Alpharrabio 20 anos – O Alpha pelos alphas III

Um alpha desterrado
Daniel Brazil

Moro há mais de 40 anos na mastodôntica cidade de São Paulo. Por várias circunstâncias, sempre tive um especial apreço pela região do ABC. Colegial da rede pública, fiz meu primeiro passeio a Paranapiacaba em meados dos anos 70. A turma foi de trem, num domingo, para o que hoje é conhecido como “estudo do meio”. Com uma pequena máquina, gastei três rolos de filme p&b fotografando aquele cenário encantador e – para mim – inusitado.
Foi o início de um namoro que não acabou até hoje. Após idas e vindas, fui trabalhar na Secretaria de Cultura de Santo André, na primeira gestão do Celso Daniel. E por artimanhas do destino, acabei participando da festa de inauguração do Alpharrabio!
Poderia ser só mais um coquetel. No entanto, senti que se criava ali um lugar especial, diferente de qualquer sebo ou livraria que eu conhecesse na capital. Voltei a circular em São Paulo, rodei o Brasil, escrevi centenas de roteiros, trabalhei em duas redes nacionais de TV, mas sempre passava pelo ABC.
Até que, em 2007, retornei pra valer. Agora escrevendo um programa semanal de TV, o ABCD Maior em Revista. E tive o prazer de conviver por mais de um ano com Dalila, Maninha e boa parte do mundo cultural e artístico do ABC, em prazerosas gravações semanais que ocorriam no generoso espaço do… Alpharrabio, claro!
Provavelmente sou o mais ômega dos alphas, o mais distante. Mas gosto de dizer para os paulistanos que a livraria mais bacana da cidade fica em Santo André. Alguns reagem com perplexidade. Outros sorriem, sábios. Estes conhecem.

08   Daniel130811 1
O alpha Daniel Brazil (de camisa azul) no Alpha (fila dos autógrafos no lançamento do livro Uma arqueologia da memória, de José de Souza Martins) em 12.8.2011. (Foto: Luzia Maninha, Acervo ABCs Núcleo Alpharrabio de Referência e Memória)

PS: Aquelas fotos de aprendiz, dos anos 70, hoje fazem parte do acervo do Museu de Santo André. Alpha-ômega, Uruboros, o eterno retorno…

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>