Exposição Arte-Postal – Os Livros – sábado – 10horas

Arte Postal – Os livros / Mail Art – The books
Exposição Coletiva de Arte Postal – Os Livros
projeto de Constança Lucas – http://artepostaloslivros.blogspot.com

carimbo arte postal os livros agosto 2011 002

17 de setembro a 15 de outubro de 2011
Rua Eduardo Monteiro, 151 – Jd. Bela Vista – Santo André – SP – Brasil
Telefone: 11 4438.4358 – http://www.alpharrabio.com.br
alpharrabio@alpharrabio.com.br

Os livros e as artes de ler os livros

Na chamada civilização da imagem, o livro como imagem e representação. O livro como objeto de conhecimento, mas também como prazer lúdico e estético. A importância do ato de ler, não apenas pela palavra. O livro lido (e compreendido) de outra maneira.
Uma exposição de Arte Postal como esta, cujo tema são os livros, composta por nada menos que 582 postais, enviados por 289 participantes de 20 diferentes países, resgata, além de tudo, a arte da epistolografia, comunicação que rejeita a massificação, única e pessoal, correspondência com valor artístico. Exposição (também) para ser lida.
Sinal dos tempos: a partir de uma convocação virtual, a resposta em centenas de trabalhos que levam a marca do corpo, o carimbo dos correios, a mensagem em letra cursiva, colagem, desenho, fotografia, imagens, arte correio. A presença física do livro representada por outros meios (blogs, emails, sites, photoshop, fotografia).
Curioso observar a participação coletiva de duas escolas, uma do estado do Paraná e outra da cidade de Santo André, SP. Louvável esforço de professores em introduzir no cotidiano escolar também esta forma de interpretação (estética e social), instigando jovens a estabelecer diálogos e interrogações que vão além da mera recepção.
Vida longa aos livros e às artes de ler os livros.

dalila teles veras

This entry was posted in Debates Culturais, Programação Alpharrabio. Bookmark the permalink.

Comments are closed.