Idéias de encontro, idéias em circulação

Chegou ao seu final, neste último sábado, 14.06.08, o ciclo deste primeiro semestre de Idéias de Encontro, um programa de discussões filosóficas que é desenvolvido no Alpharrabio desde agosto de 2003 e que nos últimos dois anos conta com a parceria da Faculdade Editora Nacional (FAENAC). Constelações Sistêmicas, foi o tema abordado pela professora universitária e psicoterapeuta, Lígia Cecília Buso Sernagiotto. Estudiosa e praticante da terapia chamada Constelação Familiar, desenvolvida por Bert Helling, há 30 anos, na Alemanha, que possui um caráter inovador na descoberta de estruturas, padrões e dinâmicas ocultas dos sistemas familiares e organizacionais. Todos os “sistemas”, diz a professora, respondem a três ordens e quando esse sistema não é respeitado, há dissonâncias e desiquílibrio. Esse trabalho, portanto, de acordo com a professora, “restaura o respeito, o amor – não o amor erótico ou romântico, frisou, mas aquele que transcende, aquele que respeita os que vieram antes, amor no sentido de pertencimento, mesmo àqueles que não estão mais presentes, mas que fazem parte de nós – influenciando sentimentos, saúde e, consequentemente, qualidade de vida”. Os presentes que se dispuseram a participar de uma sessão de uma espécie de “psicodrama”, “facilitado” pela terapeuta, saíram vivamente impressionados.
Assim, nestes ininterruptos encontros de cinco anos, foram postas em circulação idéias colocadas por estudiosos de áreas distintas das Ciências Humanas, como Literatura, Política, Ciências Sociais, Psicologia e Filosofia, que, por sua vez, desenvolveram outras, através de discussão e consequente reflexão. O saber fora dos muros da Universidade, compartilhado com outros saberes. O nosso agradecimento a todos aqueles que aceitaram o convite e, de qualquer outra forma, colaboraram até aqui nesta empreitada de caráter público e social. (dtv)

IE 140608

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

2 Responses to Idéias de encontro, idéias em circulação

  1. Marcos says:

    Dalila,
    já cinco anos se passaram… Fico feliz e honrado de ter podido participar (sei que às vezes quase não participando, de tão longe que pareço estar…), dessa caminhada com vocês.
    Forte abraço a todos!

  2. Sônia says:

    um pouco atrasada no comentário desse evento, em que participei mais ativamente do que esperava e posso dizer que muito me ajudou a encarar as coisas de família numa perspectiva diferente, e portanto menos sofrida: dividir a dor é tão importante como dividir a alegria!!!

    Obrigada, Ligia, obrigada Dalila.