Alpharrabio 20 anos – O Alpha pelos alphas IV

Alpha – 20 anos de um nascer cultural
Constança Lucas

Alpha anotação antiga, alma antiga, privilegia os instantes dos fazeres e afazeres com especial delicadeza cultural.
O fato de eu ser portuguesa fez-me conhecer a poeta lusitana Dalila Teles Veras, nos anos oitenta do século passado, através da revista Peregrinação, na qual eram publicadas criações dos portugueses espalhados pelo mundo afora. Não havia internet e as missivas eram intensas usando os correios.
O Alpha surgiu vários anos depois, resultado do ativismo cultural da poeta Dalila e da Luzia Maninha, duas mulheres incansáveis na luta pela democratização cultural, só dando acesso se acessa. Muitas têm sido as atividades do Alpha: edições, boletins, exposições, saraus, venda de livros, site, blog, encontros vários…
Tenho participado com intensidade de muitas atividades culturais no Alpha especialmente com os meus desenhos. Gostei muito de fazer lá algumas exposições, com desenhos, pinturas, arte postal… sempre fui muito bem acolhida.
É um imenso prazer participar com os meus desenhos nos livros editados pela Alpharrabio Edições, o último livro em que participei é especialmente delicioso, pelos afetos envolvidos, pelos conteúdos gastronômicos tão especiais, pelo cuidado gráfico, pela amizade.
O Alpha fica em Santo André, eu em São Paulo, as duas cidades não ficam longe uma da outra, mas os excessos de São Paulo fazem-nos programar e medir todos os passos.
Assim grande parte do nosso convívio é virtual o que não diminui em nada a amizade, o interesse e a partilha.
O tempo é um nascer do sol, sempre fascina pelas múltiplas possibilidades e descobertas, os vinte anos do Alpha passam assim como um olhar para o sol e em troca recebemos um sorriso.
Bem hajam estas duas lindas mulheres Dalila e Maninha que apesar de todos os empecilhos fazem acreditar e acontecer sonhos, provam que ter esperança dá frutos muito importantes.

Constanca20Anos 1

Constança Lucas na comemoração do 3o. aniversário do Alpha, 21 de fevereiro de 1995, lançamento da edição especial do Boletim Alpharrabio (100 exemplares com originais de 10 artistas, ela incluída, que haviam participado da Parede D´Arte) Foto: Luzia Maninha, Acervo ABCs Núcleo Alpharrabio de Referência e Memória /em>

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Colaborações, Programação Alpharrabio. Bookmark the permalink.

One Response to Alpharrabio 20 anos – O Alpha pelos alphas IV

  1. Constança says:

    Longa vida ao Alpha !!!!!!!

    abraços cordiais
    Constança

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>