 400 volumes), em Cotia, Grande São Paulo.
    Vocês teriam alguém para indicar?
    Obrigado.
    walterf52@gmail.com