A biografia de um livro, mote para um encontro memorável

Fronteira: biografia de um livro. Muito mais do que o tema proposto, a palestra proferida pelo Prof. Dr. José de Souza Martins no último sábado no Auditório da livraria Alpharrabio, foi uma verdadeira epifania, revestida de inteligência, erudição (sem nenhuma sombra de arrogância ou afetação) e, sobretudo, de humanismo.
Não foi sem emoção que o professor contou suas “aventuras” por estes brasis profundos, nos anos 70 e 80, já professor de Sociologia na USP, quando da pesquisa sobre a frente de expansão, na Amazônia, na última fronteira do mundo, que resultou no livro “Fronteira – A degradação do Outro nos confins do humano”, uma contribuição tida como absolutamente original à compreensão da temática proposta. Aventuras que ele mesmo classifica como “encontros e desencontros de humanidades” (a fronteira não apenas física, mas do humano).

10 031009JSM 1

O sociólogo, demonstrou o quanto o seu conhecimento deste país (real) adquirido não apenas de leituras, mas de viagens, sob as mais diversas e, muitas vezes, adversas condições (a pé, de barco, trem, ônibus, carroça, enfim…) que resultaram na constatação (e desocultação) de fatos que a grande maioria dos brasileiros desconhece, como o trabalho escravo contemporâneo (“pessoas que vivem no fio da navalha – inclusive e, principalmente, crianças), tema sobre o qual permaneceu pesquisando e estudando até os dias de hoje, trabalhos tidos como referência no país.
Na ocasião, foi aberta a exposição de fotos de José de Souza Martins feitas à época da pesquisa, em interessante montagem idealizada por Luzia Maninha, Fátima Roque e Isabela Veras, com a colaboração de Milton Mota.

10 031009JSM 2

A Livraria também prestou uma homenagem ao palestrante, através de uma mostra de mais de duas dezenas de livros de sua autoria pertencentes ao acervo do Núcleo Alpharrabio de Referência e Memória, obras disponibilizadas para consulta, desde que a pesquisa seja agendada previamente pelos interessados.

10 031009JSM 3

Após o brinde celebrando o encontro que, conforme previsto aqui, foi realmente memorável, o professor aceitou o convite para um almoço com um grupo de intelectuais amigos ali presentes (Antonio Possidonio Sampaio, Alexandre Takara, Fernando Leça, Silvia Helena Passarelli, Fátima Roque, Valdecirio Teles Veras, Luzia Maninha e Dalila Teles Veras). A conversa avançou tarde a dentro, informal mas igualmente rica.
É preciso lembrar que, a par com esses e outros tantos estudos já publicados em dezenas de seus livros, o Prof. Martins é autor de importantes títulos de estudos sobre a nossa região do Grande ABC e não por acaso, dois deles foram merecedores de um dos mais prestigiados prêmios literários brasileiros, o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (dentre os três com que foi contemplado). São eles: Subúrbio (premiado no ano de 1993 com o Jabuti de Ciências Humanas) e “A Aparição do Demônio na Fábrica”, Editora 34, 2008, que acaba de ser anunciado. Isso levou o grupo a lembrar que são fatos como esses que colocam nossa região em pauta nacional, região industrial que, conforme o próprio professor, é personagem da história política do país, produziu um Presidente da República, mas recusa o seu imaginário proletário, uma classe operária que não assumiu plenamente a sua história. Na opinião do professor (e nossa) esse é um tema que estamos a dever a nós mesmos, ou seja, produzir obras que venham a constituir esse nosso imaginário. Fica, mais uma vez, registrada a lacuna, como provocação e incentivo. (dtv)

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

One Response to A biografia de um livro, mote para um encontro memorável

  1. Salvador Bahia says:

    Dalila,
    O ABC navega na contramão, conforme você observa, com base nas observações do prof. José de Souza Martins. Como se vê, um projeto cultural para reverter esse provincianismo é mais do que oportuno.Abs. do Salvador Bahia, o Outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>