Sábados perVersos – a poesia em questão – IX

O Sábados perVersos do dia 26 de setembro de 2015, foi coordenado por mim e Deise Assumpção, Os poemas escolhidos para este encontro foram: Homem-tração, de Dalila Telles Veras – do livro estranhas formas de vida, de 2013 e O Bicho, de Manuel Bandeira – poema de 1947, do livro Estrela da Vida Inteira (Belo Belo).

O texto utilizado como subsídio foi “ a função social da poesia” de T.S. Eliot;
Deise apresentou os principais pontos, abrindo para discussão a cada parágrafo.

Neste ensaio o autor elenca as funções da poesia, e entre algumas questões sobre “a função social da poesia”afirma que: “Podemos dizer que o dever do poeta, como poeta, é apenas indiretamente para com seu povo; seu dever direto é para com sua língua: primeiro, preservar e segundo, ampliar e aperfeiçoar. Ao exprimir o que outras pessoas sentem, ele também está mudando o sentimento, por torná-lo mais consciente; está fazendo-as mais sabedoras do que já sentem, e portanto ensinando-as algo sobre si mesmas.”

Em seguida, foram lidos os poemas referidos acima; observados e discutidos aspectos referentes ao diálogo entre os poemas, recursos utilizados pelos respectivos poetas, entre outros.

E concluindo: um dado da biografia de T.S. Eliot: data de nascimento – 26.09.1988, e uma das afirmações do ensaio: …”Além do mais , é através dos autores viventes que os mortos continuam vivos” foram mais um sinal dos múltiplos diálogos que iluminaram este Sábado PerVerso de 26.09.2015.

Tin tin à poesia, que proporciona encontros como este!

Conceição Bastos

09SabadosPerversos01

09SabadosPerversos02

09SabadosPerversos03

09SabadosPerversos04

09SabadosPerversos05

09SabadosPerversos06

09SabadosPerversos07

09SabadosPerversos08

09SabadosPerversos09

09SabadosPerversos10

09SabadosPerversos11

09SabadosPerversos12

09SabadosPerversos13

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

3 Responses to Sábados perVersos – a poesia em questão – IX

  1. margarita lo russo says:

    Sigo las propuestas y comentarios con gran interés. Me resultan creativas y las reflexiones a las que se arriban me enriquecen. Gracias

  2. margarita lo russo says:

    Con todo respeto me permito sugerir una rectificar la fecha de nacimiento fue 26/09/1888. Gracias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>