Lançamento do livro “eu tu elas”, de Claudia Jordão

Lançamento do livro “eu tu elas”, de Claudia Jordão

253 253 people viewed this event.

“eu tu elas”, de Cláudia Jordão
Alpharrabio Edições

 

Infâncias roubadas, inocência perdida. Hímens rompidos na confiança quebrada.
Neste livro, Claudia Jordão se enche de coragem para falar dos abusos que circundam sua linha do tempo. Tempo usurpado, marcado por dores, questionamentos, culpa, vergonha e medo.
Era só uma menina cheia de sonhos, que tantas vezes pareceram impossíveis. Hoje, a mulher forte, mesmo cheia de cicatrizes internas, abre a porta para outras mulheres com a infância estilhaçada colocarem para fora todo o engasgo e o peso que carregaram sozinhas por anos, por décadas. Ou ainda, carregadas por séculos de opressão dentro de uma sociedade patriarcal, com o respaldo do sistema capitalista, estrutura esta que estimula toda a forma de violência contra a mulher.
Como ela mesma diz: “Ficar em silêncio é confortável pra quem? Deixar as histórias escondidas dentro de uma caixa, em cima de um guarda-roupa, ocultar a menina no porão, fingir que está tudo bem é conveniente pra quem?”
Não para essas mulheres que quebraram o silêncio, tantas vezes ensurdecedor de si, para dizer: Eu não tive culpa. Eu fui uma vítima.
Ouvir, acolher, não julgar, gestos simples que fizeram falta na trajetória da maioria dessas mulheres. Tenho certeza que, após ler Eu Tu Elas, muitas de nós deixarão de se sentir sozinhas nesse caminho de enfrentamento da dor. Terão alguém para quem dar as mãos e se juntarão ao coro na luta pela igualdade de gênero. Não terão mais medo de apontar seus algozes, endossando a súplica, para que prestemos atenção às nossas crianças: elas dão sinais.
Após deixar o seu EU exposto, o convite para que TU contes a tua história é feito por Claudia, e aqui, toda mulher pode ser uma coautora, assim como ELAS, que desaguaram por essas páginas todas as suas dores.
Mas se engana quem acha que este livro se limita a contar histórias e é voltado apenas para quem já passou por algum tipo de abuso. Tudo que aqui está escrito é fruto de muita pesquisa e o leitor poderá se informar, com dados, depoimentos profissionais, legislação, saberá onde procurar ajuda em caso de violência, além de conhecer quais os órgãos e instituições que fazem enfrentamento ao abuso e exploração infantil.
Após esta leitura, temos a dimensão de que toda a rivalidade imposta entre nós é fruto de um sistema, de que crianças não têm repertório para inventar histórias de abuso, e da importância da educação sexual.
Além disso, saímos com a certeza de que todo aliado é importante nessa luta por um mundo onde o homem possa ser frágil e vulnerável, possa chorar, e não construa a sua sexualidade baseada em pornografia, e principalmente, onde a mulher possa ser livre para usar a roupa que quiser, transitar em qualquer horário, ocupar o cargo que bem entender, sentar como quiser, sem ser julgada, sem ter o seu comportamento controlado e sem ser revitimizada em caso de violência.
Por fim, o que se pode dizer é: Não se calem!

Isabela Veras

 

Este projeto é contemplado pelo PROAC Editais 20/2022, promovido pela Secretaria de Cultura, Indústria e Economia Criativas do Governo do Estado de São Paulo

Para se registrar para este evento, acesse a seguinte URL:

 

Date And Time

09/12/2023 ● 11:00 to
09/12/2023 ● 13:00
 

Tipos de eventos

 

Categoria do evento

Share With Friends