Alpharrabio 21 = Ano nove (2001)

2001   01

28 janeiro
Reunião do novo Secretário de Cultura de Santo André, Acylino Bellisomi, e sua equipe (Alexandre Takara, secretário adjunto, Marta de Betânia Juliano, diretora, Eduardo Gonçalves, assessor e Marcos Azevedo, coordenador da Casa da Palavra), com um grupo de cerca de 40 produtores culturais, frequentadores da livraria, para debater políticas públicas da cultura para a cidade.

03 março
Reunião dos Escritores em Movimento.

03 março
Conversa de Livraria: “O Processo Criativo no seu Dia-a-Dia”
Abrindo as atividades culturais de 2001, cujo tema central é a literatura produzida na região do Grande ABC, sob o título geral “A Literatura Mora ao Lado”, este primeiro encontro abre o ciclo Conversa de Livraria e reúne três escritores da região que têm em comum a preocupação de facilitar o processo criativo da escrita, tanto instrumentalmente, como ferramenta de trabalho, na área da educação formal ou artisticamente, no caso, a poesia. São eles: Rubens Marchioni, autor do livro Criatividade & Redação (Ed. Loyola, 2000); Sérgio Simka, autor do livro Por que não se Aprende Português (Ed. Musa, 2001) e Wagner Calmon Ferreira, autor do livro Pensando Poesia (Alpharrabio Edições, 1995). Após a mesa redonda com depoimentos dos três autores e debate com o público, os escritores autografam suas obras.

17 março
Cara a Tapa – Abertura do ciclo de leituras críticas, coordenado pelo poeta Tarso de Melo. Poetas convidados: Danilo Rodrigues Bueno, de Mauá, e Dalton Lopes Martins, de São Bernardo do Campo.

2001   02

2001   03

07 abril
Reunião dos Escritores em Movimento.

28 abril
Cara a Tapa – 2ª versão do ciclo, com os poetas convidados Jean de Oliveira Ferreira, de Santo André, e Guilherme Vidotto, de Mauá. Coordenação Tarso de Melo.

12 maio
Conversa de Livraria – Lançamento do livro História Natural, poesia (Ed. Gargântua), livro de estréia de Rodrigo Petronio, seguido de depoimento do autor e leituras de poesia.

26 maio
Cara a Tapa – 3ª versão do ciclo. Poetas convidadas: Deise A. Martineli de Assumpção e Aparecida Alves Meira Leite, ambas residentes em Mauá. Coordenação de Tarso de Melo.

02 junho
Reunião dos Escritores em Movimento.

16 junho
Lançamento do livro Fotografias, poemas, de Danilo Bueno (Alpharrabio Edições).

23 junho
Conversa de Livraria – Dentro do ciclo Conversa de Livraria, o escritor Mauro Iasi autografa seu livro Aula de Vôo e outros poemas. Na programação, recital de poesia e números musicais com o violonista e compositor Carlinhos Antunes.

30 junho
Cara a Tapa – 4ª versão do ciclo, com a participação de Leonardo Garzaro do Amaral e Pedro Henrique, poetas convidados, ambos de Santo André. Coordenação de Tarso de Melo.

2001   04

2001   05
07 junho
Reunião dos Escritores em Movimento.

04 julho
Lançamento do livro Inventor de Paisagens (Alpharrabio Edições) de Milton Andrade.

07 julho
Festival de Inverno Alpharrabio – Abertura: Performance do ator Carlos Lotto, “O Artista Inconfessável”, de João Cabral de Melo Neto, inspirado na Tela em tecido “sem título”, de Elda Fanucchi, que estará exposta. Às 19,30h – “Contos de Todo o Mundo” – O ator e arte-educador James Silva conta e reconta contos recolhidos pelo Brasil, pela África, pelo Oriente, muitos ainda vivos pela gentileza da tradição oral, também prestigia autores consagrados como Brecht.

13 julho
Trovadores de Mauá – Os Trovadores de Mauá apresentam o sarau “Música de Ontem Poesia de Sempre”. Um diálogo precioso entre a palavra cantada e a palavra falada é acompanhado pelo violão de Lamartine Júnior. O cancioneiro popular brasileiro, as modinhas recolhidas por Mário de Andrade, poetas antigos e contemporâneos, conhecidos ou não, enfim, o belo de cada época é resgatado pelo grupo trovador. Regina Galleti no piano, o tenor Luís Doné e também interpretando poemas Guilherme Vidotto e Cida Alves Meira Leite.

14 julho
Lançamento do livro Paisagens do Olhar (Alpharrabio Edições), de Paulo Franco, autor andreense, residente em Rio Grande da Serra desde 1964. Professor de Língua Portuguesa da Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo. Publicou os livros Plano de Vôo e AI-5 (em parceria) e individualmente publicou Outros Tantos, Notas das Horas e Pétalas de Insônia, todos de poesia.

14 julho
Opus Camerata – O quinteto de violões formado há 22 anos tem como sede a cidade de Mauá. O grupo, com novo repertório, apresenta composições da Renascença até os contemporâneos, de Praetorius a Villa Lobos, sem esquecer de Bach, de Vivaldi, de Pipó e Tom Jobim, entre outros. O Opus Camerata desenvolve um trabalho em que utiliza violões com afinações especiais adaptando peças clássicas para essa formação instrumental pouco convencional.

20 julho
Cia. Teatral no Pires – Leitura dramática da peça de Sérgio Pires “Fogueira ao meio do dia ou Bueiro do Amor”, dirigida por Rodolfo David. A humanização de personagens marginalizados questionando valores, limitações e dogmas impostos. O palhaço Ruazeiro da Vida, remanescente do circo antigo, conta histórias ao pé da fogueira. Só oculta a história “Bueiro do Amor” protagonizada por Amparo Caridade que resolve contá-la a contragosto do contador. A leitura, assim como o espetáculo, tem uma trilha sonora ao vivo (André da Silva Calixto – flauta e percussão) que oferece leveza e lirismo.

2001   06

2001   07

1 julho
Trio Vibrações – O trio leva este nome em homenagem a Jacob do Bandolim. São jovens músicos que vêm conquistando o público do ABC com um repertório popular brasileiro cuidadosamente escolhido: Tom Jobim, Paulinho da Viola, João Bosco e entre outros, o inesquecível choro de Valdir Azevedo, Pixinguinha, Ernesto Nazareth. O grupo é formado por Liliam Fagundes Santos (violão e voz ), sua irmã Aline Fagundes (voz e percussão) e Lúcio Costa (violinha, bandolim e cavaquinho).

27 julho
“Nossa Cidade ou Sete Cartas para Pierina” – Audição da peça radiofônica que tem como locutor o ator Milton Andrade e conta com as participações especiais de Sônia Guedes, como Marilda, e Antônio Petrin no papel de Piero, além do elenco de alunos da Escola Livre de Teatro de Santo André. Esta é uma versão da peça teatral “Nossa Cidade”, projeto da ELT da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Santo André, dirigida por Francisco Medeiros e Gustavo Kurlat e sob a coordenação de dramaturgia de Luís Alberto de Abreu.

28 julho
“Cantologia em Acústico II” – O grupo Lundum de Ribeirão Pires apresenta “Cantologia em Acústico II”– Um resgate da música brasileira dos séculos XIX e XX: modinhas, o lundum, as chulas entre o vasto cancioneiro popular. O Trio é formado por Marcílio Duarte (direção, voz e violão), Rodrigo Silva (percussão) e Robson Aguiar (violino).

04 agosto
Reunião dos Escritores em Movimento.

09 agosto
Os Escritores Alexandre Takara e Marília Magalhães Pedrosa, autografam respectivamente seus livros Além da Prosaica Realidade e Idos e Vividos – a cota diária do meu samburá, mais dois volumes da Coleção Imaginário, do projeto de “diarização” do ano de 1999.
Como parte do evento do lançamento, a performance “O Artista Inconfessável”, com o ator Carlos Lotto, baseada em poema de João Cabral de Melo Neto e inspirado nas telas em tecido de Elda Fanucchi, expostas na ocasião.

2001   08

11 agosto
Conversa de Livraria com os poetas Sérgio Alcides, autor de O Ar das Cidades, Ed. Nanquim, SP, e Eduardo Sterzi, autor de Prosa, Ed. do IEL, RS, livros recentemente lançados.

18 agosto
Lançamento do livro Maravilta e outros Cantares, poemas, de Erorci Santana (Alpharrabio Edições). Leitura dos poemas do livro pelo autor e convidados.

25 agosto
Cara a Tapa, coordenado por Tarso de Melo, com os poetas convidados Rubens Pontes Rocha, de São Bernardo do Campo, e Escobar Franelas, de São Paulo. Coordenação: Tarso de Melo.

01 setembro
Reunião dos Escritores em Movimento.

10 a 15 setembro
Exposição “Publicações Literárias e Culturais Alternativas na região do Grande ABC – 1950-2000”

15 setembro
Lançamento do livro Um Mundo só para Cada Par (Alpharrabio Edições), coletânea de poemas de Tarso de Melo, Kleber Mantovani e Fabiano Calixto, escritores já editados anteriormente pela Alpharrabio.

22 setembro
Lançamento do livro Vivendo Melhor: dito, redito e pouco aprendido, de Claudinei Luiz, editor da revista de variedades Merc News.

2001   09

29 setembro
Encerramento do ciclo Cara a Tapa, com os poetas convidados Wagner Calmon Ferreira e Hélio Neri, ambos residentes em Santo André. Coordenação de Tarso de Melo.

06 outubro
Reunião dos Escritores em Movimento.

20 outubro
Conversa de Livraria com os escritores Luiz Roberto Guedes, Marçal Aquino, Marcelino Freire e Ivana de Arruda Leite, todos contistas de projeção nacional.

26 outubro
Estréia da temporada (26.10 e 9, 16, 23 e 30.11) da peça O Cobrador – monólogo com Márcio Rui Padoim. Concepção de Márcio Rui Padoim, baseado no conto O Cobrador, de Rubem Fonseca. Figurinos: L. A. Tinello. Sonoplastia: Quincas.

03 novembro
Reunião dos Escritores em Movimento.

10 novembro
Reunião com o Secretário de Cultura de Santo André, Acylino Bellisomi, e sua equipe sobre políticas públicas para a literatura e o livro.

01 dezembro
Reunião dos Escritores em Movimento.

06 dezembro
Lançamento do livro de contos Terapias Alternativas (Alpharrabio Edições, 2001), de Gilberto Tadeu de Lima, escritor residente em São Caetano do Sul que já publicou, também pela Alpharrabio, outro livro: Roupa Nova, igualmente de contos.

05.01.02 – Reunião dos Escritores em Movimento.

02.02.02 – Reunião dos Escritores em Movimento.

02.03.02 – Reunião dos Escritores em Movimento.

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>