Perdidos-Achados-Escritos no Passarela Zine

PASSARELA ZINE
ARTE E CULTURA ANDREENSES

PassarelaZine

EXPOSIÇÃO: Perdidos-Achados-Escritos
26.02.2015

Postais, papel de bala, propaganda de pasta de dente, cartas de baralho e outras coisas aparentemente sem importância encontradas dentro de livros serviram de gatilho criativo para que 53 escritores criassem microcontos,mini-crônicas e poemas para a exposição Perdidos-Achados-Escritos, em cartaz na Livraria Alpharrabio. Reunidos três a três os textos formaram pequenos livros que foram expostos como se fossem obras de artes visuais . O projeto foi idealizado pela escritora e dramaturga Adélia Nicolete ,com curadoria da escritora, livreira e dona da Alpharrabio ,Dalila Teles Veras e em parceria coma artista Luzia Maninha para comemorar os vinte e três anos da livraria.

“A Adélia vinha fazendo uns ateliês no Museu de Santo André que trabalhavam com Memória, e numa conversa sobre esses objetos perdidos -achados nos livros ela ficou empolgada e realizou um ateliê da memória lá mesmo a partir desses objetos” , explica Dalila sobre a origem do projeto. Luzia Maninha não só pensou no instigante espaço expositivo, como concebeu e confeccionou os livrinhos em seu ateliê. Já o poeta Zhô Bertholini colou lambe-lambes com cópias dos textos na parte externa da livraria, formando uma espécie de mural-mosaico.

Os textos podem ser lidos em http://perdidosachadosescritos.blogspot.com.br/ mas o ideal é que se faça uma visita ao Alpharrabio porque a obra só se realiza ,de fato, presencialmente, uma vez que não é uma experiência meramente visual, não é “só” de literatura que se trata . A montagem de Maninha coloca o objeto recolhido escondido atrás do livreto de modo que, ao escolher um destes livros, o leitor está de certa forma também participando da mesma descoberta que originou a exposição.
E, ao final da visita, a sensação que fica é que os objetos, que como corpos estranhos haviam invadido a literatura, foram invadidos por ela.

Perdidos-Achados-Escritos
De 21/02 a 25/04
Seg.a sex. : 13h às 19h. Sáb. : 9h30 às 13h.
GRÁTIS
Alpharrabio Livraria e Editora
R. Dr Eduardo Monteiro, 151 , f. 4438 4358

Publicado no Passarela Zine

This entry was posted in Colaborações. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>