No mês dedicado a lembrar o trabalhador, uma conversa sobre Contos de Trabalho

No mês dedicado a lembrar o Dia do Trabalho, Cauê Borges, autor do livro “Contos de Trabalho”, e Denis Pinho, ilustrador do livro, protagonizaram uma roda de conversa a partir dos contos e que acabou, não por acaso, enveredando sobre o papel e consciência de classe do trabalho hoje, dentre outras pertinentes questões atuais.
Os contos e crônicas contidos no livro, abordam o mundo do trabalho, sempre do ponto de vista do trabalhador, mas tratados sempre com ironia e muito bom humor. O autor, ex-operário por 15 de seus 38 anos, declara-se economista social, tendo escrito a tese: “Desempenho Escolar e Aspectos Socioeconômicos da Educação fundamental. É escritor e compositor premiado. É também ensaísta e poeta. Publicou, pela coleção Filosofinhos – Tomo Editorial, o livro voltado para o público infanto-juvenil “Jean-Jacques rousseau”.

“Cauê Borges se rebela através de sua poética que nasce no chão da produção. O nosso operário-escritor (ou escritor-operário), ao percorrer tantas cenas da vida cotidiana, sonha com o u-topos, o não-presente, cuja transformação, entretanto, poderá aflorar através das múltiplas ações das forças sociais do trabalho em seu desenho polimorfo. Deve ser lido, então, por aqueles e aquelas que são a fonte de sua inspiração e sonham com a emancipação. “ , diz o sociólogo Ricardo Antunes no prefácio do livro.

Denis Pinho, artista autodidata, possui experiência em ilustração infantil, computação gráfica, grafite, desenho artístico e criação de personagens, cartoon e história em quadrinhos. Foi professor de desenho artística.
Nesta conversa de livraria, ambos também falaram de suas trajetória, sendo que Denis expôs e conversou sobre diversos cartoons de sua autoria com o público presente.

Sem Luzia Maninha, a fotógrafa oficial do Alpha, que encontrava-se em viagem, este registro fica sem imagens.

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>