Fantoches constroem leitores e imaginário

As tias Suca e Penélope armaram uma surpresa para a criançada, no encerramento do Construindo Leitores 2011

11   Cleitores  1

Atenção, atenção, disse a tia Suca, devidamente paramentada, “esquetando” com a já costumeira “ginástica musical” a platéia: o espetáculo vai começar:

11   Cleitores  2

E foi aí que se deu a mágica daquela manhã de sábado.

11   Cleitores  13

os adoráveis personagens, criados, construídos e manipulados pelo artista Abraão Gouvea na sua fantástica “Fábrica de Fantoches”

11   Cleitores  8

dançantes, instrutivos, engraçados, o pinóquio, o flautista, a vovó, o fotógrafo e tantos outros simpáticos bonecos iam se apresentando, iluminados

11   Cleitores  7

de pura magia, verdadeira “viagem” musical pela imaginação

11   Cleitores  19

Após a “materialização” do artista-pai dos bonecos, a visita aos bastidores, conhecer como é que se produz “encantamento”

11   Cleitores  18

Ah! então é assim! “Vou fazer esse teatro dentro do meu guarda-roupa e vocês vão assistir sentados na minha cama.” disse um dos pequenos

11   Cleitores  21

já “na pele” e no “papel” de lobo mau. E saiu dali pedindo para alguém ler pra ele a história do chapeuzinho vermelho que, diga-se, já sabe de cor e salteado (sim, a antiga, aquela politicamente incorreta que seus pais e avós aprenderam e contaram para ele).

O Construindo leitores acontece mensalmente há exatos dois anos na livraria Alpharrabio e foi idealizado por Penélope Martins, autora de histórias para a infância, Suca Moraes e Cristina Suzuki, artistas visuais. Trata-se de um projeto que visa a valorização do livro e a formação de leitores, aberto gratuitamente ao público interessado e que, pela sua constância e variedade de atividades, conta com um público fiel e entusiasmado. As imagens, como sempre, são de “tia” Luzia Maninha e os bastidores, incluindo pipoca, é por conta de “tia” Eliane. (dtv)

em tempo: visite a fábrica de bonecos aqui

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Programação Alpharrabio. Bookmark the permalink.

Comments are closed.