Apharrabio 21 = Ano treze (2005)

2005   01

12 de fevereiro – sábado – 10 h
Observatório do Poema IX – Especial Racionais MC´s
O objetivo desta edição do Observatório do poema é discutir duas faixas do mais recente do grupo de rap Racionais MC´S – Nada como um dia após outro dia. As duas faixas em questão, ambas de autoria do líder do grupo, Mano Brown, são representativas do trabalho que tem destacado este grupo como o principal no cenário da chamada “ cultura hip-hop ” (e não apenas nela). O estilo musical praticado pelo Racionais é marcado pela forte carga política das idéias , engajado na conscientização de uma imensa parcela da sociedade a respeito da condição de pobres, negros, jovens, da relação com a polícia, com as drogas etc.
Mano Brown canta suas letras como se proferisse acalorados discursos… O que se pretende, basicamente, ao trazer os raps para debate, num ciclo que tem sido circunscrito à discussão de poemas na sua forma, digamos, tradicional (letras pretas sobre o papel branco), é chamar a atenção, com o auxílio das provocações à leitura que estão ao final, para as questões que a forma de poesia encontrada no rap (a sigla de rhythm and poetry: ritmo e poesia) lança sobre as outras formas de poesia.

19 de fevereiro – sábado – 16 h – lançamento da revista A Cigarra nº 39
Na sua totalidade , mais de vinte poetas e poemas espalham-se / espelham-se transitando páginas e perfazendo vozes entre consagrados, novos e inéditos , estabelecendo assim a intenção de um panorama da poesia sem delimitação de fronteiras. Além da celebração da memória de Hilda Hilst, comparece também a criatividade de Lucio Agra, Diego Vinhas , Danilo Bueno, Augusto de Campos , Cidia Peixoto, André Dick, Hélio Neri, Deise Assumpção, Jean de Oliveira , Lau Siqueira, Frederico Barbosa entre outros , incluindo os editores Jurema Barreto de Souza e Zhô Bertholini.

23 fevereiro (Quarta-feira) das 15 às 17,30h – CINECLUBE
Início das primeiras discussões do Cineclube, que a partir dessa data, passa a funcionar todas as quartas-feiras, das 15 às 17,30h, nas dependências da Livraria Alpharrabio, sob a organização do prof. Edmundo Epifanio Dias.

26 de fevereiro – sábado – 17 h – Conversa de Livraria com LUÍS ALBERTO DE ABREU e ADÉLIA NICOLETE
A já tradicional “Conversa de Livraria”, há anos promovida pela Livraria Alpharrabio, em Santo André, desta feita, com Luís Alberto de Abreu e Adélia Nicolete que autografam o livro “Até a Última Sílaba – O Teatro de Luís Alberto de Abreu”, por Adélia Nicolete, Coleção Aplauso (Imprensa Oficial), texto que mostra a trajetória pessoal e artística do atuante dramaturgo, autor de mais de 3 dezenas de peças.

2005   02

2005   03

2 de março – (Quarta-feira) das 15 às 17,30h – CINECLUBE
Atividade do Cineclube Alpharrabio – Cinéfilos, coordenados pelo prof. Edmundo Epifanio, conversam sobre os mais variados aspectos do cinema. O grupo está em formação e aceita participação de interessados.
Tema – Filme Refeito – Filmes – Assassinato no Expresso Oriente (2)

5 de março – Sábado – 19:30 horas
Show e lançamento do CD “Chão”, com o trio andreense “ABC Tangarás” (violões e vozes), composto pelo músicos: Wagner Antonio Calmon Ferreira, Mara Inês Forato e Tehinna Hiran Felix da Silva. Com exceção da primeira faixa do CD, “Feira-Livres”, assinada por Tehinna, todas as demais canções são de autoria de Wagner, autor de mais de 200 músicas.

9 de março – (Quarta-feira) das 15 às 17,30h CINECLUBE
Tema – Ator : John Travolta
Filme – Pulp Fiction – Tempo de Violência

10 de março – Sábado – 17 horas
Abertura do ciclo de depoimentos quinzenais “Revivescências”,
com o convidado Pierino Massenzi, cenógrafo e artista plástico.
Este ciclo convida artistas, escritores e moradores antigos da região como depoentes, tem por finalidade registrar vivências e aspectos da cidade pela ótica de seus moradores. Uma cartografia da memória que deverá ser gravada e posteriormente publicada em cadernos. Coordenação: Dalila Teles Veras

12 de março – Sábado – 10 horas – Observatório do Poema X
Coordenação: Tarso de Melo

16 de março – (Quarta-feira) das 15 às 17,30h CINECLUBE
Tema – Filme Brasileiro para Exportação – Filmes – Oriundi e Bossa Nova
Coordenação: Prof. Edmundo Epifanio Dias

19 de março – Sábado – 16 horas – Ciclo Cinema Brasileiro atual – CULTURA E SOCIEDADE

O Ciclo “Cinema Brasileiro Atual: Cultura e Sociedade”, realizado em dezembro de 2004, com a exibição e debates dos filmes “O Invasor” e “Bicho de Sete Cabeças”, é retomado neste sábado, com o filme “Central do Brasil”, de Walter Salles, debate coordenado pelo Prof. Humberto Pereira da Silva e como debatedor o jornalista Fabio Diaz Camarneiro.
Próximos filmes:
abril – “Cidade de Deus”
maio – “Cronicamente inviável” ou “Latitude Zero”
junho – “Amarelo Manga” ou “Que é isso companheiro?

23 e 30 de março – (Quarta-feira) das 15 às 17,30h
Atividade do Cineclube Alpharrabio – Cinéfilos, coordenados pelo prof. Edmundo Epifanio, conversam sobre os mais variados aspectos do cinema.
23 de março: Tema – Cult. filmes – Feitiço do Tempo e Blade Runner
30 de março: Tema – Violência com Quentin Tarantino, Filme – Cães de Aluguel

6 de abril – CINECLUBE

Tema – Cristo no Cinema
Filmes – A Vida de Brian e A Última Tentação de Cristo

9 de abril – Observatório do Poema – XI
Décimo primeiro encontro do grupo aberto de leitura de poesia contemporânea, que se reúne no segundo sábado de cada mês, desta vez iniciando um novo formato, mais aprofundado em relação aos dez primeiros encontros. A partir de agora, em vez da leitura centrada em um ou dois poemas, os encontros terão por objetivo a discussão de um texto crítico ou teórico que possibilite pensar questões importantes para a compreensão da poesia contemporânea em geral. O texto em que se concentrará a discussão, desta vez, é “Hermenêutica e abordagem literária”, de Luiz Costa Lima (em Teoria da literatura em suas fontes, 3.ª ed., v. 1, pp. 63-93, RJ: Civilização Brasileira, 2002), que pode ser considerado um ensaio introdutório aos novos propósitos do grupo.
Para saber como adquirir o livro Teoria da literatura em suas fontes, que reúne os ensaios que serão debatidos nas próximas edições do Observatório do poema, entre em contato com a livraria por telefone [4438.4358] ou email [alpharrabio@alpharrabio.com.br].
É importante ressaltar que a participação nos debates continua sendo livre, independente da leitura prévia dos textos selecionados, pois a proposta é que as discussões não fiquem presas à letra do ensaio, mas que apenas partam de suas ideias para tentar compreender questões que interessem a todo leitor de poesia.

13 de abril – CINECLUBE
Tema – Humor Inglês
Filme – Monty Python – Em Busca do Cálice Sagrado

15 de abril

Lançamento do livro No ABC dos Peões edição conjunta e revista dos livros
A Capital do Automóvel e Lula e a Greve dos Peões, de Antonio Possidonio Sampaio

16 de abril, sábado, 16h00

CINEMA BRASILEIRO ATUAL: CULTURA E SOCIEDADE

Filme : “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, debate coordenado pelo Prof. Humberto Pereira da Silva. Debatedor: Paulo Santos Lima
A idéia do prof. Humberto Pereira da Silva, coordenador do ciclo, é propiciar debates sobre o modo como aspectos da cultura, em especial os novos ritmos musicais, estão sendo incorporados em filmes recentes do chamado Cinema da Retomada;

20 de abril de 2005 – CINECLUBE

Tema – Cinema para TV
Filme – O Auto da Compadecida

27 de abril de 2005 – CINECLUBE

Tema – Documentário
Filmes – Roger e Eu

4 de maio – CINECLUBE
Tema – Filme Brasileiro Clássico Novo
Filmes – A Marvada Carne e Central do Brasil

7 de maio – Observatório do poema XII
Coordenação : Tarso de Melo
Encontro do grupo aberto de leitura de poesia contemporânea , que se reúne no segundo sábado de cada mês.

11 de maio de 2005 – CINECLUBE
Tema – Guerra e Infância
Filmes: Império do Sol e Esperança e Glória

18 de maio de 2005 – CINECLUBE

Tema – Música Erudita e Cinema
Filmes:Amadeus e Apocalypse Now – Redux

19 de maio – Revivescências”

Uma conversa com o crítico de teatro José Armando Pereira da Silva dá prosseguimento ao ciclo iniciado em março, com o cenógrafo e artista plástico Pierino Massenzi.
Este ciclo, do qual participarão artistas, escritores e moradores antigos da região como depoentes, tem por finalidade registrar vivências e aspectos da cidade pela ótica de seus moradores. Uma cartografia da memória que deverá ser gravada e posteriormente publicada em cadernos.

21 de maio, sábado, 16h – CINEMA BRASILEIRO ATUAL: CULTURA E SOCIEDADE

Filme: “Cronicamente inviável”, de Sérgio Bianchi, debate coordenado pelo Prof. Humberto Pereira da Silva
Debatedor: Eduardo Benain
25 de maio – CINECLUBE

Tema – Filmes em Pacote
Filme:O Poderoso Chefão

1 de junho – CINECLUBE
Tema – Woody Allen
Filmes – Tudo que você sempre quis saber sobre sexo …

4 de junho – Observatório do poema XIII
Coordenação : Tarso de Melo
O texto em que se concentrará a discussão , desta vez , é “ Literatura e filosofia : ( Grande sertão: veredas )”, de Benedito Nunes ( em Teoria da literatura em suas fontes , 3.ª ed., v. 1, pp. 199-219, RJ: Civilização Brasileira , 2002), que , não obstante enfoque principalmente a prosa-poesia de Guimarães Rosa , perpassa questões teóricas – da relação entre literatura e pensamento – que interessam frontalmente ao leitor de poesia .

4 de junho – Cultura Caipira, palestra de José de Souza Martins

A propósito das comemorações das chamadas festas juninas e caipiras – tradicionais no mês de junho – e dos muitos equívocos costumeiramente cometidos na abordagem da cultura caipira, convidamos o sociólogo Prof. José de Souza Martins para nos falar e esclarecer sobre o assunto e, a seguir, manter com o público presente um debate.
O Professor Martins é um estudioso do assunto, autor do primeiro estudo sociológico que se fez no Brasil sobre música caipira e música sertaneja.

8 de junho – CINECLUBE

Tema – Deficiência Mental?
Filmes – Rain Man e Muito Além do Jardim

11 de junho, sábado, 16h-CINEMA BRASILEIRO ATUAL: CULTURA E SOCIEDADE
“O que é isso, companheiro?”, de Bruno Barreto, debate coordenado pelo Prof. Humberto Pereira da Silva
Debatedores: Profa. Marcia Kay e o Prof. Carlos Bauer

15 de junho – CINECLUBE

Tema – Imagem Falsa
Filmes – Forrest Gump e Zelig

16 de junho – “Revivescências” – com o sindicalista e memorialista Philadelpho Braz dá prosseguimento ao ciclo iniciado em março.
Ciclo, do qual participam artistas, escritores e moradores antigos da região como depoentes, tem por finalidade registrar vivências e aspectos da cidade pela ótica de seus moradores. Uma cartografia da memória que deverá ser gravada e posteriormente publicada em cadernos.

22 de junho – CINECLUBE

Tema – Terror
Filmes – Poltergeist e O Iluminado

25 de junho, 18h00 – I Sarau Poético-musical: Criação toca Emoção
Por Christiane Polo e Hugo Fonseca.

29 de junho – CINECLUBE

Tema – Dança Norte Americana
Filmes – O Show deve Continuar e Cantando na Chuva

6 de julho de 2005 – CINECLUBE
Tema – Racismo
Filmes – Mississipi em Chamas
Concorrência Desleal

8 de julho – Lançamento do livro “Planos de fuga”, de Tarso de Melo, Editora: Cosac & Naify, 2005, Coleção Ás de Colete

13 de julho de 2005 – CINECLUBE

Tema – Pintura e Cinema
Filmes – Frida
Pollock

16 de julho – Observatório do Poema XIV
Grupo aberto de leitura , que se reúne mensalmente no Alpharrabio para discutir , a partir de um texto crítico ou teórico escolhido previamente, questões importantes para a compreensão da poesia contemporânea em geral. O ensaio em que se concentrará a discussão , desta vez , é “O texto poético na mudança de horizonte da leitura ”, de Hans Robert Jauss ( em Teoria da literatura em suas fontes , 3.ª ed., v. 2, pp. 873-925, RJ: Civilização Brasileira , 2002.

20 de julho – CINECLUBE
Tema – Liberdade da Imprensa
Filmes – Crime Verdadeiro
Doce Vida

21 d e julho – “Revivescências”, com o professor, jornalista e memorialista Valdenizio Petrolli
Ciclo, do qual participam artistas, escritores e moradores antigos da região como depoentes, tem por finalidade registrar vivências e aspectos da cidade pela ótica de seus moradores. Uma cartografia da memória que deverá ser gravada e posteriormente publicada em cadernos.

27 de julho – CINECLUBE

Tema – Guerra
Filmes – Nascido para Matar
Patton

3 de agosto – CINECLUBE
Tema – Ecologia
Filmes – O Cavaleiro Elétrico

10 de agosto – CINECLUBE

Tema – Shakespeare
Filmes – Ran
Amor Sublime Amor

12 de agosto
Tecer para além do vestibular”
Curso de redação, coordenado pelo prof. José Marinho do Nascimento, voltado àqueles que pretendem conhecer um pouco mais dos mecanismos lingüísticos que dão a uma produção escrita a qualidade de ‘texto’.
É um curso teórico e prático. A discussão das teorias modernas sobre a concepção de ‘texto’ se dará em conjunto com a produção escrita.
Datas: às sextas-feiras: dias 12, 19 e 26 de agosto; 16, 23 e 30 de setembro.
Horário: das 15 às 17h.

13 de agosto

Observatório do poema XV
Grupo aberto de leitura, coordenado por Tarso de Melo, que se reúne mensalmente no Alpharrabio para discutir, a partir de um texto crítico ou teórico escolhido previamente, questões importantes para a compreensão da poesia contemporânea. O ensaio em que se concentrará a discussão, desta vez, é “Paris, capital do século XIX”, de Walter Benjamin (em Teoria da literatura em suas fontes, 3.ª ed., v. 2, pp. 689-706, RJ: Civilização Brasileira, 2002)

17 de agosto de 2005 – CINECLUBE

Tema – Hollywood
Filmes – Crepúsculo dos Deuses
Nasce uma Estrela

24 de agosto de 2005 – CINECLUBE

Tema – Faroeste
Filmes – A Face Oculta
Os Imperdoáveis

25 de agosto – “Revivescências”, com xilogravurista Jerônimo Soares
Ciclo do qual participam artistas, escritores e moradores antigos da região como depoentes, tem por finalidade registrar vivências e aspectos da cidade pela ótica de seus moradores. Uma cartografia da memória que deverá ser gravada e posteriormente publicada em cadernos.

27 de agosto

ALPHARRABIO APRESENTA:
grandes autores, leitores à altura

Em quatro encontros, grandes autores brasileiros terão seus perfis apresentados por leitores especialíssimos, com sua apresentação crítica, acompanhada de informações biográficas e da leitura comentada de trechos de suas obras. O Alpharrabio oferece ao público a oportunidade de encontrar com a arte desses escritores iluminada pela atenção de críticos que não se cansam de percorrer as páginas com que eles conquistaram a central importância que têm em nossa literatura.
João Cabral de Melo Neto
por João Alexandre Barbosa
João Cabral de Melo Neto (1920-1999) é autor , entre outros, de Pedra do sono (1942), O engenheiro (1945), O cão sem plumas (1950), A educação pela pedra (1966), Auto do Frade (1984) e Agrestes (1985).
O pernambucano João Alexandre Barbosa, nascido em 1937, professor aposentado de teoria literária e literatura comparada na Universidade de São Paulo (USP), é um dos maiores críticos literários brasileiros. Entre suas obras mais recentes estão Alguma Crítica (2002) e Mistérios do dicionário (2004). É autor também do volume sobre João Cabral de Melo Neto na coleção FolhaExplica.

31 de agosto de 2005 – CINECLUBE

Tema – Cinema
Filmes – A Noite Americana

14 de setembro de 2005 – CINECLUBE
Tema – Cinema Experimental
Filme – 11 de Setembro

16 de setembro
“Tecer para além do vestibular”

17 de setembro – Observatório do poema XVI
Grupo aberto de leitura, coordenado por Tarso de Melo, que se reúne mensalmente no Alpharrabio para discutir , a partir de um texto crítico ou teórico escolhido previamente, questões importantes para a compreensão da poesia contemporânea . O ensaio em que se concentrará a discussão , desta vez , é “ Literatura e história : desenvolvimento das forças produtivas e autonomia da arte ”, de Martin Fontius ( em Teoria da literatura em suas fontes , 3.ª ed., v. 1, pp. 97-116, RJ: Civilização Brasileira , 2002). No encontro deste mês voltamos a ter poemas escolhidos previamente: três poemas do poeta paulista Marcos Siscar que podem nos ajudar a multiplicar a discussão das idéias apresentadas nos ensaios de Martin Fontius e Adorno.

17 de setembro – Lançamento do livro “Murilo Mendes e a imagem poética do assombro
análise de poemas”, de José Marinho do Nascimento, Alpharrabio Edições, 2005. Nascimento é professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Centro Universitário Fundação Santo André. Atualmente, é doutorando em Língua e Literatura Francesa na USP. Contista e poeta, participou de algumas coletâneas, dentre as quais estão as publicadas pelo Grupo Livrespaço de Poesia.

21 de setembro – CINECLUBE
Tema – Vício
Filme – Vício Maldito

22 de setembro – Lançamento do livro COMPANHEIROS DE VIAGEM, Editora Maturidade, de Oswaldo Lourenço

As lutas sindicais no porto de Santos, considerado o maior foco revolucionário do país antes de 1964, e as atividades da ALN, o grupo armado de Carlos Marighella contra o regime militar são os temas do livro Companheiros de Viagem, de Oswaldo Lourenço, ex-lider sindical, deputado cassado em 64, e atual presidente do Sindicato dos Aposentados.

24 de setembro – grandes autores, leitores à altura

Aluísio de Azevedo e a prosa proletária, por Luiz Ruffato

Aluísio Azevedo (1857-1913) é autor, entre outros, de O mulato (1880), Casa de Pensão (1884), Filomena Borges (1884), O cortiço (1890), Demônios (1893) e O livro de uma sogra (1895). Luiz Ruffato nasceu em Cataguases (MG) em 1961. É um dos principais escritores das recentes gerações da prosa no Brasil, com livros já traduzidos para outras línguas. Entre seus livros está o premiado Eles eram muitos cavalos (2001).

28 de setembro – CINECLUBE
Tema – Jazz
Filme – Por Volta da Meia-noite

28 de setembro – Lançamento do livro Cotidiano e Invenção – os lugares de Michel de Certeau, de autoria do Prof. Fabio Botelho

1 de outubro – Amores Dissecados, espetáculo teatral
Seis atores desfiam as virtudes e defeitos de se viver um amor, seja qual for, na tentativa de dissecar os amores que podem desfilar em uma só vida ou em muitas outras mais.

3 de outubro – Lançamento do livro Registro, de Hélio Neri, Alpharrabio Edições, 2005, Coleção Talentos Emergentes

5 de outubro – CINECLUBE

Tema – Aposentadoria
Filme – As Confissões de Schmidt

7 de outubro – Lançamento do livro Graduado em Marginalidade,
de Ademiro Alves (Sacolinha)

8 de outubro – Observatório do poema XVII
Grupo aberto de leitura, coordenado por Tarso de Melo, que se reúne mensalmente no Alpharrabio para discutir , a partir de um texto crítico ou teórico escolhido previamente, questões importantes para a compreensão da poesia contemporânea

15 de outubro – Lançamento do livro “A Pequena Ópera do Sentido”, de Margarete Schiavinato
Prefácio : Milton Andrade
Capa e projeto gráfico : João Alberto Tessarini

19 de outubro – CINECLUBE
Tema – Paul Auster
Filmes – Cortina de Fumaça
Sem Fôlego

26 de outubro – CINECLUBE
Tema – Cinema Dogma
Filme – Festa de Famíli a

29 de outubro – grandes autores, leitores à altura

Murilo Mendes: mundo-enigma, poesia-liberdade, por Eduardo Sterzi
O poeta Eduardo Sterzi, é autor do livro Prosa (2000); tem-se destacado também por sua produção em crítica literária, com ensaios importantes sobre poetas como Carlos Drummond de Andrade e Augusto de Campos. É ainda co-editor da revista Cacto . Atualmente, conclui doutorado sobre a obra de Dante Alighieri na Universidade de Campinas (UNICAMP). Sua dissertação de mestrado, “ Figuras do sublime: a retórica da catástrofe em Murilo Mendes” (PUC/RS), recebeu o prêmio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL).

05 Novembro, sábado, 16h00 – Lançamento do livro POESIA DO INTERVALO, de Dalila Teles Veras (poemas) e Guedo Gallet (desenhos), Alpharrabio Edições

“Todo dia, fim de tarde, durante vinte páginas para cada um, duas mesas do café Alpharrabio foram o laboratório desta criação. Entre as regras, a de não conhecer o que o outro fazia. E, de fato, poeta e pintor só viram os trabalhos um do outro ao fim de todo o exercício – e deve espantar ao leitor que eles, por vezes, pareçam ilustrar um ao outro, diretamente, pensadamente, como num diálogo declarado.”

9 de novembro – CINECLUBE
Tema – Bomba Atômica
Filme – Rapsódia em Agosto

12 de novembro – Observatório do poema XVI
Grupo aberto de leitura, coordenado por Tarso de Melo, que se reúne mensalmente no Alpharrabio para discutir , a partir de um texto crítico ou teórico escolhido previamente, questões importantes para a compreensão da poesia contemporânea
O ensaio em que se concentrará a discussão , desta vez , é “ Discurso sobre a estética ”, de Paul Valéry ( em Teoria da literatura em suas fontes , 3.ª ed., v. 1, pp. 15-34, RJ: Civilização Brasileira , 2002).

16 de novembro – CINECLUBE

Tema – Rock e Desenho
Filme – Submarino Amarelo

23 de novembro – CINECLUBE
Tema – Literatura
Filme – As Horas (Mrs Dalloway – Virginia Woolf)

25 de novembro – Lançamento do livro A HISTÓRIA DA LITERATURA
EM MIL VERSOS, de J A Ramos

26 de novembro – grandes autores, leitores à altura

João Antonio e sua armadilha literária, por Rodrigo Lacerda

Rodrigo Lacerda nasceu no Rio de Janeiro em 1969. É escritor, autor de diversos livros, desde O mistério do leão rampante (1995) até o mais recente deles, Vista do Rio (2004). Atualmente, conclui doutorado sobre a obra de João Antonio na Universidade de São Paulo (USP). Como editor e tradutor, trabalha atualmente na editora CosacNaify, onde é responsável, entre outras coisas, pela reedição das obras de João Antonio, projeto que já recolocou em circulação alguns dos principais livros do autor.

30 de novembro – CINECLUBE
Tema – Peter Greenaway
Filme – O Livro de Cabeceira

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Debates Culturais, Personagens, Programação Alpharrabio. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>