Alpharrabio 21 = Ano quarto (1996)

1996   01

06 janeiro
Folia de Reis – Depoimentos de Dilma de Melo e Silva, José Duda, Dalila Teles Veras e convidados sobre a tradição da Folia de Reis. Audição de músicas alusivas à data e apresentação ao vivo de canções típicas da data, com Mara Forato e Wagner Calmon Ferreira.

12 janeiro
30ª Parede d´Arte – Retratos da essência, computerimagens de João Antonio da Silva Sampaio. Imagens gráficas criadas por computador.

27 janeiro
Talentos Emergentes – 4ª versão do ciclo Talentos Emergentes, com a poeta Rosana Luiza Destro.

16 fevereiro
“Carnavalpharrabio” – Festa de Carnaval ao som de modinhas antigas. Com a idéia de recuperar datas populares de caráter profano-religioso, reavivar tradições e recuperar a memória que começa a desaparecer, iniciada no ano anterior, o Alpharrabio convidou o colecionador José Duda para fazer uma seleção de primeiras gravações de clássicos carnavalescos, seguida de depoimentos dos presentes.

1996   02

1 março
Comemoração dos quatro anos de atividades da livraria Alpharrabio:

– Lançamento, com a presença dos autores, da coleção “Poéticas”, composta de cinco plaquetes, acompanhados de um encarte e de um disquete com os respectivos textos. Fazem parte da coleção os autores Dalila Teles Veras (Poética das Circunstâncias), Jurema Barreto de Souza (Poética da Ternura), Zhô Bertholini (Poética Urbana), Rosana Chrispim (Poética da Essência) e João A. Silva Sampaio (Poética da Visualidade).

– Performances teatrais com atores da Cia. Espinha de Peixe e NET-Singular.

– Abertura da 31a Parede D´Arte, a cargo dos artistas gráficos Zhô Bertholini e João A. Silva Sampaio, baseada nas publicações e atividades da livraria nestes quatro anos.

8 março
Ensaio Aberto da Peça Retalhos Imortais do Serafim, de Artur Gomes, que atua também como ator ao lado de Márcia Veiga e Wilson Julião.

9 março
Início da Oficina de Poesia “Laboratório da Paixão”, coordenada por Dalila Teles Veras, dirigida a todos os interessados em aprimorar o fazer poético, sem limite de idade ou de experiência, com duração de quatro encontros (9, 16, 23 e 30 de março).

30 março
Lançamento do livro Poesias Ocultistas de Fernando Pessoa (Editora Aquariana, SP), com organização, seleção e apresentação de João Alves das Neves, presidente do Centro de Estudos Americanos Fernando Pessoa, seguido de projeção de vídeos sobre o poeta Fernando Pessoa e debate com o prof. João Alves das Neves.

1996   03

13 abril
Dando continuidade à comemoração dos 4 anos de atividades, o evento multimídia “Os Assassignos Estão Chegando”, sob a coordenação geral de Artur Gomes, com as atividades:

– Abertura da 32ª Parede D’Arte com a exposição “ReFavela”,de Artur Gomes, colagens gráficas com materiais diversos como tecido, lápis, papel e outros.

– Declamação dramática de poema por Artur Gomes e performance com a bailarina Nirvana Marinho, do grupo de dança da Unicamp, com uma coreografia especial para o poema Cântico dos Cânticos de Oswald de Andrade.

– Apresenção do músico Adler São Luís, lançando seu primeiro albúm de MPB.

– Performance com Mônica Cardella e Arlette Ferreira

– Início das atividades da Escolinha de Teatro Alpharrabio, com oficinas coordenadas pelo ator e poeta Artur Gomes. As oficinas terão duração de dois meses e têm por objetivo fornecer à criança de 8 a 12 anos meios de expressão de seu imaginário, através de diferentes formas de comunicação, estimulando sua percepção para a arte como meio de expressão da cultura e do exercício do fazer teatral.

1996   04

20 abril
Encontro que dá prosseguimento à Oficina “Laboratório da Paixão”, sob o tema Poesia Concreta, com o poeta Zhô Bertholini.

26 abril
Encontro com a escritora e pesquisadora Hygia Calmon Ferreira.

27 abril
Talentos Emergentes (5ª versão), com apresentação de trabalhos inéditos de Margarete Schiavinatto, seguida de leitura de poemas, números musicais com Mara Forato e Wagner Calmon, e exposição de arte de João Tessarini.

04 maio
Abertura do projeto Leituras Poéticas, com o poeta Celso Alencar que fará uma leitura dos poemas de seu livro Primeiro Inferno e Outros Poemas. Leituras Poéticas tem por finalidade promover uma troca de experiências entre os poetas da região e de outras partes do Brasil, além de resgatar a prática da leitura de poesia. O evento contou com a participação especial da cantora Marcela.

11 maio
33a Parede D´Arte – Wagner Alhadef – “Poética da Piracema”, arte naif, do artista plástico maranhense que expõe seus trabalhos em óleo sobre tela, resultantes de uma pesquisa com temática indígena colhida na tribo Caiapó, no Mato Grosso. Este trabalho já foi exposto no SESC-Pinheiros e vem pela primeira vez ao ABC.

1996   05

24 maio
Jogos de Nudez – Recital de poesia com Marina Rolim, que apresenta poemas de sua autoria.

25 maio
Talentos Emergentes (6ª versão) – Mais um novo poeta, ainda inédito em livro, apresenta-se neste projeto: Tarso de Melo – participação especial do flautista André da Silva Calixto e Ninho no violão.

01 junho
Leituras Poéticas – Segunda versão do projeto Leituras Poéticas, trazendo o poeta Álvaro Alves de Faria, dono de uma obra que abrange poesia, crônica, romance e teatro, com mais de 20 livros publicados, entre eles, O Azul Irremediável, A Faca no Ventre, O Tribunal, Em Legítima Defesa, Mulheres do Shopping, Motivos Alheios.

08 junho
Poesia pá/lavra:som – Oficina dirigida a leitores e praticantes de poesia, coordenada pelo poeta Artur Gomes.

13 junho
“Pessoa” – Monólogo com o ator Marcos Lemes lembrando o aniversário de nascimento do poeta Fernando Pessoa (13.06.1888). Este monólogo volta à Livraria Alpharrabio depois da bem sucedida temporada em 1995. Sob a direção de Sílvio Vieira, o ator Marcos Lemes, também autor da adaptação, mostra um Fernando Pessoa dialético e filosófico e, sobretudo, dramático.

15 junho
Aula aberta/ensaio da Barca dos Navegantes, com o grupo da Escolinha de Teatro Alpharrabio (direção geral de Artur Gomes).

15 junho
Lançamento do livro Juca Arteiro do menino Daniel Henrique Esteves, de São Caetano do Sul.

15 junho
Estórias que a música não contou – Mesa redonda com os pesquisadores musicais José Duda da Costa, Wagner Calmon Ferreira e Milton Andrade, contando “estórias” relacionadas à MPB, recolhidas em suas pesquisas. São curiosidades acerca de músicos, compositores e cantores, ilustradas com audição de gravações raras do acervo particular de Wagner e Duda. Participação especial de Osvaldo Varoli e Zhô Bertholini.

1996   06

21 junho
Perto do Coração – espetáculo teatral com a atriz Antonia Pinheiro, do Grupo Arambá. Trata-se de um monólogo, texto da própria atriz, inspirado na obra de Clarice Lispector.

22 junho
Lançamento da revista literária A Cigarra nº 26

28 junho
Festa Junina na Livraria, com os convidados vestidos a caráter e música e comidas típicas da época.

29 junho
Talentos Emergentes – Na 7a versão do projeto Talentos Emergentes o andreense Fabiano Calixto é apresentado ao público, fazendo uma leitura de seus poemas inéditos.

06 julho
Lançamento do livro A Palavraparte, poemas em prosa (Alpharrabio Edições) de Dalila Teles Veras. Performance da Cia. Espinha de Peixe e teatralização de poemas do livro pelo ator e poeta Artur Gomes.

12 julho
34ª Parede D’Arte – Exposição Gráfica, com desenhos de Perkins Têh Eme. Diversos painéis com fotos, ilustrações, gravuras e poemas trabalhados graficamente.

1996   07

13 julho
Lançamento do livro Poemantos, de Irineu Volpato, de São Bernardo do Campo.

15 julho
“Ressaca Cura-se com Escracho”. Uma temporada (sempre às segundas-feiras – dias 15, 22 e 29.7.96) com o grupo Espinha de Peixe, direção de Azê.

20 julho
Leituras Poéticas – com Milton Andrade, de São Caetano do Sul, que diz poemas de sua autoria, inéditos em livro.

27 julho
Talentos Emergentes – Apresenta, na 8ª versão, o poeta Artur Soares da Cruz.

1996   08

17 agosto
Lançamento e autógrafos do livro Através dos Sertões: Euclides da Cunha e Guimarães Rosa (Massao Ohno), de Paulo Dantas, ensaios sobre os livros Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa e Os Sertões, de Euclides da Cunha.

21 agosto
Abertura do Projeto Quartas Musicais, com o músico e compositor Alexandro, no recital “Ode ao Silêncio”. Participação especial de Adolar Marin e Artur Gomes.

24 agosto
Recital da cantora Marcela Alves, acompanhada do violinista e compositor Aymoré Filho. No programa, canções de Waldemar Henrique e Heckel Tavares.

31 agosto
Talentos Emergentes (9ª e última versão), com Heitor C. Gonçalves, que lança o seu livro de estréia, Nuvens Dispersas na Realidade.

4 setembro
4 e 11.9.96 – Ode ao Silêncio – Show com o compositor Alexandro. Participação especial de Adolar Marin e Artur Gomes. Sambas e canções populares dos três artistas. Participação especial da bailarina Patrícia Wormhoudt.

6 setembro
Lançamento do nº 27 da revista literária A Cigarra. Nesta edição, contribuições de poetas nacionais e estrangeiros, como Arnaldo Antunes, Constança Lucas, Solange Borges, Artur Soares da Cruz, Rosana Chrispim, além de trabalhos dos próprios editores: Jurema Barreto de Souza, Zhô Bertholini e João A. Silva Sampaio. A capa é do artista plástico Mariano Teixeira do Amaral Neto.

1996   09

09 setembro
Reunião de cerca de 50 artistas, intelectuais e produtores culturais, com o candidato a Prefeito Municipal de Santo André pelo PT, Eng. Celso Daniel, sobre seu plano de governo (políticas públicas para a cultura).

14 setembro
Encontro com a escritora Rita Ribeiro, que autografa seu romance Ana Jansen, (Editora Record), obra que aborda, de maneira crítica e até polêmica, a figura de Ana Jansen, precursora das causas feministas; uma mulher que viveu muito além do seu tempo e se tornou lenda no Maranhão.

20 setembro
35ª Parede D´Arte – Mauro Morini. 7 obras de grandes dimensões, em óleo sobre tela, que fazem parte da série “As Cores da Menopausa”, onde o artista retrata mulheres de meia idade, sensuais e atraentes.

21 setembro
O poeta Luís Henrique Beust autografa seu livro de poesia Da Infância, do Coração e do Mundo.

28 setembro
“Talentos Emergentes” – versão especial do projeto Talentos Emergentes, iniciado em 1995 e que mostrou nove poetas com obra inédita. Esta versão reúne todos eles e mostra a sua produção após a apresentação no Projeto, como uma forma de acompanhamento e discussão de um trabalho poético em progresso. Participam os poetas Moacyr Costa Silva, Wilma Lima, Fernando Cereja, Rosana Luiza Destro, Margarete Schiavinatto, Tarso de Melo, Fabiano Calixto, Artur Cruz e Heitor Gonçalves que autografam uma pequena coletânea (Alpharrabio Edições) com um poema de cada um.

5 outubro
Leituras Poéticas – Os poetas do grupo paranaense “Encontrovérsia”, mantêm um encontro com os poetas da região e demais interessados em poesia. Os poetas Edival Perrini, Jandyra Kondera, Leopoldo Scherner, Luiz Alberto Pena Kuchenbecker, Luiz Carlos Cabañas, todos residentes em Curitiba, autografam o livro Poemas do Encontrovérsia, que assinala os quinze anos do Grupo.

09 outubro
Lançamento da coleção “Prosas” (Alpharrabio) – uma caixa com 6 livros (plaquetes): O Semeador de Lembranças, de Alexandre Takara, Andanças na Contramão, de Antonio Possidonio Sampaio, Estórias de Curiapeba, de Aristides Theodoro, Textos em Com…Textos, de Eduardo Bottallo, Sabor Canjica e Outras Estripulias, de Valdecirio Teles Veras e Porta Sem Trinco, Baú Sem Tranca, de Wagner Calmon.

10 outubro
“Cavalinho Azul” – peça teatral, de Maria Clara Machado, com direção de Artur Gomes. Montagem resultante do curso de teatro infantil, realizado na livraria, coordenado por Artur Gomes.

19 outubro
“Quem sabe Conta” – Abertura do projeto Quem Sabe Conta, onde um convidado falará de um tema que conheça bem e tenha desejo de colocá-lo em discussão, na área de literatura e arte em geral. Para a abertura deste projeto, foi convidado o poeta Moacyr Costa Silva que falará sobre a obra de Dostoievski.

26 outubro
Festa dos Ratos (festa surpresa – confraternização entre os frequentadores).

1996   10

9 novembro
Performance de Dança Espontânea, com a profa Clarisse Bernardet Pinto.

23 novembro
“Consciência Corporal e Movimento Espontâneo” – workshop com a profa Clarisse Bernardet Pinto.
Trata-se de uma visão holística do corpo (físico, mente e emoção), através de experiências de conscientização, de relaxamento e locomoção pelo espaço (em ritmos e dinâmicas diferentes).

23 novembro
Leituras Poéticas – O poeta, tradutor e ensaísta Cláudio Willer autografa o seu livro Volta (Editora Iluminuras), sua primeira incursão em narrativa em prosa.

26 novembro
26, 27 e 28 de novembro – Um Ator em Três Tempos, com Marcos Lemes, apresentando os seguintes monólogos:

26 novembro
“Recado” (textos de Dalila Teles Veras).

27 novembro
“Confidências Masculinas” (Adaptação do texto de Carlos Eduardo Novaes).

28 novembro
“Pessoa” (textos de Fernando Pessoa).

29 novembro
Lançamento do livro Sobrevir, poemas, de Margarete Schiavinatto. Primeiro livro da poeta, que participou do projeto Talentos Emergentes.

30 novembro
“Quem sabe Conta” – Nesta segunda versão do projeto Quem Sabe Conta, o poeta Tarso de Melo fala sobre a vida e a obra de Paulo Leminski, o poeta curitibano falecido prematuramente e hoje reconhecido nacionalmente.

01 dezembro
Nanico – Show com o músico Naiman, com músicas de sua própria autoria.

6 dezembro
Intimamente Vinicius – Recital musical com Mara Inês Forato, Wagner Calmon Ferreira (violão e voz) e Henry Fujinami (violino), apresentando músicas e peculiaridades da vida de Vinicius de Moraes, com direção de Roberto Barbosa.

7 dezembro
“A Palavraparte” – Estréia do monólogo A Palavraparte, com o ator Artur Gomes, que é também responsável pelo roteiro, baseado no livro homônimo de Dalila Teles Veras. Direção: Amir Haddad.

14 dezembro
Vigília Poética – Encerramento das atividades culturais do ano, com 12 horas ininterruptas (das 10 às 22h) de poesia. Exposição de livros, ilustrações, discussões, performances e leituras. Lançamento do no 29 da revista A Cigarra. Participantes: Cláudio Willer, Heitor Gonçalves, Rosana Chrispim, Zhô Bertholini, Jurema Barreto de Souza, João Antonio Silva Sampaio, Tarso de Melo, Aristides Theodoro, Iracema Mendes Régis, Fernando Cereja, Wilma Lima, Dalila Teles Veras, Rosani Abou Adal, entre outros. Encerra o evento, o ator Marcos Lemes com o monólogo Recado, reunião de textos de Dalila Teles Veras.

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Debates Culturais, Personagens, Programação Alpharrabio. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>