X Congresso de História do Grande ABC – Falsas notícias

Em razão de um comentário deixado aqui no blog por um leitor acerca da notícia divulgada pela Prefeitura de São Caetano do Sul e publicada no jornal virtual Clique ABC sobre a realização do X Congresso de História do Grande ABC, publicamos abaixo, com a devida autorização do autor, mensagem do Professor José de Souza Martins enviada ao sr. Glenir Santarnecchi, Presidente da Pró-Memória de São Caetano.

Caro Glenir,

Recebi, ontem, uma preocupada mensagem da nossa comum amiga Dalila Teles Veras sobre o X Congresso de História do ABC, baseada em notícia divulgada pelo jornal virtual “Clique ABC”, que transcrevo abaixo, em que se anuncia que a pedido da Fundação Pró-Memória eu teria elaborado proposta de tema e subtemas para o Congresso, que serão divulgados quando da nomeação do coordenador, do secretário-geral e da comissão organizadora pelo prefeito de São Caetano.

Estou muito surpreso com essa notícia. Infelizmente, não consigo encontrar, em meu desorganizado arquivo eletrônico, mensagem que lhe enviei sobre o próximo Congresso, em que lhe sugeri que, antes de tudo, levasse em conta a experiência negativa de tensões e desacordos dos últimos congressos e convocasse uma consulta inicial dos que participaram do encaminhamento dos congressos anteriores para estabelecer procedimentos e definir o tema, de modo que pudessem ser sugeridos os subtemas e iniciadas consultas e sondagens a possíveis expositores e participantes ativos. Não propus tema e subtemas nem o faria, já que, desde o I Congresso, a praxe tem sido a de consultar em reunião os interessados e potenciais contribuintes. Se convocado para uma reunião dessas e depois de ouvir outras sugestões, eu poderia, eventualmente, apresentar a minha, como mais uma a ser debatida, como ocorreu em congressos anteriores.

Na hipótese de que esse procedimento não seja adotado, não pretendo participar do Congresso, como já ocorreu em outras ocasiões. E, evidentemente, não farei sugestão de tema, embora já tenha um, que pretendia agregar aos dos demais proponentes.

Cordialmente,

José de Souza Martins

carlos disse:
11 de Dezembro de 2008 @ 09:50
ALGUÉM TEM MAIS ALGUMA INFORMAÇÃO A RESPEITO DE COMO SERÁ O X CONGRESSO. VI ESSA NOTÍCIA NO SITE DO CLIQUE ABC:

Da Redação – São Caetano sediará o X Congresso de História do Grande ABC em agosto de 2009 e já iniciou os preparativos. A Fundação Pró-Memória será responsável pela realização do evento, que ocorre a cada dois anos, desde 1990, em forma de rodízio entre os sete municípios do ABC.

Em 1994, São Caetano realizou o III Congresso. Em cada congresso, o município organizador escolhe o tema e os subtemas que serão discutidos pelos participantes. Para o congresso de 1994, o tema sugerido pelo professor José de Souza Martins, e acatado pela comissão organizadora, foi: “À sombra das chaminés – a produção da cultura no ABC”.

O Congresso de História do Grande ABC é fruto de iniciativa, sugestão e pioneirismo do “Grupo Independente de Pesquisa e Memória do Grande ABC” (GIPEM), entidade que congrega professores, jornalistas, pesquisadores, memorialistas e demais interessados por temas históricos dos sete municípios.

O grande inspirador desses congressos é o professor doutor José de Souza Martins, que, a pedido da Fundação Pró-Memória, já elaborou uma proposta de tema e subtemas para a décima edição do Congresso de História do ABC. O tema será divulgado por ocasião da nomeação do coordenador, secretário-geral e Comissão Organizadora pelo Prefeito Municipal, José Auricchio Júnior.

A partir de então, serão elaborados os cartazes, folhetos, blocos, e demais materiais gráficos contendo o logotipo do evento e, em especial, o programa com os painéis temáticos, conferências, mesas-redondas e palestras. O congresso terá sede na Universidade São Caetano do Sul (USCS), campus I, no bairro Barcelona.”

Como se vê, não foram infundadas as preocupações com a realização do X Congresso de História levantadas nas últimas reuniões do Fórum Permanente de Debates Culturais, conforme aqui noticiado.

O assunto, no nosso modo de entender, carece, no mínimo, de um retratamento público dos responsáveis pela falsa notícia veiculada na imprensa, não só por envolver indevidamente um dos mais respeitados nomes do pensamento brasileiro da atualidade, o Professor e Sociólogo José de Souza Martins, como também por, ao se compromissar com a realização do X Congresso de História no próximo ano, a Administração pública da cidade de São Caetano do Sul não honrar a tradição de ouvir os interessados (memorialistas, pesquisadores, estudiosos, professores e estudantes) e permitir sua participação na definição de formato e temática do Congresso.

Este espaço permanecerá aberto à devida resposta e respectivos esclarecimentos. (dtv)

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

One Response to X Congresso de História do Grande ABC – Falsas notícias

  1. Antonio Possidonio Sampaio says:

    Meus caros,

    a divulgação da programação do XI Congresso, com base em uma proposta atribuída ao prof. José de Souza Martins, por este negada a autoria, continua na berlinda. Quem foi o autor da falsa proposta? Por que a Pró-Memória não se posiciona a respeito? E aqueles que receberam a notícia e o falso documento por que se calam? 0 assunto é muito sério e não pode esperar a renião do Fórum de Debates que só terá reunião no próximo ano.
    0u nós nos manifestamos logo a respeito, ou seremos cúmplices dessa patifaria. A exemplo da poeta Dalila, estou indignado. Até agora a única forma que encontrei para registrar minha indignação foi por este meio, mas estou disposto a recorrer a outros. Acompanhado, certamente, daqueles que não concordam, como eu, com patifaria.
    Antonio Possidonio Sampaio