Fórum Permanente de Debates Culturais – IX

01 Forum 260109a

A primeira reunião deste ano do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC ocorreu nesta última segunda-feira, dia 26.01.09, com um surpreendente número de 52 pessoas. Havia ali um clima novo de inquietudes que aqueceu o debate. Representantes de três grupos teatrais de São Caetano do Sul marcaram presença: MCTA, MATILDE e CIATENT. O pessoal ligado ao MATILDE veio em busca de troca de informações e experiências para iniciar processo de criação de um Conselho de Cultura em São Caetano, cidade que ainda não possui essa instância de participação. “O Conselho de Cultura na cidade seria uma forma de lutar contra a hegemonia cultural instalada na cidade”, disseram. Pelo número de pessoas presentes atuantes em São Caetano do Sul, bem como dos representantes do Conselho de Cultura de Santo André, o tema dos Conselhos de Cultura ocupou boa parte da reunião, causando, inclusive, divergências de opinião entre os três grupos presentes, o que não deixa de ser saudável. Aliás, essa tem sido a tônica do Fórum de Cultura, a diversidade de opiniões e ideologias. Aqui as idéias mais progressistas convivem com as mais conservadores, pessoas ligadas a todos os partidos e com as mais diferentes formações. Uma festa democrática e um processo real de aprendizado e construção de massa crítica indispensável ao caminhar nesse terreno sempre tão tenso e complexo que é o das relações entre produtores e políticas públicas da cultura.
A parte final da reunião foi franqueada aos representantes do Conselho Municipal de Cultura de Santo André que relataram suas experiências em 2008 bem como a realização, no próximo dia 02 de fevereiro, de uma reunião aberta no Auditório Municipal Heleni Guariba, Paço Municipal, às 19h. Nessa reunião, além dos representantes da sociedade civil no Conselho, também contará com a presença do novo Secretário de Cultura de Santo André que, inclusive, apresentará os novos conselheiros que representarão a Administração Pública no Conselho, bem como as premissas das políticas públicas da cultura. Já os conselheiros representantes da sociedade, apresentarão propostas de ações para 2009 que, entre outras coisas, inclui a sugestão de criação de conselhos gestores nos equipamentos públicos e a segurança nesses espaços.

01 Forum 260109b

Em fevereiro, os representantes do Fórum junto ao GT de Cultura do Consórcio Intermunicipal convocarão reunião com os novos representantes dos setores da cultura municipais, retomando os trabalhos e projetos de ações integradas da cultura regional, desenvolvidos ao longo de 2008.
Próxima reunião, em função de a última segunda-feira do mês coincidir com o Carnaval, será realizada na segunda-feira seguinte, dia 02 de março, no Alpharrabio. (dtv)

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Debates Culturais. Bookmark the permalink.

Comments are closed.