Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC IV – GT de Cultura no Consórcio

Agendada pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, aconteceu hoje, pela manhã, nas dependências do Consórcio, uma reunião entre representantes do Fórum Permanente de Discussões Culturais e Secretários de Cultura e/ou seus representantes, com a finalidade de formalizar o Grupo de Trabalho de Cultura junto ao Consórcio.
Esse GT foi agregado ao Consórcio graças a um pedido do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, que vem se reunindo desde o ano passado na Alpharrabio Livraria e Espaço Cultural, em Santo André, a partir da constatação de que nos chamados Eixos Estruturantes do Consórcio, não constava nenhuma referência às questões da cultura.

Consorcio140508

Esta reunião, passa a ser histórica, uma vez que: 1) reuniu 6 dos 7 Secretários(as) e/ou Diretores (as) de Cultura, que, diga-se, não se conheciam pessoalmente e jamais haviam se reunido antes para discutir problemas comuns na área da cultura regional e que, por uma iniciativa da sociedade civil (com o respaldo institucional do Consórcio) começam a partir deste momento a dialogar entre si e a comunidade.
2) Constituído oficialmente o GT de Cultura, que reúne os Secretários e/ou diretores de Cultura das 7 Cidades da região, mais representantes da comunidade (O grupo, indicado pelo Fórum para atuar junto ao GT de Cultura no Consórcio é constituído pelas seguintes pessoas: Azor Albuquerque, Carlos Lotto, Dalila Teles Veras, Damara Bianconi, Hildebrando Pafundi, Júlio Mendonça, Marcello Vitorino, Milton Andrade e Alexandre Takara), este passará a se reunir mensalmente no Consórcio (todas as terceiras quartas-feiras do mês, às 9h30).
Nessa mesma reunião foi eleito um Coordenador para o GT (Dalila Teles Veras) e um relator (Simone Zárate, Secretária de Cultura de Santo André). Conforme informação do sr. David Gomes de Souza, Diretor do Consórcio e coordenador daquela reunião, pela primeira vez, na história do Consórcio de Prefeitos (uma instituição pioneira constituída em 1994), um GT conta com um representante da Sociedade Civil na sua coordenação.
O Grupo de Trabalho de Cultura pretende, assim, estabelecer um diálogo permanente entre Poder público e comunidade, propor, implementar e fomentar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura na região do Grande ABC, com trocas de informações, bem como propor ações integradas no caminho da regionalização da cultura.
Uma proposta concreta já foi levada neste primeiro encontro, a realização de um Censo Cultural do Grande ABC (A transversalidade do fazer cultural a favor das políticas públicas urbanas), que não só levará em consideração as iniciativas já existentes nesse sentido em algumas de nossas cidades, bem como as ampliará, visando a organização de informações, análise sistemática e interpretação de resultados da ação cultural da região, bem como, entre outras importantes ações, o encaminhamento de resultados para a coletividade cultural, para os atores públicos e demais interessados no fazer cultural da região e para que, numa atitude inovadora, o acompanhamento dessa realização desdobre o censo em ações e contínuo aperfeiçoamento das informações e referências. É a cultura na agenda das utopias (e realizações concretas) regionais.
Não esqueça, a próximo reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais acontecerá no próximo dia 26 de maio, como sempre a última segunda-feira do mês, às 19h00, na livraria Alpharrabio, Rua Eduardo Monteiro, 151 – Santo André. Fone 4438-4358. Lembramos que o trabalho do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC é um grupo independente e não se restringe a esse diálogo (importante) aberto com as gestões públicas. Portanto, contamos com sua presença e de seus convidados, no sentido de trazer sua contribuição para enriquecer cada vez mais o debate e a reflexão das questões culturais. (dtv)

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Debates Culturais. Bookmark the permalink.

Comments are closed.