Lançamento do livro Vestígios de eternidade, de Cleber Baleeiro
Vestígios de eternidade, de Cleber Baleeiro
Editora: Isto Edições
Vestígios de eternidade é o quarto livro de Cleber Baleeiro, no qual ele trabalha sua poesia tematizando a experiência humana do tempo a partir da perspectiva mítica.
Os quatro poemas longos que compõem o livro baseiam-se em quatro mitos: as narrativas orais do neoxamanismo; o mito judaico de Lamec e do conflito entre camponeses e moradores das cidades; a imagem de Iroko, enquanto orixá do tempo, e dois momentos do mito de Jacó (mito fundante do povo hebreu), representando um movimento de partida e retorno.
“Este livro é um pequeno inventário de mundo em que o ser e os elementos da existência estão constantemente entrelaçados, num diálogo misterioso que o autor desvela aos poucos tal qual um pintor impressionista.” — Wellington Amancio da Silva, no posfácio da edição.
Sobre o autor:
Cleber Baleeiro nasceu em Macarani, no lado baiano da divisa com Minas, morou na capital pernambucana e no interior do Maranhão e, desde 2007, vive em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista; é doutor e mestre em Ciências da Religião, professor na Universidade Metodista de São Paulo e pesquisa temas ligados à filosofia da religião, à hermenêutica, às teorias do mito e às relações entre religião, literatura e cultura pop.
Escreve poesia há mais de 20 anos, publicou em coletâneas e revistas de literatura e cultura e é autor de três livros de poemas: A constituição do mundo (Parresia), Tempo que retorna (Parresia) e Antropologia dos afetos (Caravana).