3 Amigos, o filme ou como trabalhar em colaboração

3Amigos 01

Casa cheia, gente dos 0 aos… oitenta e tantos. Amigos e admiradores dessa gente que está sempre se reinventando e à própria arte. Numa ensolarada manhã de sábado celebrando a chegada da Primavera, a estreia do filme de animação com bonecos artesanais, “3 Amigos”, um maravilhoso trabalho colaborativo do coletivo Centopeia-Piá

3Amigos 03

Após a exibição, falaram do filme e do projeto ninguém menos do que o entusiasmado Luís Alberto de Abreu (roteiro e direção) e Alex Molleta (assistente de direção). Abreu, como todos sabem, é um reconhecido, premiado e aplaudido dramaturgo brasileiro, roteirista de cinema e TV, que, feito um menino, mergulhou nessa nova experiência com uma comovente dedicação, admirável num artista que bem poderia estar lá no merecido pedestal que sua modéstia rejeita e o impele sempre ao novo trabalho, de onde sai sempre renovado.

abreu2

abreu3 1

abreu4 1

abreu5 1

Uma cálida e fraterna conversa, para lembrar.

Copiamos aqui o que dizem os próprios envolvidos nesse meritório projeto:

“A animação, realizada em técnica de stop-motion, tem vinte minutos de duração, e foi realizado pelo Coletivo de Animação Centopeia-Piá, sediado na própria cidade de Monteiro Lobato.

A história de 3 Amigos gira em torno de uma estrela cadente que choca-se contra a terra e divide-se em três fragmentos. Cada um deles vai dar vida a três tipos de diferentes materiais – lã, gravetos e argila. Juntos eles trocam materiais e habilidades para construírem a si próprios como formas humanas e começar a grande aventura da vida.

O grupo Centopéia Piá é um coletivo de artistas que nasce voltado ao cinema de animação para crianças e adolescentes. Coordenado pelo dramaturgo e roteirista Luis Alberto de Abreu, o grupo quer se dedicar à investigação de variadas técnicas de animação e ao estudo da mitologia e dos contos populares como material para sua produção audiovisual.

A escolha da cidade de Monteiro Lobato, no Vale do Paraíba, para sediar seu set de produção não se deu por acaso. O Centopeia-Piá nasce com o objetivo de continuar a trilha aberta no universo das narrativas infantis pelo grande escritor que dá nome à cidade. E é nela que vive parte dos artistas do coletivo, entre os quais o artistas plásticos, Primo e Diana Gerbelli, responsáveis pelas técnicas de animação e direção de arte. Para viabilização de seus projetos o Centopeia-Piá celebrou parceria com o Instituto Pandavas que atua há mais de trinta anos na região e tornou-se escola referência em educação no Vale do Paraiba.”

Acompanhe todo o processo de criação e saiba mais sobre as proposta do projeto no blog do Centopeia Piá, clicando AQUI

Para quem ficou sem o DVD (Os 30 exemplares que foram colocados à venda esgotaram rapidamente), informamos que a Livraria Alpharrabio receberá mais, a partir de amanhã, sexta-feira, 11. Uma boa dica de presente para o Dia das Crianças. A renda irá para outras crianças, as envolvidas no lindo projeto.

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

2 Responses to 3 Amigos, o filme ou como trabalhar em colaboração

  1. Adélia Nicolete says:

    Que belo registro daquela manhã! O entusiasmo pela realização do trabalho foi retomado na exibição no Alpha e no contato com o público mirim.
    Aliás, o prazer começou assim que recebemos o convite pelo correio! Tenho certeza de que também para os espectadores a fruição começou ali, ao abrirem o envelope e cultivarem a expectativa até a data marcada, a chegada à livraria, os momentos de espera, culminando na projeção.
    Obrigada queridas e queridos alphas pela acolhida de sempre.
    Parabens pela iniciativa!

  2. Luis Alberto de Abreu says:

    Obrigado, Dalila. Estou muito entusiasmado com esse projeto e quero fazê-lo crescer. Amigos e parceiros são fundamentais.

    abraços

    abreu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>