A arte do Mestre Jeronimo vai à Livraria

Desde o dia 26 de novembro último, a Livraria Alpharrabio expõe uma coletânea de xilogravuras de Jeronimo Soares, como parte da Mostra paralela da 5ª Bienal de Gravura de Santo André. Dessa mostra, constam gravuras coloridas inéditas, em nova técnica que o xilógrafo paraibano, há muito residente em Diadema, experimenta desde 2009.
No último dia 1º de dezembro, o prestigiado mestre da gravura popular, que possui obras publicadas em importantes veículos de imprensa brasileiros e trabalhos publicados em coletâneas de inúmeros países, como Suíça, Japão, França, Canadá, Portugal, EUA, também ministrou na livraria um workshop aberto ao público interessado, ainda como parte da programação paralela da Bienal de Gravura.

Foi evidente o encantamento dos presentes ao workshop. Diante da desenvoltura técnica do Mestre (sob o olhar atento do crítico e eterno incentivador – o grande Mestre Ricardo Amasadi)

jeronimoworkblog05 1 2 3

(“qualquer menino de 5 anos pode fazer isto”!, dizia ele, – entre provocador (?), ingênuo (?) irônico (?), enquanto mostrava matrizes e ferramentas (produzidas por ele).

jeronimoworkblog07 1 2

Em dado momento, “entregou o ouro” e o “uau!” foi geral: O mestre “desmonta” literalmente uma matriz preparada para uma xilo colorida, técnica desenvolvida por ele.

E vai desmontando o “quebra-cabeça” com habilidade de quem há tanto tempo lida com a madeira e seus segredos.

jeronimoworkblog04 1

E o sol, sua marca, ilumina a sala, nordestinamente, a dizer que a arte nem sempre precisa conhecer escola para desfilar seu abc.

jeronimoworkblog02

Assinar as cópias que os presentes adquiriram foi o “grand finale” do mágico encontro entre artistas e fruidores de arte (dtv).

Em tempo: A exposição permanecerá aberta ao público até 31 de janeiro de 2011

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Comments are closed.