Apharrabio 21 = Ano doze (2004)

2004   01

2004   02

28 de fevereiro de 2004, às 17h
Lançamento da Revista A Cigarra nº 38 – com performance poética de Pierina Ballarini. Editores: Jurema Barreto de Souza, João Antonio da Silva Sampaio, Zhô Bertholini

Lançamento Pipocos (Escola de dança)

27 de março – (sábado) 17 h
IDÉIAS DE ENCONTRO – Ciclo de discussões filosóficas sobre temas contemporâneos.
“Se Deus existe, de onde vem o Mal? Mas, se ele não existe, de onde vem o Bem? – Algumas tentativas de resposta do pensamento ocidental contemporâneo”, com o Prof. Afonso Maria Ligorio Soares, formado em filosofia (PUC-PR) e teologia (ITESP). Doutor em ciências da religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e tem mestrado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma).

03 de abril – (sábado) 19 h
Concerto de Violão com Antonio Carlos Sarno
No programa , obras de Handell, Bach, Chopin, Beethoven, Albinoni,Villa Lobos , Albeniz, entre outros .

17 de abril – (sábado) 17 h
“IDÉIAS DE ENCONTRO”: Ciclo de discussões filosóficas sobre temas contemporâneos.
“Do viver ao dizer: qual é a distância? Do dizer ao viver: qual é o efeito? Questões sobre a linguagem no mundo contemporâneo”. Prof. Dr. Helio Sales Gentil, psicólogo, (UFMG), Mestre em Sociologia da Cultura (UFMG), Doutor em Filosofia (USP), professor da Graduação e do Mestrado em Filosofia da Universidade São Judas Tadeu (USJT).

2004   03

2004   04

07 de maio – (sexta-feira) 18 h

Lançamento de Palavras … se feitas de carne, de Nancy Cardoso Pereira (Cadernos n° 11 – Católicas pelo Direito de Decidir), seguido do debate : Fundamentalismos e os direitos das mulheres

08 de maio – (sábado) 17 h: Lançamento da Coleção Poesia Viva da Cidade
(Nordestal Editora , Recife).
A Alpharrabio recebe o jornalista , poeta e editor Juareiz Correya, para uma Conversa de Livraria , seguida de lançamento das antologias Poesia Viva do Recife (100 poetas vivem, amam e eternizam a cidade ), organizada por Juareiz Correya e Poesia Viva de Natal ( Homenagem ao 4° Centenário da Cidade ), organizada por Manoel Onofre Jr.

14 de maio – (sexta-feira) 18 h
Lançamento: O Paulistano da Glória, de Xalberto, Bira e Sian

Três veteranos do udigrudi brasileiro traçam, em ritmo de epopéia e farsa, a extravagante busca da glória quatrocentona da tresloucada capital paulista.
O Paulistano da Glória
Xalberto, Bira e Sian
Fruto da combinação do traço de três artistas, a história em quadrinhos O Paulistano da Glória é uma superposição e justaposição de idéias, roteiros, lay-outs e artes-finais. Com abordagens muito diferentes, os autores – Xalberto, Bira e Sian – não hesitam em retratar personagens, cenários e situações cada um à sua maneira.

28 de maio – (sexta-feira) 18 h
Lançamento: Versos Avessos de Celso Freire e Débora de Simas
Alpharrabio Edições, 104 pgs.
“Este não é um livro – é uma conversa… Entrecortada, lenta, poética. Um entregou o poema inicial para o outro, sem querer. Foi respondido com poesia…”

2004   05

2004   06

5 de junho – (sábado) 10h
“ Observatório do poema ” I
Primeiro encontro do grupo permanente de leitura e debate de poesia contemporânea. Em clima informal , os participantes conversam sobre alguns poemas selecionados e apresentados previamente pelo coordenador, o poeta Tarso de Melo, buscando enriquecer a leitura dos poemas pela experiência conjunta de crítica .

8 de junho – (terça-feira) 18 h
Conversa de Livraria, com a Dra. Márcia de Paula Leite, que autografa seu mais recente livro
Trabalho e Sociedade em Transformação – Mudanças produtivas e atores sociais
de Márcia de Paula Leite
Editora Fundação Perseu Abramo, 224 páginas

19 de junho – (sábado) 17 h
Lançamento do livro Alpharrabio 12 anos: Uma história em curso, de Dalila Teles Veras e Luzia Maninha (orgs.), Alpharrabio Edições , 2004.
Registro de toda a vida cultural que esteve por trás de cada um dos lançamentos da editora até agora, não só no âmbito específico da livraria/espaço cultural em que funciona, mas de toda a cultura do Grande ABC e, de certa forma, é uma mostra legítima da cultura nacional de seu período.

26 de junho – (sábado) 10h
“Observatório do poema”: II – grupo permanente de leitura e debate de poesia contemporânea, coordenado por Tarso de Melo

2004   07

24 de julho – (sábado) 10h
“ observatório do poema” III
Grupo permanente de leitura e debate de poesia contemporânea, coordenado por Tarso de Melo, buscando enriquecer a leitura dos poemas pela experiência conjunta de crítica.

12 de agosto – (quinta-feira) 18 h
lançamento do livro ENTREMUNDOS de Alexandre Takara , Alpharrabio Edições

14 de agosto – (sábado) 10 h
“ Observatório do poema” IV – Grupo permanente de leitura e debate de poesia contemporânea, coordenado porTarso de Melo.

2004   08

04 de setembro – (sábado) 10 h
“observatório do poema”V – Grupo permanente de leitura e debate de poesia contemporânea, coordenado por Tarso de Melo.

25 de setembro – sábado – 17 horas
IDÉIAS DE ENCONTRO – QUESTÃO DE GOSTO E DE LINGUAGEM: A APRECIAÇÃO DE UM FILME, com o Prof. Humberto Pereira da Silva
A ideia básica é contrapor a ideia de gosto, que resulta dos efeitos provocados por uma obra de arte em geral (no caso, a ênfase dada será ao cinema) e o conhecimento da linguagem, das técnicas utilizadas na elaboração de uma obra de arte. Conhecer as inovações estéticas que estão presentes numa obra de arte implica em que modificações no gosto?

01 de outubro – (sexta-feira) 18:30 h
Lançamento do ABECÊS 9/10, publicação da Livraria Alpharrabio, seguida de uma roda de conversa. Distribuição gratuita

09 de outubro – (sábado) 17 h
observatório do poema VI – leituras de texto/contexto contemporâneo

21 de outubro de 2004 (quinta-feira) 18 h
Lançamento do livro Leila – Anjos do Armagedon, de Eliézer Carvalho
(coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira, Ed. Novo Século).

29 de outubro de 2004 (sexta-feira) 18:30 h
Conversa de Livraria com Álvaro Cassuto, maestro português de projeção internacional, diretor artístico e maestro titular de prestigiosas orquestras como University of California, Irvine (1974/79), da Rhode Island Philharmonic (1979/85), da National Orchestra of New York (1981/86) e da Israel Raanana Symphony Orchestra (2000/02). Em Portugal foi maestro diretor da Orquestra Sinfónica da Radiodifusão Portuguesa (1988/93), e fundador da Nova Filarmónica Portuguesa (1988/93), assim como da Orquestra Sinfónica Portuguesa que dirigiu de 1993 até 1999. Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra do Algarve.

2004   09
13 de novembro – (sábado) 10 h
observatório do poema VII – leituras de texto/contexto contemporâneo
Grupo permanente de leitura e debate de poesia contemporânea, coordenado por Tarso de Melo.

20 de novembro – (sábado) 17 h
IDEIAS DE ENCONTRO – Ciclo de discussões filosóficas sobre temas contemporâneos
“Clonagem, transgênicos, células tronco e ética” com o Prof. Dr. Eric D’Alessandro Bonaccorsi, Pesquisador da USP. É Bioquímico, Pós-Doutorando, Doutor e Mestre em Biologia Molecular do Gene pela Universidade de São Paulo, com atividades de pesquisa desenvolvidas na Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) e na Estação Comandante Ferraz, na Antárctica. Ganhador do Prêmio de Mérito Científico e Tecnológico, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo pela contribuição ao projeto de seqüenciamento genético da Xylella fastidiosa. Tem artigos publicados nas revistas Nature, Journal of Biological Chemistry, entre outros.

27 de novembro – sábado (lançamento)
“Seminário sobre Emprego e Inclusão Social” e lançamento do livro
“A Estratégia da Gestão de Competências – caso: Escola Volkswagen”,
de Vagner Roberto de Lima
Palestrantes: Moralinda Matias e Antonia Carrara – Pastoral Operária da Diocese de Santo André.
A coordenação dos trabalhos é Professor e Mestre em Educação pela UMESP, Alexandre Takara, que atualmente exerce a Secretaria-Adjunta de Cultura do Município de Santo André.
Após o seminário, será feito o relançamento do livro “A Estratégia da Gestão de Competências – caso: Escola Volkswagen”, de autoria de Vagner Roberto de Lima, Professor e Mestre em Administração da UMESP. A temática do seminário está relacionada com o livro de Vagner Lima, que idealizou o evento.

Alunos do Américo

Alunos do Arbos

Lançamento Celina

04 de dezembro – (sábado) 16 h
CINEMA BRASILEIRO ATUAL: CULTURA E SOCIEDADE
Coordenador: Prof. Humberto Pereira da Silva
Filme: “O Invasor”, de Beto Brant

11 de dezembro – (sábado) 16 h
CINEMA BRASILEIRO ATUAL: CULTURA E SOCIEDADE
Coordenador: Prof. Humberto Pereira da Silva

“Bicho de Sete Cabeças”, de Lais Bodansky. com o debatedor convidado Ramon Vilarino, professor de Sociologia na Fac. Sumaré e na PUC-SP e doutorando pela PUC-SP, com mestrado sobre música e política no Brasil nos anos 60.
Apresentação inicial dos debatedores e uma nota sobre o filme e o objetivo do evento pelo professor Humberto. Depois da exibição, serão apresentadas aos debatedores as questões propostas pelo coordenador para o debate entre os debatedores e o público presente.

18 de dezembro – (sábado) 10 h
OBSERVATÓRIO DO POEMA VIII – leituras de texto / contexto contemporâneo
Edição especial de balanço / projeção : a produção poética do ano de 2004
Nesta oitava edição, ao invés da discussão centrada especificamente em um ou dois poemas, estarão sob os olhos dos participantes, um conjunto maior de textos: aqueles que compõem a “produção poética brasileira de 2004”. Esta expressão será tomada num sentido amplo e abrangente não só dos livros de poesia, mas daquilo que se fez ao redor deles, como revistas, eventos, resenhas etc. Enfim, a proposta é fazer um balanço (não sistemático) da atmosfera poética do ano que acaba, com intenção de tirar daí, até, alguma projeção para o “Observatório do poema” do próximo ano.

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Debates Culturais, Personagens, Programação Alpharrabio. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>