“A Poética do Devaneio”

“A Poética do Devaneio”
Abertura: 11 de agosto de 2012 – sábado às 11h

Exposição: 11 de agosto a 21 de setembro Segunda a sexta das 13 às 19h – sábado das 9h30 às 13h

Ateliê Projeto Impresso
Artistas integrantes da “A Poética do Devaneio”
Angela Rolim, Carmen Nora, Cecília Tavares
Djenane Pamplona, Evany Cardoso
Leonor Décourt, Marcia Rommes
Silvana Soriano, Sonia Távora
Teresa Stengel, Zula

PoeticaSA

A Poética do Devaneio do Ateliê Projeto Impresso
na Livraria Alpharrabio

O Ateliê Projeto Impresso tem reunido artistas que se utilizam da imaginação material, onde as mãos têm papel fundamental, contra as resistências da matéria, na tentativa de superá-las, num embate entre forças naturais e humanas.

Carregam consigo a própria história transpassando tantas outras artes, a música, a literatura, a pintura, a fotografia para, agregadas aos seus devaneios pessoais, darem corpo à imaginação criadora a permitir surpresas e encantamentos.

A exemplo da assertiva, tomaram mais recentemente Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século – compilados por Marcelino Freire, Contos, de Machado de Assis, a música de Villa Lobos e a de Noel Rosa para produzirem em ateliê.

Juntaram-se para o trabalho e também para as mostras: In Versões, Estampas d’Alma, Harmonias e Contrapontos, “…quando por mim você passa…”, dentre outras muitas parcerias ao longo dos últimos 10 anos de existência do Ateliê Projeto Impresso, lugar da imaginação produtora, fonte de invenção e originalidade, onde não se vê apenas com os olhos.

Dentro dessa mesma proposta, A Poética do Devaneio de Gaston Bachelard, objeto de reflexão pelo grupo integrante do Ateliê, gerou em 2011 a Mostra de mesmo nome trazida agora, parcialmente, para a Livraria Alpharrabio.

Trata-se de imagens originalmente criadas através de técnicas ligadas à gravura como água tinta, água forte, verniz mole, serigrafia, ponta seca, fotogravura, separadas ou conjuntamente a propiciar uma infinita conjugação de “erros”. No pensamento de Bachelard, é tanto mais rica a experiência quanto mais complexos forem os erros.

A exposição “A Poética do Devaneio” chega em pequenas edições feitas manualmente, com impressões no Ateliê (e não só), numeradas e assinadas, com tempos dilatados e sonhos conduzindo-nos “a um reagente da diversidade de sentimentos e emoções, que pertence à ínfima distância entre o silêncio sonhador e a contemplação”

Fátima Roque

……………………………………………………………

“A Poética do Devaneio”
Abertura: 11 de agosto de 2012 – sábado às 11h

Exposição: 11 de agosto a 21 de setembro

Segunda a sexta das 13 às 19h – sábado das 9h30 às 13h

Local: Livraria Alpharrabio
Rua Eduardo Monteiro, 151 – Santo André
Tel. 11 4438 4358

Ateliê Projeto Impresso
Artistas integrantes da “A Poética do Devaneio”

Angela Rolim
Carmen Nora
Cecília Tavares
Djenane Pamplona
Evany Cardoso
Leonor Décourt
Marcia Rommes
Silvana Soriano
Sonia Távora
Teresa Stengel
Zula

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>