Alpharrabio 21 = Ano oito (2000)

2000   01

05 fevereiro
Reunião dos Escritores em Movimento.

04 março
Reunião dos Escritores em Movimento.

01 abril
Reunião dos Escritores em Movimento.

06 maio
Reunião dos Escritores em Movimento.

20 maio
“O Imaginário Cultural na Região do Grande ABC neste final de século – Uma Introdução”, palestra com Alexandre Takara, professor de Antropologia Cultural da UMESP – Universidade Metodista de São Paulo.
Esta palestra é introdutória ao debate sobre o Imaginário Cultural regional, eixo temático das atividades do ano de 2000.

27 maio
Lançamento do livro Fábrica, de Fabiano Calixto.
Os poemas publicados em Fábrica foram escritos nos anos de 1998 e 1999. Este é o primeiro livro de Calixto que, antes, em 1998, publicou uma edição artesanal (Algum), com 14 poemas.

10 junho
“Camões e Pessoa – obras e pessoas” – mesa redonda e leitura de poemas dos poetas portugueses Luís de Camões e Fernando Pessoa, alusivas ao aniversário da morte de Camões, 10.6.1580 (comemorado também como o dia de Portugal), e ao aniversário de nascimento de Pessoa, 13.6.1888. Realização em parceria com o Centro de Estudos Americanos Fernando Pessoa. Palestra de João Alves das Neves, presidente do CEAFP e de Tarso de Melo. Apresentação por Wagner Calmon de números musicais com poemas de Camões e Pessoa e leitura por Dalila, de poemas de ambos os poetas.

2000   03

2000   02

15 junho
Lançamento do livro As Artes do Ofício – um olhar sobre o ABC, de Dalila Teles Veras.
As 60 crônicas reunidas neste livro foram selecionadas pela própria autora entre as cerca de 250 publicadas no Diário do Grande ABC, na coluna Viaverbo, de maio de 1995 a dezembro de 1999, e estão divididas em quatro capítulos: Livros e Literatura, Artes, Políticas Públicas da Cultura e Olhares (Des)Comprometidos. O critério de seleção utilizado foi o da temática regional, ou seja, um olhar da autora sobre o panorama cultural local neste final de século, apontando e colocando em discussão vários aspectos das artes e da cultura regional que, eventualmente, poderão merecer estudos futuros de aprofundamento.

17 junho
“Um Olhar sobre o ABC e seu Imaginário”, debate em torno dos temas propostos pelo livro As artes do Ofício – um olhar sobre o ABC, de Dalila Teles Veras, com Alexandre Polesi (jornalista), Luís Alberto de Abreu (dramaturgo), Alexandre Takara (professor) e Rosana Chrispim (poeta, jornalista).

01 julho
Reunião dos Escritores em Movimento.

01 julho
“O Imaginário do Grande ABC em Forma de Diários”. Escritores, poetas, artistas e jornalistas registraram a região durante todo o ano de 1999 , através de diários. Entre eles, Ademir Medici, Antonio Possidonio Sampaio, Dalila Teles Veras, Luís Alberto de Abreu, Irineu Volpato, Alexandre Takara, Aristides Theodoro, Marília Magalhães Pedrosa, Valdecirio Teles Veras e Gilberto Tadeu de Lima. A idéia surgiu do escritor Antonio Possidonio Sampaio, autor de vários livros sobre a região, entre eles, ABC Cotidiano, um cotidiário abrangendo o dia-a-dia do ano de 1992, em que o autor registrou os principais acontecimentos culturais, políticos e sociais ocorridos em Santo André e em outras cidades da região. Esses autores, presentes ao debate, falam do inédito projeto que, inclusive, tem continuidade, por alguns, em 2000.

2000   04

2000   05

07 julho
Concerto de viola – Show de lançamento do CD “Violeiro Andante”, com o compositor, pesquisador e músico Fernando Deghi. Dele, diz Clodomiro Martins, no texto de apresentação do CD: “O autor alia em seu trabalho uma apurada técnica à pesquisa incessante e ao estudo profundo das potencialidades da viola. Daí, sua obra abranger enorme gama de estilos e ritmos musicais, desde as mais profundas raízes sertanejas e folclóricas, até a mais elaborada música erudita. Passa, assim, em seu leque musical, sempre com brilho, pelo pagode caipira, catira, chegando até a inovar no choro”.

08 julho
Lançamento do livro Santiago de Compostela – Um Caminho de Muitos Nomes, de Carlos Lopez Perez, peregrino que fez a pé o caminho de Santiago de Compostela, nos meses de maio e junho de 1999.

14 julho
Show com a banda K.RAM.K – Banda de MPB (Músicos, Poetas e Brasileiros) que busca na poesia, no teatro, na expressão corporal e nas artes plásticas as bases de seu trabalho de pesquisa musical. A banda K.RAM.K (lê-se carranca) é composta por Anderson Francis (gaita, percussão e vocais); Dalton Martins (violino, flauta, violão, percussão e vocais); Denise Coelho (vocal e percussão); Jefferson Sooma (violão, flauta, percussão e vocal); Leandro Valquer (percussão e vocais) e Paulo Querubin (violão, percussão e vocal). Este show lança a campanha de apoio à gravação do 1º CD da banda.

15 julho
Conversa com o romancista Ariosto Augusto de Oliveira, que também autografa o seu sexto livro de ficção, o recém-lançado romance Vila Nova de Málaga (Ed. Conexão Nacional, 2000).

21 julho
Música e Poesia (Ruy Affonso e AtriuM Musical) – Ruy Affonso é ator, diretor e autor de teatro, televisão e cinema. Foi um dos fundadores do TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, criou o grupo artístico Jograis de São Paulo, conjunto formado por 04 atores que apresenta poemas, através do coral falado ou de solos encadeados.
O Grupo AtriuM Musical (Villa, flauta, Ruslan, violino e Márcia, piano) apresenta músicas que vão do Barroco ao Neoclássico.

22 julho
Quem Está Escrevendo o Futuro? – Discussão sobre a coletânea de textos “Quem está escrevendo o Futuro? – 25 textos para o Século XXI, que reúne, entre outros, os nomes de José Ramos Horta (Prêmio Nobel da Paz 1996), Gilberto de Mello Kujawski (filósofo e ensaísta do jornal Estado de São Paulo), Frei Betto (frade dominicano e escritor), Henry I. Sobel (Rabino e presidente da Congregação Israelita de São Paulo), Leonardo Boff (teólogo, escritor e prof. da UERJ), Luiz Gushiken (Sindicalista e ex-deputado federal), Moacyr Scliar (médico e escritor) e Vicente Paulo da Silva (Vicentinho, Presidente da CUT). Esta obra busca trazer reflexões de pensadores da mais variada gama de ofícios, que tiveram como fio condutor as eloqüentes reflexões sobre o século XX elaboradas pela comunidade Internacional Baháí, apropriadamente intituladas “Quem está escrevendo o futuro? – reflexões sobre o século XX”, texto que inspirou a feitura do livro que estará em discussão.

28 julho
Concerto com o grupo “Opus Camerata” – O trabalho deste grupo de violões teve início há 20 anos na cidade de Mauá, passando por várias formações. Interrompendo suas atividades durante 9 anos, retoma o seu trabalho em 1997, a convite da Prefeitura do Município de Mauá. Desde então, o grupo vem se apresentando regularmente e já tocou, entre outros, no MASP, na Biblioteca Mário de Andrade, no Teatro Municipal de Santos, no Programa Panorama, da TV Cultura, e diversos espaços na região. Integrantes: Elias José da Silva, João Felício Alves, José Gilberto Pires, Lamartine Rodrigues Bueno Júnior e Rosimeire Ferreira dos Santos Pires.

05 agosto
Reunião dos Escritores em Movimento.

19 agosto
Lançamento do livro Brazilírica Pereira: A Traição das Metáforas (Alpharrabio Edições), poesia, de Artur Gomes. Como parte do evento, uma exposição de colagens (Retalhos Imortais do SerAfim), também de autoria de Artur, que encerra com uma performance recitando poemas.

30 setembro
Lançamento do livro História Mal Dormida Duma Viagem, de Irineu Volpato.

30 setembro
Apresentação musical de Cristina Melo.

07 de outubro
Lançamento e autógrafo do livro Três Abutres, de Cláudio Feldman

26 outubro
Lançamento e autógrafos dos livros Minudências, de Dalila Teles Veras, ABC no Fim do Milênio, de Antonio Possidonio Sampaio e Na Trilha do Trem, de Valdecirio Teles Veras, que inauguram a Coleção Imaginário (Alpharrabio Edições), resultado do projeto de “diarização” do ano de 1999 por escritores da região.

04 novembro
Reunião dos Escritores em Movimento.

02 dezembro
Reunião dos Escritores em Movimento.

2000   06

2000   07

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Debates Culturais, Personagens, Programação Alpharrabio. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>