ABCs Núcleo de Referência e Memória
Núcleo de Referência
O ABCs, fundado em março de 1998, é uma sala especial de referência, com um acervo de cerca de 700 livros além de revistas e documentos diversos e hemeroteca, de autores do ABC e estudos sobre o ABC, incluindo teses e dissertações acadêmicas. O acervo é aberto aos pesquisadores e interessados em geral na história da cultura da região do Grande ABC.
Tribuna Popular
13.06.1998 - Homenagem a Adriano Figueirinha, nos 5 anos do jornal "Tribuna Popular", com o lançamento do primeiro número em fac-simile (imagem do lado esquerdo) e depoimentos de colaboradores (foto acima).
UM TÍTULO QUE REMETE AOS PROPÓSITOS
ABECÊS, não é mais um jornal ou informativo com propósitos corporativistas, é uma publicação cujo título já remete aos seus propósitos, ou seja, divulgar, refletir uma literatura.
EDITORIAL N°2
Com este segundo número, o ABECÊS entra no novo século de fôlego redobrado adquirido nas inúmeras oportunidades de discussão.
A LITERATURA MORA AO LADO
Empreendimento encabeçado pela Alpharrabio Livraria Espaço-Cultura e seus cúmplices com o intuito de acelerar a vida literária do ABC.
EDITORIAL N°4
O seu real empenho em divulgar a literatura local, independentemente dessa literatura ter sido publicada ou não com sua chancela.
EDITORIAL N°5
O Abecês chega ao número 5, já no seu segundo ano de circulação, com cara nova e número de páginas duplicado.
EDITORIAL N°6
O Abecês entra no ano 2002 recheado com muita literatura e conversas literárias, diálogos em várias direções, trocas.
EDITORIAL N°7
Hora de enfrentar o som e a fúria do mundo
EDITORIAL N°8
Com este número 8, o Abecês completa dois anos de circulação trimestral ininterrupta.
ABECÊS:
UM TÍTULO QUE REMETE AOS PROPÓSITOS
ABECÊS não é mais um jornal ou informativo com propósitos corporativistas. O ABECÊS é uma publicação (em papel e também na versão virtual) cujo título já remete aos seus propósitos, ou seja, divulgar, refletir uma literatura (ABC no sentido de escrita, alfabeto) produzida no Grande ABC – S.Paulo (ABC no sentido de região geográfica) e a pluralidade cultural desta região com características metropolitanas que é a nossa (abecês, no plural). Mas não só. A polissemia do título também remete a um propósito ainda maior de ABC: o sentido de leitura, ou seja, um projeto de leitura que aproxime o escritor do leitor e vá além, envolva, questione, apaixone pessoas da comunidade pelo hábito de ler e, ao mesmo tempo, dê a conhecer a literatura no ABECÊS. Este é/será, portanto, o porta-voz do projeto A Literatura Mora ao Lado, promovida pela Alpharrabio Edições desde 2000, que visa a divulgar a literatura local e fomentar a leitura.
A partir do número 5, o número de páginas foi duplicado e passou a circular em papel especial, reciclado, graças ao decisivo e imprescindível apoio da Gráfica Bartira (São Bernardo do Campo, capitaneada por Adriano Souza, abrindo espaço não só à literatura produzida na região do Grande ABC, ainda e sempre nossa prioridade, mas também trazendo outras vozes para dialogar com ela. No entanto, A intenção não é escrever para escritores, mas para seres humanos (que, eventualmente, podem até acumular a função de escritor). Somos escritores à espera dos ecos necessários à continuação da trajetória desse ofício quase imaterial, única resposta à incômoda sensação de falar sozinho.
O Abecês continuará, assim, porta-voz de A Literatura Mora ao Lado, mas também arauto de toda ação voltada à divulgação e fomento da cultura e da literatura que sai das fornalhas do Grande ABC, do livro e da leitura, fronteiras essas agora alargadas mundo afora.
Dalila Teles Veras
a editora
Com este número 8, o Abecês completa dois anos de circulação trimestral ininterrupta. A equipe editorial tem consciência do cumprimento da proposta inicial de “mapear”, através de notas e resenhas críticas, a produção da literatura regional, introduzindo, a partir do número 5, um interessante diálogo com a literatura produzida no resto do país, intercambiando informações e idéias.
Com os N°s 9/10, o Abecês dá novo passo, ao publicar ensaios dos participantes do ciclo “Idéias de encontro”, que tem trazido mensalmente ao espaço cultural pequenas multidões dispostas a ouvir e a debater vários temas (culturais, filosóficos), sob o estímulo intelectual de destacados professores.
Com N° 11, o Abecês volta à carga no seu trabalho de publicação das idéias que têm circulado pelo Alpharrabio, num grande número de eventos culturais (palestras, debates, lançamentos etc.) unidos pelo comum propósito de contribuir para uma reflexão mais profunda – porque mais criativa – sobre tudo que nos cerca.