Um sábado para ficar na memória

No dia 13 último, a livraria Alpharrabio recebeu o Professor José de Souza Martins num memorável encontro, quando apresentou seus novos livros, Uma Arqueologia da Memória Social (Autobiografia de um Moleque de Fábrica) e A Política do Brasil Lúmpen e Místico.

08   JSMartins03

08   JSMartins02 2

Mas foi certamente o livro autobiográfico que mais chamou atenção. A leitura que o autor, visivelmente emocionado, fez de alguns trechos desse livro, emocionou o público presente, composto de amigos, ex-colegas do curso de magistério no Colégio Américo Brasiliense e até sua professora do curso primário, em São Caetano do Sul, a Dona Olga que o chamou, carinhosamente, de “meu menino”.

08   JSMartins01

A obra é inclassificável como gênero. Memória que é também sociologia, retrato e análise da vida cotidiana na região do ABC, brasileira, universal, mas também e sobretudo, literatura, alta literatura, para o conhecimento e o deleite estético, para o simples prazer de ler, ler para conhecer e conhecer-se, já que ali há espelhos que retratam muitos de nós, seres “nascidos para as durezas do trabalho”, com nossas origens proletárias e rurais. Verdadeira história de superação de adversidades de toda ordem comuns a todos nós, que temos origens emigrante, migrante, rural e fabril. Uma formidável narrativa que leva o leitor a compreender a si próprio e às suas circunstâncias.

08   JSMartins06

Ao final da leitura e intervenção de alguns dos presentes, a confraternização descontraída e a longa fila de autógrafos encerrou o encontro, que ficará certamente na memória de todos os que ali estiveram, como celebração fraterna da inteligência e do (re)cordar. (dtv)

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Debates Culturais, Programação Alpharrabio. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>