Volta ao índice inicial

 

PROGRAMAÇÃO


setembro 2017


2 de setembro
conversa de livraria e lançamento


30 de setembro
sábados perversos



 S E T E M B R O




2 de setembro (sábado) 11h 

 

DOIS POETAS, LIVROS – UM ENCONTRO

Conversa de Livraria com
Cesar Augusto Carvalho e Claudinei Vieira

seguida de lançamento  e autógrafos dos livros 
Lavras ao vento, pá e Olá, pequeno monstro do dia


 

OS AUTORES

 

CESAR AUGUSTO DE CARVALHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poeta, lançou seu segundo livro de poemas, Lavras ao Vento, Pá, pela Editora Benfazeja, em 2017, quatro anos depois de Proesia, em edição independente.

Ativista poético, idealizou e coordena o projeto multimídia Art&fatos Poéticos, onde a poesia é seu fio condutor. O evento, bimestral, é registrado na Revista Art&fatos Poéticos, cujo primeiro número foi lançado em 8 de abril de 2017.

 

Como escritor, laçou em 2008, Viagem ao mundo alternativo: a contracultura nos anos 80, pela Editora UNESP, resultado de sua viagem, realizada em 1986, numa moto CG125, pelas comunidades espalhadas pelo Brasil.

 

De sua experiência radiofônica resultou o livro Toca Raul, de 2014, coletânea de suas crônicas, histórias e radionovela veiculadas pela Rádio UEL FM 107,9 de Londrina, PR, no programa Estação Raul, dedicado à vida e obra de Raul Seixas. A radionovela Conversas na Estação, drama ficcional baseado na temática raulseixista, depois de veiculada, foi editada em CD.

 

Publica, eventualmente, crônicas e ensaios na revista eletrônica Balaio de Notícias (http://www.balaiodenoticias.com.br) e mantém a coluna semanal Pequenas Mentiras do portal Siga Mais (http://www.sigamais.com/), onde publica seus contos e histórias ficcionais.

 

Contato:email: cacarvalho49@gmail.com

facebook: https://www.facebook.com/cesar.decarvalho.1 


 

CLAUDINEI VIEIRA

 

 

Autor do livro de contos ‘Desconcerto’ (selo Demônio Negro, 2008), ‘Yũrei, Caberê (poesia, editora Patuá, 2015, integrante da coleção Patuscada, premiada pelo ProaAC - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), e ‘Olá, pequeno monstro do dia’ (poesia, editora Benfazeja, 2016), além de participação em várias antologias de contos e poesia, como ‘Visões de São Paulo’ (Tarja Editorial, contos), “Doze” (selo Demônio Negro, contos), ‘Sobre Lagartas e Borboletas’ (Scenarium, poesia), ‘Golpe: Antologia-Manifesto’ (ebook, poesia).

 

Há vários anos vem escrevendo ativamente pela web em vários sites, portais, revistas eletrônicas, tanto com textos literários quanto artigos, resenhas, crônicas, pequenos ensaios, em espaços importantes na história da internet cultural do país, como na extinta página de literatura do portal Ig, o IgLer, sites como Paralelos, Capitú, Verbo 21, Zunái, Cronópios, e mais recentemente, Germina, Mallarmargens, Gente de Palavra (esta na versão impressa quanto na online).

 

Organizador de eventos e encontros literários culturais, atualmente dos Desconcertos de Poesia que, depois de atravessar por várias localizações pela cidade de São Paulo, como Sebo do Bac, Praça Roosevelt, livrarias, bibliotecas e bares, e Casa das Rosas, acontece no Patuscada - Livraria, Bar & Café, na Vila Madalena, SP.

Seu mais recente livro de poesia é “Yliê-Samê … como estiletes para riscar brumaS” pela editora artesanal Scenarium Plural.

 

 

OS LIVROS

 

 

Lavras ao vento, pá, é o segundo livro de poesia de César Carvalho.

Dividido em sete blocos temáticos e recheado de humor, ironia e alguma melancolia, o livro nos  apresenta  experimentações  visuais, haicais e poemas que  brincam com o cotidiano, fazem um balanço da vida, falam de amor e buscam o “presente” nas coisas e na vida.

 

Lançado em fevereiro de 2017 durante a primeira edição da Virada Poética, evento coordenado pelo autor em São Paulo, Lavras ao vento, pá, é seu terceiro livro independente, junto com  Proesia, publicado em 2013 e Toca Raul, de 2014.

 

LAVRAS AO VENTO, PÁ
Cesar Carvalho
Editora Benfazeja, SP, 2017, 168 p; 22 cm

 


 

 

Olá, pequeno monstro do dia, de Claudinei Vieira,  é uma espécie de espanto em formato de poemas. Espanto e assombro perante o magnífico e o mínimo, entre o extraordinário e o comum, entre as miudezas e o eterno. Sempre com um toque de melancolia, de desassossego e um tanto até, pasme, de esperança. Os tantos pequenos monstros do dia e das noites que continuamente nos surpreendem. Ou nem tanto. Dos amores e ódios eternos (e o pior: o esquecimento…) roubos de merendas de governantes descontrolados. As sombras e o incômodo de chuvas inesperadas ao descalabro de gargantas crianças indígenas cortadas ou refugiadas. Ou o maravilhamento do passo das formigas de Douglas ou do mergulho dos peixes de Adriana.

 

Claudinei Vieira persegue o contorno e exerce o fundamento do poeta, o espanto, enquanto foge dos próprios pequenos monstros diários, ou os admira, e os transforma em Poesia.

 

'Olá, pequeno monstro do dia' tem um toque sombrio, um pouco desiludido, até pessimista. Mas (sem surpresas) onde sempre também cabem, seja de forma enviesada ou não, o amor, e um tanto (um mínimo, um resto de esperança).

 

“OLÁ, PEQUENO MONSTRO DO DIA”
Claudinei Vieira
Editora Benfazeja
edição e projeto gráfico: Wellington Souza


Data: 2
 de setembro de 2017 (sábado) - 11 horas

DOIS POETAS, LIVROS – UM ENCONTRO

Conversa de Livraria com Cesar Augusto Carvalho e
Claudinei Vieira

seguida de lançamento  e autógrafos dos livros  “
Lavras ao vento, pá,” e “Olá, pequeno monstro do dia


Horário: 
11 horas

Local: Alpharrabio

           Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151

           Santo André – SP – Tel. 4438-4358

 

 



30 de setembro (sábado) 11h 

 

Sábados PerVersos: Encontro mensal voltado à leitura crítica de poesia, com entrada franqueada a todos os interessados em poesia. 

 

A proposta consiste em reunir poetas e apreciadores de poesia, no sentido de discutir, estudar, ler e fruir esse gênero literário. O coordenador(a) elege um ou mais poemas de dois poetas contemporâneos, comenta-os e abre para discussão. A cada mês há revezamento da coordenação. Coordenação de setembro: Deise Assumpção e Conceição Bastos.
 

Os encontro ocorrem deste novembro de 2014, todo último sábado do mês.



 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 18h30

sábado, das 9h30 às 12h30

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário