Livrespaço: prosseguem as comemorações

Ainda dentro das comemorações dos 25 anos de fundação do Grupo Livrespaço de Poesia

09 Livrespaco031008 1

No dia 3 de outubro de 2008 – Casa da Palavra
“Mostro meu poema já!” os poetas do Livrespaço 25 anos depois.
Recital poético com os poetas Cláudio Feldman, Dalila Teles Veras, Jurema Barreto de Souza e Margarita Lo Russo – Mediador: Tarso de Melo

09 Livrespaco031008 2

No último sábado, 04 de outubro, no Museu de Santo André (SP), a mesa de depoimentos: “Poesia: Sedutores-Seduzidos”, reunindo Vitória Helena Espósito; Antonio Possidonio Sampaio, Therezinha Malta, Terezinha Sávio, Filadelfo de Souza e Marcos Sidney Pagotto-Euzebio, mediados por Dalila Teles Veras. Mais do que meros depoimentos, o que se viu/ouviu ali foram verdadeiros testemunhos (alguns eivados de verdadeira emoção), relatados por personagens que vivenciaram, muitos como protagonistas, uma época muito especial na história brasileira, período de retomada democrática após três obscuras décadas, e que na região do ABC daria lições a todo o Brasil no campo das conquistas sociais.

09 Livrespaco041008 3

O que ficou claro nesses depoimentos, assim como no livro Seduzir para a Poesia – trajetória do Grupo Livrespaço – 1983-1994, Alpharrabio Edições (autografado logo a seguir ao debate) é que a literatura não ficou à parte desse processo e o Grupo Livrespaço exerceu papel fundamental para que uma região até então olhada como mero subúrbio da Capital, alçasse a condição não só de vanguarda política e econômica, mas também cultural.

09 Livrespaco041008 2

No próximo sábado, às 10h00 teremos mais uma rodada de depoimentos, desta feita com os convidados: Maria de Lourdes Ruegger Silva, Inhadjara Yamamura; Glorinha Shimabuco, Wagner Antonio Calmon Ferreira, Alessandra Paula de Noronha e Miriam da Silva Nascimento, mediados por José Marinho do Nascimento. O Museu de Santo André Dr. Octaviano Gaiarsa fica na Rua Senador Fláquer, 470 – Centro – Santo André (SP) – Fone (11) 4438-9111.
Os interessado poderão aproveita e apreciar também a exposição “Seduzir para a Poesia que ocupa uma Sala Especial no Museu, que mostra boa parte da história do Grupo. Diversos grupos (estudantes, terceira idade, entre outros), previamente agendados, têm visitado a exposição, sempre recepcionados por um ou mais poetas remanescentes do Grupo. Graças à enorme procura, a exposição teve seu encerramento prorrogado para o dia 31 de outubro de 2008. (dtv)

09 Livrespaco041008 1

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Comments are closed.