Volta ao índice inicial

 

PROGRAMAÇÃO


dezembro DE 2019


04 de dezembro
lançamento


07 de dezembro
sábados perVersos


20 de dezembro
lançamento


 

 


 DEZEMBRO


04 de dezembro (4ª feira) 19h30

 

Entre a mão invisível e o leviatã - Contribuições heterodoxas à economia brasileira

por Jefferson da Conceição

 

O livro Entre a mão invisível e o Leviatã: contribuições heterodoxas à economia brasileira pode ser visto como uma compilação  dos melhores artigos do autor. Assim, o leitor poderá escolher, sem prejuízo de entendimento, as partes e capítulos que lhe sejam  mais interessantes ou úteis para ler. É, porém, mais do que uma seleção de textos. Trata-se de um registro organizado do esforço  do intelectual militante que buscou interagir com a realidade econômica e social brasileira nas últimas três décadas, entendo-a  em sua complexidade e especificidade com vistas a transformá-la. Fora da caixa fechada dos ensinamentos clássicos do  liberalismo econômico, o autor procura apresentar sugestões e proposições (heterodoxas ou não convencionais) de caminhos  a trilhar rumo ao desenvolvimento, quase sempre em direção a uma terceira via entre o livre mercado (a mão invisível) e o  Leviatã (uma economia e sociedade totalmente planificada e estatizada).

 

Algumas das idéias e proposições discutidas pelo autor tornaram-se realidade. Entre elas as Câmaras Setoriais; a  Câmara Regional; a Política de Valorização do Salário Mínimo; os Arranjos Produtivos Locais (APLs), com a aproximação da  gestão pública, cadeia produtiva e universidades; o Turismo Industrial, entre outros. Outras podem ser aperfeiçoadas e serem  implantadas. Assim, a intenção é que este livro contribua também com um “olhar para frente”, para o futuro. E proporcione uma  leitura e interpretação dinâmica e intuitiva. Como referência do seu conteúdo, o livro está estruturado em seis partes que se  complementam:

 

- Desenvolvimento e políticas de combate à crise;

- Desenvolvimento e política monetária e de crédito;

- Política industrial e de apoio à tecnologia, desenvolvimento e inovação;

- Políticas ativas de emprego e renda e desenvolvimento das relações de trabalho;

- Desenvolvimento e politícias sociais de equidade;

- Políticas de desenvolvimento local.

 

O AUTOR

 

Jefferson da Conceição - Graduado em Economia, Mestre em Administração e Doutor em  Sociologia. Professor de Economia e Assessor da Pró-Reitoria de  Graduação da USCS. Professor Colaborador no Mestrado em Economia na UFABC. É o Coordenador do Observatório de Políticas Públicas,  Empreendedorismo e Conjuntura da USCS. Foi Gestor da Escola de  Negócios da USCS (Administração, Economia, Ciências Contábeis e  Comércio Exterior).

 

Deu aulas na Universidade Senac, Unimep e Uniabc. Foi Secretário  de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo  do Campo (2009- 2015) e Superintendente do Instituto Municipal de  Previdência do Município de São Bernardo do Campo - SBCPrev (ago.  2015-fev. 2016).

 

Foi Diretor da Agencia São Paulo de Desenvolvimento - Adesampa (fev. 2016-jan. de 2017). É Economista  licenciado do DIEESE (1987-2009). Foi Assessor da CUT (2004-2009) e membro suplente do Conselho de  Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.

Participou da elaboração e negociação de projetos estratégicos como a elaboração e negociação da Câmara Setorial Automotiva, dos acordos de reestruturação industrial no ABC, da Câmara Regional  do ABC e da Política de Valorização do Salário Mínimo. Como Secretário Municipal, desenvolveu, entre outros, o adensamento da Indústria de Defesa no ABC, com ênfase no projeto Gripen, e a estruturação e  funcionamento de 11 Arranjos Produtivos Locais (APLs) em São Bernardo do Campo e no Grande ABC  Paulista.

 

Autor de inúmeros artigos e do livro Quando o apito da fábrica silencia: sindicatos, empresas e poder  público diante do fechamento de indústrias e da eliminação de empregos na Região do ABC (editora  ABCDMaior). Um dos organizadores da publicação Terceirização no Brasil: do discurso da inovação à  precarização do trabalho (editora Annablume). Colunista do ABCDMaior e do blog www.blogdojeff.com.br


 


 

Data: 04 de dezembro de 2019 [quarta-feira] 19h30
Local: Alpharrabio Livraria
Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
09041-300 - Santo André/SP - informações: 11 4438.4358


07 de dezembro (sábado) 10h30 

 


 

“Sábados PerVersos – a poesia em questão”

 

A coordenação deste sábado estará a cargo de Andrea Paula que propõe a seguinte abordagem:

Histórias de Vidas de Mulheres: oralidade, documento e literatura em livros de artistas

 

 

"Sábados PerVersos - A Poesia em Questão", projeto de leitura crítica de poesia entra no seu quarto ano. Os encontros mensais ocorrem ininterruptamente desde novembro de 2014, contando sempre com um grupo interessado e interessante de pessoas que leram, discutiram, promoveram, escreveram e publicaram poesia.  É, sem dúvida, nosso projeto mais exitoso dos últimos anos.




20 de dezembro (sexta-feira) 19h

 

 

ARTUR GOMES




 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 18h30

sábado, das 9h30 às 12h30

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário