Mestre Jeronimo e toda sua obra em livro

Mestre Jeronimo, o artista que vive e trabalha há décadas em Diadema, SP, veio do Nordeste, o DNA da arte no sangue. Seu pai, José Soares, poeta de cordel famoso em seu tempo, foi alcunhado de “o poeta repórter” como de fato o foi. Representou o facebook de sua época. O fato ocorria num determinado dia e no dia seguinte, lá estava o poeta José na praça, cordel já impresso, a noticiar em rimas o acontecimento. Muitas dessas capas são de autoria do filho Jeronimo que não parou mais de gravar. Das capas para as xilos em grandes formatos. Do fundo chapado em branco, para os fundos pontilhados, sua marca. E Jeronimo foi construindo uma obra ímpar e reconhecida hoje no Brasil e Exterior.
Organizado por Andréia Alcantara, Lyara Apostolico e Ricardo Amadasi, o belo volume “Na ponta da agulha – Jeronimo Soares mestre da xilogravura” representa o coroamento de uma obra grandiosa de um artista que já dispensa o rótulo de “popular”. Um artista dono de uma prodigiosa imaginação criativa, artesão que empresta à madeira sombras, tons, profundidades, abismos, imagens particulares que o tornam único e reconhecível.
Jeronimo foi convidado a falar do livro e de sua obra na Livraria Alpharrabio. Veio acompanhado de seu maior incentivador, Mestre maior, Ricardo Amadasi, que também falou da importância dessa obra. Uma obra nascida na simplicidade de uma vida simples que soube se crescer, sofisticar, sem matar suas origens.
Além do vinho e do calor dos abraços dos amigos, a livraria Alpharrabio ofereceu aos presentes uma lembrança para marcar o acontecimento: um “cordel” com um poema de Dalila Teles Veras, idealizado e produzido por Luzia Maninha, responsável pela coleção “Mimo”, pequenos volumes, fora do comércio, que nascem para homenagear e celebrar amigos, como neste caso.
Aqui, o poema de DTV:

Sobre uma xilogravura de Jeronimo
“O meu ABC está dentro da madeira” – Jeronimo Soares

o sol na madeira
o sol da memória
o sol
a sil(ente) palavra
marca d´água
nordestinamente marca

particular abc
pictórica gramática
sol(etrada) iletrada
palavra

O registro fotográfico é de Luzia Maninha (a factotum do Alpha):

blog7 2

blog10 3

blog9 2

blog3 2

blog4 1

blog2 2

blog8 2

blog5 1

blog11 5

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>