Alpharrabio 25 anos – notícias 2

ABCD Maior:

Neste mês de fevereiro, a Livraria e Centro Cultural Alpharrabio completa 25 anos de intensa vida cultural em Santo André. As atividades, que já ultrapassaram a casa do milhar – metade delas registradas no livro Alpharrabio 12 Anos – uma história em Curso – não se limitaram às apresentações artísticas, mas também à inserção na vida cultural da cidade e da Região, através de debates e ações culturais, bem como de cobrança de políticas públicas.

Para celebrar o aniversário, está marcada uma festa para o próximo sábado (04/02), às 11h. Como o aniversário da casa, desde a inauguração, é comemorado sob o signo das chuvas, típicas da época, que, via de regra, escolhem o final do dia para cair, a organização optou, de alguns anos para cá, comemorar pela manhã.

De acordo com Dalila Teles Veras, poeta à frente da Alpharrabio, a festa, como sempre, será revestida de significados simbólicos. “Sem contar o significado deste quarto de século, marca pouco comum na história de livrarias e espaços culturais independentes, nota-se outro fato, ou seja, ao longo de todo este tempo, foi-se estabelecendo entre os frequentadores, um sentimento de camaradagem e, sobretudo, de ‘pertencimento’ que faz do Alpha o lugar, a segunda morada dessas pessoas.”

25 anos em imagens, livros e objetos

Na mesma ocasião, acontece a abertura da exposição “Alpharrabio: um quarto de século na casa do infinito”, de Luzia Teles Veras. A exposição contará, através de imagens, livros e objetos, a história desses 25 anos e ocupará, além de várias paredes expositivas no interior da livraria, algumas vitrines, bem como o muro externo, que já se tornou um espaço tradicional de arte pública, com a técnica de lambe-lambe.

As imagens, a pesquisa e a concepção da exposição é de Luzia ‘Maninha’ Teles Veras, que, desde o início da livraria, ao lado de Dalila Teles Veras, abarcou o projeto do Alpharrabio e a ele se dedica com empenho e verdadeira paixão. Socióloga de formação, fotógrafa e gráfica amadora de vocação. Possui um acervo fotográfico com milhares de imagens da Alpharrabio e vem se dedicando à confecção de livros artesanais que compõem uma significativa parte do catálogo das Edições Alpharrabio, dedicada à produção literária local.

Do catálogo próprio já constam mais de 40 escritores e cerca de 200 títulos. Para a exposição e montagem, Luzia contou com a colaboração do poeta e artista visual Zhô Bertholini, há anos, parceiro e colaborador voluntário do Alpharrabio.

“Isso não é pouco, isso (re)significa e reforça a importância do ‘lugar de estar’, do ‘lugar de partilhar’, do ‘lugar de criar’, do ‘lugar de debater’, do ‘lugar de praticar alteridades’. Como os significados são simbólicos, será preciso ali estar para poder percebê-los”, acredita a equipe da Alpharrabio. “E aqueles que ali estarão certamente saberão distinguir esses significados, representados nas marcas deixadas por centenas de artistas, escritores e pensadores que fazem parte dessa bonita história de resistência cultural.”

Exposição Alpharrabio – Um quarto de século na casa do infinito
Abertura: Sábado (04/03), na Livraria Alpharrabio (rua Dr. Eduardo Monteiro, 151, Jardim Bela Vista, Santo André).

Entrada Franca.

Informações: 4438-4358.

Link para a matéria: AQUI

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>