Sábados PerVersos – a poesia em questão

Sábados PerVersos – a poesia em questão

91 91 people viewed this event.

Coordenação: Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky e Vitória Fogaça.

Literatura, História Cultural, Arte Contemporânea e Tecnologias Obsoletas
Sinopse:
A oficina propõe a produção independente de escritos poéticos, fotografias, histórias de vida e arquivos pessoais em publicações e experimentações em mimeógrafo e outras tecnologias obsoletas. Criaremos escritos literários, fotografias e arquivos pessoais, tais como diários, trechos de histórias de vida, poesias, microcontos, desenhos, fotografias instantâneas e outras experimentações possíveis em mimeógrafo, equipamento manual duplicador de cópias, muito utilizado até os anos de 1980.
Buscaremos valorizar técnicas e tecnologias antigas para despertar velhas memórias afetivas e novas percepções sensoriais. Nesse trabalho, encontramos formas contemporâneas de expressão artística, fotográfica e literária entre o apego a um certo fazer artesanal em diálogo e pesquisa científica e artística constante nos usos de equipamentos tecnológicos considerados obsoletos, entre os quais estão os mimeógrafos, as máquinas de escrever, as impressoras matriciais, as máquinas fotográficas analógicas, entre outros.
Especificamente no âmbito da literatura, grandes poetas e escritoras/es do século 20 fizeram suas obras com essas tecnologias que hoje consideramos obsoletas, mas que eram consideradas as mais avançadas no seu tempo. Isso também nos leva a refletir sobre como e o quanto essas tecnologias interferem na criação. E como estas se transformaram tão rapidamente no início do século 21, também despertando a curiosidade, a criatividade e levando às pesquisas de novas gerações de artistas visuais e da literatura.
Mini-biografias:
Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky é historiadora, fotógrafa e artista visual, professora da UFABC e membro do equipe do Arquivo Histórico-Cultural da Região do ABC (PROEC/UFABC). Com trabalhos sobre histórias de vida, memória, fotografia e tecnologias obsoletas, como mimeógrafo, máquina de escrever, impressora matriciais, fotografia digital e instantânea, já fez oficinas e exposições na UFABC, na Festa Literária da Mantiqueira (FLIMA) e na Feira Literária de Santo André (FELISA). No Centro Cultural, Editora e Livraria Alpharrabio participa do Coletivo Sábados PerVersos – a Poesia em Questão. Desde 2020, participa de grupos de estudos, pesquisas e criações culturais e artísticas na Casa Contemporânea sobre livros de artista e fotolivros.
Vitória Fogaça é artista graduada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Integrou o grupo de artistas-educadores desenvolvendo projetos de ação educativa para a exposição Sala de Estar – Acervo Sesc de Arte Brasileira entre 2020 e 2021, no Sesc São Caetano. Participa de exposições coletivas desde 2016. Em São Caetano do Sul foi artista convidada na mostra Sete Véus – Exposição de Arte Contemporânea Feminina, em 2021 no Museu Histórico Municipal, assim como na exposição O Corpo do Tempo, da Psique e a Voz, em 2022 na Pinacoteca Municipal. Participou da 4ª edição da mostra Portões Que Falam – Les Fenêtres Qui Parlent, organizada pela Casa de Cultura Cuiabá 153, em Santo André, onde também realizou sua primeira individual intitulada Além da Superfície, em 2022. Participou do acompanhamento artístico da OMA Galeria, em 2019, e do grupo de estudos orientado por Cristina Suzuki na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em 2022. Por meio das linguagens gráfica, tridimensional, têxtil e pictórica, a artista investiga os campos da memória e da identidade, fazendo uso de elementos simbólicos para a construção de uma narrativa visual. Em sua pesquisa, analisa as potencialidades da matéria como disparador de significados ao explorar objetos do cotidiano, assim como o universo sensível do corpo e seus afetos.

“Sábados PerVersos – A Poesia em Questão”, encontros mensais (primeiro sábado de cada mês), é um projeto de leitura crítica de poesia que ocorre ininterruptamente desde novembro de 2014. Os coordenadores dos encontros são revezados a cada encontro. A entrada é franqueada a qualquer interessado, sem nenhum pré-requisito.

Additional Details

E-mail/URL de registro -

Para se registrar para este evento, acesse a seguinte URL:

 

Date And Time

01/04/2023 ● 11:00 to
01/04/2023

Share With Friends