Oficina de Escrita Criativa: Desenvolvendo Narrativas Originais

Oficina de Escrita Criativa: Desenvolvendo Narrativas Originais

182 182 people viewed this event.

Oficina de Escrita Criativa: Desenvolvendo Narrativas Originais

Em um ambiente dinâmico e colaborativo, a oficina de escrita criativa ministrada pela escritora e professora Luciana Lima Silva surge como um instrumento para aspirantes a escritores aprimorarem suas habilidades narrativas.

O evento é gratuito

Luciana Lima Silva é doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp e pensadora e escritora com vasta contribuição para o cenário literário contemporâneo. Com uma bibliografia diversificada, seus trabalhos incluem obras como “Onde habita um pouco de possível” (no prelo), “Alguém de vassoura na mão ainda lembra como foi” (Patuá, 2022), “Paisagens dóceis para bactérias festivas” (Patuá, 2021) e “Sobressaltos de um homenzinho assustado & outros delírios fálicos do século 21” (Edições Cabíria, 2022). Luciana também é organizadora de projetos como “Anônimo não é nome de mulher” (Patuá, 2022) e, em parceria com Patrícia Dias, “Diários afluentes: 7 dias, 14 mulheres” (Ruído Rosa, 2023). Seu engajamento vai além do campo literário: Luciana é tradutora, pesquisadora e educadora, além de idealizadora de cursos e oficinas de escrita criativa em diversos espaços culturais, encontros literários e festivais multiculturais.

Curadoria artística: Ivete Nenflidio*

A ação de contrapartida é uma realização da empresa In Totum Cultura Criativa, com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo em parceria com a Prefeitura de Santo André e recebe o apoio cultural da Livraria Alpharrabio.

Essa ação de contrapartida é parte integrante do projeto selecionado no Edital De Chamamento Público Nº 09.08.2023-Fomento Às Ações Culturais Audiovisuais (on-1635019192).

A jornada multicultural “A produção literária e artística feminina no ABC”, é uma realização da empresa In Totum Cultura Criativa, viabilizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Santo André, e o apoio cultural da Livraria Alpharrabio.

 

*Curadoria: Ivete Nenflidio

Pós-graduada em Direitos Humanos e Questões Étnico-Sociais pela Pontifícia Universidade Católica, atualmente realiza Especialização Lato Sensu em História e Cultura no Brasil pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Possui aperfeiçoamento em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pelo Sistema Educacional Brasileiro (SEB) e em Educação para Africanidades – Formação para a Cidadania pela UNICAMP. Desenvolve pesquisa centrada em Estudos Teóricos e Práticos da Cultura, Arte e Política. Foi parecerista na criação do projeto pedagógico do curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural do Centro Paula Souza (CPS), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. É sócia-fundadora da In Totum Cultura Criativa (2010), agraciada com o Prêmio Mérito Cultural do Fundo Municipal de Cultura de Santo André, e atua como responsável pela curadoria artística do Festival de Arte Vale do Paraíba, projeto dedicado ao Mapeamento da Cultura Brasileira. Integrou o júri do 37º Festival de Marchinhas, promovido pela Prefeitura de São Luiz do Paraitinga em 2021. Durante a década de noventa, participou ativamente nos bastidores de produções teatrais renomadas como “Rei Lear”, com Raul e Lígia Cortez, “Dom Quixote”, com Carlos Moreno, e “A que ponto chegamos”, inspirada na obra de Bertolt Brecht, com Esther Goes e Walter Breda. Também coordenou concertos destacados na Música Popular Brasileira (MPB). Coordenou as turnês do cantor e compositor Renato Teixeira de 2000 a 2006 e exerceu funções como curadora artística e coordenadora de eventos em empresas como Dançar Marketing e Comunicações, Agência TUDO, Agência 1, Stage Entertainment e Motivare. Participou ativamente de importantes festivais que celebram a diversidade cultural brasileira, produzindo espetáculos com artistas como Lenine, Zeca Baleiro, Zé Geraldo, Tom Zé, Dominguinhos, Xangai e Elomar. Em parceria com o musicólogo e jornalista Zuza Homem de Mello, realizou diversos projetos culturais, incluindo concertos internacionais com artistas como o guitarrista e cantor norte-americano de blues e rock Buddy Guy, a cantora e compositora inglesa de soul e R&B Joss Stone, e o tenor Andrea Bocelli. Criou exposições, oficinas e festivais multilíngues explorando diversas vertentes da arte brasileira. Durante a pandemia, concebeu e executou três grandes festivais multiculturais através do Proac Editais e Lei Aldir Blanc. É autora de oito obras literárias, estreando no cenário com a coletânea de contos e crônicas “País Estrangeiro”, baseada em viagens pelo interior do Brasil, explorando os costumes culturais de todas as regiões do país. Em 2022, lançou a obra “ATAQUE – Cale-se agora e para sempre”, pela Editora Kotter, com prefácio de Menalton Braff. Em 2024, foi premiada pela Lei Paulo Gustavo. Está finalizando um roteiro cinematográfico, além de um romance com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2024.

Para se registrar neste evento, envie um e-mail com seus detalhes para Luzia@alpharrabio.com.br

Registre-se utilizando um e-mail: Gmail / AOL / Yahoo / Outlook

 

Date And Time

22/06/2024 ● 16:30 to
22/06/2024 ● 17:30
 

Tipos de eventos

 

Categoria do evento

Share With Friends