Fórum Permanente de Debates Culturais XI

Uma síntese da Reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC realizada nesta última segunda-feira, 27.04.09, na Livraria Alpharrabio, em Santo André:

Após os informes sobre a última reunião do GT Cultura no Consórcio Intermunicipal, bem como os acenos de vontade política dos Secretários das 7 Cidades e/ou seus representantes à reunião em dar continuidade e fortalecer os projetos encaminhados anteriormente junto àquela Instituição, como o projeto de um Censo Regional, mapeamento de equipamentos culturais, bem como pensar ações integradas no sentido da circulação de produtos culturais entre as cidades da região.
Foi relatado também o resultado da reunião realizada no último dia 20 pela comissão de elaboração do projeto para o diálogo com os(as) Secretários(as) de Cultura das 7 cidades, com sugestões de formato e temática para a sabatina. Optou-se por abordar por questões de fundo, conforme já sugerido em reuniões anteriores, evitando perguntas que remetam a fatos pontuais. Mais uma vez, foi ressaltada a necessidade do recebimento de colaborações dos membros do Fórum, que serão compiladas pela comissão numa redação final. Optou-se por indicar um coordenador do debates e alguns debatedores/provocadores preparados não só para formular as perguntas previamente indicadas pelo Fórum, mas também com agilidade suficiente para formular outras que se façam necessárias frente às respostas que serão dadas.
As perguntas a serem colocadas deverão girar em torno dos “princípios”, “compromissos” e “recomendações” da Agenda 21 da Cultura (um compromisso para com o desenvolvimento cultural, firmado por cidadãos e governos locais do mundo, comprometidos com os direitos humanos, a diversidade cultural, a sustentabilidade, a democracia participativa e a criação de condições para a paz, reunidos em Barcelona em maio de 2004, no âmbito do Fórum Universal das Culturas. Documento orientador das políticas públicas de cultura e contribuição para o desenvolvimento cultural da humanidade), não descartando, naturalmente, embasamento em outros textos teóricos, bem como vivências e propostas do próprio Fórum.
A comissão organizadora do Colóquio marcou reunião para o próximo dia 11 de maio, às 17h00, na Livraria Alpharrabio, quando deverá concluir, analisadas todas as propostas recebidas até aquela data, o formato e a ementa do Colóquio, a ser realizado no mês de agosto próximo. Os interessados em colaborar sem bem vindos.
Excepcionalmente, por problemas de ordem logística, ficou decidido que a próxima reunião do Fórum será realizada no dia 8 de junho próximo. (dtv)
(dtv)

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Debates Culturais. Bookmark the permalink.

Comments are closed.